Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Governo está sucumbindo diante da crise

Por Eder Casagrande

07 de dezembro de 2016 : 13h44

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Estômago de Aço – Clipping analítico da grande imprensa

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Boa tarde.

O afastamento de Renan Calheiros da presidência do Senado é a notícia mais veiculada pela grande imprensa hoje. Os desdobramentos que isso terá para a o governo Temer é assunto presente nas editorias de diferentes mídias. Se o senador petista Jorge Viana assumir a presidência do Senado, que consequências terá para o Congresso e para o que sobrou da governabilidade de Temer? Veremos!

Até amanhã.

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

  • JN

Para jurista, decisão do Senado de manter Renan é ‘fato inédito’

Tempo da matéria: 3:26 min

Matéria ouviu 2 juristas, 1 advogado e 1 ex-ministro. A opinião deles a respeito do afastamento de Renan não foi unânime, mas a forma como o JN apropriou-se do tema fez com que o telespectador considerasse a decisão do Senado incorreta. Claramente o editorial do JN quer a cabeça de Renan.

Renan vai ao Planalto relatar os acontecimentos a Temer

Tempo da matéria: 3:17 min

O correspondente em Brasília comentou a movimentação de Renan e Jucá em torno de Temer. O conteúdo da conversa entre os políticos teve tom de preocupação sobre a agenda de votação da PEC do Teto, Reforma da Previdência, e demais medidas. Com o afastamento de Renan, a presidência do Senado será ocupada pelo senador petista Jorge Viana, que é contrário à PEC do Teto, por exemplo.

Com prisão decretada, mulher de Sérgio Cabral se entrega à Justiça

Tempo da matéria: 4:40 min

Matéria evidenciou protagonismo de Adriana Ancelmo na organização criminosa composta por mais 11 pessoas, incluindo seu marido, o ex-governador Sérgio Cabral. Seu escritório de advocacia, no centro do Rio, era usado nos esquemas de corrupção de grandes quantias de dinheiro, o que a possibilitou comprar jóias caríssimas.

Projeto de reforma da Previdência estabelece idade mínima de 65 anos

Tempo da matéria: 6:43 min

Essa matéria é propaganda do governo disfarçada de jornalismo. Usaram quase 7 minutos para convencer a população de que a Reforma da Previdência é essencial para o país. O argumento usado pelo JN (elaborado pelo governo) é de que o rombo que a Previdência causa só será interrompido com a Reforma. É uma clássica matéria com fins manipulativos.

Centrais sindicais criticam projeto de reforma previdenciária

Tempo da matéria: 4:21 min

Embora o título da matéria indique abordagem na perspectiva das Centrais dos trabalhadores, o que foi apresentado é o oposto. Deram míseros segundos para o presidente da CUT, por exemplo, ao passo que exibiram várias falas de “especialistas” favoráveis à Reforma. É uma piada triste e de mal gosto.

  • TV UOL

Decisão do Senado não afronta Supremo, diz Jorge Viana

Habilidade política e apoio a presidentes. Relembre a carreira de Renan

“A democracia, mesmo no Brasil, não merece esse fim”, diz Renan

Servidores do Rio protestam contra medidas de ajuste fiscal do governo

  • Folha de São Paulo

Capa – Palavrinha marota na manchete: desafia. Isso mostra o posicionamento favorável do jornal ao STF.

capa-folha

Delfim Neto‘Tempestade perfeita’ que estamos vivendo não é obra de improviso

Para Delfim “o retrato mais cruel dessa crise econômica é a situação da indústria nacional. Lembra que o PIB físico patina há sete anos, e que o excesso de cuidado com a política monetária elevou a taxa real de juros e valorizou o dólar, o que desestimula investimentos e exportações industriais, inviabilizando retomada do crescimento.

Vinicius Torres FreireCasta na lama, mercado nas nuvens

Vinicius aponta as contradições da economia capitalista no contexto brasileiro. Revela ao leitor que, embora as instituições e economia estejam em crise, o mercado financeiro mantém seu vigor e funcionamento. Ao passo que os poderes se “comem” por aqui, os acionistas apresentam serenidade. O povo sofre.

Elio GaspariO Supremo socorreu o Congresso ao tirar Renan da presidência

Elio diz que em meio à grave crise política, o afastamento de Renan foi um “favor” a Temer. As ruas que exibiram cartazes como ‘Congresso corrupto’ e ‘ Fora, Renan’, insinuaram que o próximo alvo direto seria o presidente Temer. Mas a crise é muito grave, e o presidente talvez não resista. O que fazer? Eleições diretas? Quem se apresenta como alternativa real e relevante? Tempos péssimos!

  • Estadão

Eliana Cantanhêde – Uma cajadada, três coelhos

Os três “coelhos” a qual se refere Eliana são: afastamento de Renan da presidência do Senado; decisão de julgar Renan ainda esse ano; ofuscamento do anúncio da Reforma da Previdência por conta da decisão em afastar o presidente do Senado, todas deliberações do ministro do supremo Marco Aurélio Mello. Que consequências terá na prática, considerando que o sucessor de Renan nesse caso é o senador petista Jorge Viana, contrário à PEC do Teto, por exemplo.

Editorial – Governo pressiona PT para votar PEC do Teto dos Gastos no Senado

Antes mesmo de concretizar a sucessão de Renan por Jorge Viana, o petista já está sendo pressionado para aprovar a PEC do Teto, peça essencial para assegurar o que sobrou da governabilidade de Temer. Jorge tem reputação de ser republicano, e é nisso que apostam tucanos e peemedebistas. Veremos!

  • O Globo

Destaques na página inicial – De certo modo é a síntese do que foi veiculado pela grande imprensa hoje. Renan Calheiros é centro das atenções junto com a deliberação do STF a seu respeito. O conteúdo editorial do jornal já foi contemplado por outras mídias contidas neste clipping.

 

Aproveite a nossa promoção de Natal. Além de preços promocionais, ganhe uma assinatura extra para dar de presente aos amigos! Clique aqui.

 

Para sugestões, críticas, elogios ou um “oi”- redacaoestomago@gmail.com

Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]

[/s2If]

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Pepê

07 de dezembro de 2016 às 16h51

Os golpistas querem Álvaro Dias para presidente da república em 2018. Por isso, ele foi para o PV. Qual foi a cor das camisas das manifestações de domingo? verde!

Responder

Deixe um comentário