Menu

Um Alexandre Frota no STF

Advogado apresenta contradições no “plano de Barroso”, do STF, para o ensino superior público. No Caviar Esquerda Ministro Barroso é o Alexandre Frota do STF Por Enzo Bello Ministro Barroso (STF) defende um “novo modelo” para a universidade (pública) brasileira com gestão “despolitizada” e “recursos próprios”, oriundos de “filantropia”. Nas linhas e entrelinhas, indica o […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Advogado apresenta contradições no “plano de Barroso”, do STF, para o ensino superior público.

No Caviar Esquerda

Ministro Barroso é o Alexandre Frota do STF

Por Enzo Bello

Ministro Barroso (STF) defende um “novo modelo” para a universidade (pública) brasileira com gestão “despolitizada” e “recursos próprios”, oriundos de “filantropia”. Nas linhas e entrelinhas, indica o modelo estadunidense, financiado por “doações de ex-alunos” e grandes corporações privadas. Contexto completamente diferente do Brasil, sobretudo em termos de formação histórica, cultural, socioeconômica… e constitucional!

Alguns pontos chamam a atenção:

(i) as alegadas falências do Estado do RJ e do modelo de financiamento da universidade no Brasil. Faliram? Por quê? O modelo público não é ruim por si, mas por ser sucateado por administrações voltadas a (e pautadas por) interesses particulares e lucrativos, bem como por servidores que não cumprem suas atribuições e/ou cargas-horárias. Isso sem falar em governos que não alocam recursos na educação e/ou reformas constitucionais que reduzem e congelam o provisionamento de verbas públicas para a educação e a saúde. Falar simplesmente em “falência” é dar como favas contadas esses motivos, que são os mais incisivos para o estado de coisas (inconstitucional) na atualidade;

(ii) “na área do direito, (…), a produção acadêmica da Uerj é a mais relevante do país”. Com ressalva aos/às colegas do campo crítico da FD-UERJ, infelizmente a minoria nesse espaço, ensino jurídico preponderantemente dogmático, publicações de manuais e atuação em instituições judiciárias não significam necessariamente produção acadêmica, muito menos relevante;

(iii) “precisamos reunir as melhores cabeças do país e, talvez, uma consultoria internacional”. Quem são as melhores cabeças? Que tal uma discussão e deliberação popular, aberta e democrática, envolvendo TODAS as cabeças e não apenas uma elite de supostos ilustrados?

(iv) Todas às (sic) sextas-feiras, dá aula na Uerj nos cursos de graduação e pós-graduação”. E a pesquisa, a extensão, a iniciação científica etc? Esse texto e seu autor lembram muito a postura de Marina Silva, que propõe o “novo” sem deixar de fazer o “velho”, no caso em questão, o “falido”… Mas qual seria um possível “novo modelo”?

Na minha opinião, do ponto de vista de quem vive da e a universidade, um modelo público, popular e democrático, pautado pelo desenvolvimento social e não pelo lucro, com (i) provisionamento elevado e alocação real em infraestrutura de verbas oriundas de tributos e subsidiariamente de eventuais doações de particulares (pessoas físicas); (ii) docentes que levem a carreira a sério e efetivamente realizem ensino, pesquisa e extensão, cumprindo suas cargas horárias; (iii) plano de carreira decente, justo e atualizado para docentes e técnicos-administrativos (educação e saúde são mais importantes que as carreiras da burocracia judiciária); (iv) fomento público e subsidiariamente privado na formação e capacitação docente, discente e técnica. (v) direcionamento das ações das e nas universidades públicas para o povo, os mais pobres, os mais necessitados não para o mercado, oferecendo ferramentas e resultados em termos de elevação dos índices socioeconômicos e redução dos índices de pobreza e desigualdade. Ou seja, um modelo público e popular de universidade pública. Simplesmente.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

LUIZ TAVE

18/01/2017 - 23h32

CUIDADO TEMER GOLPISTA BOSSAL FROTA , GOSTA DE DAR O GOLPE EM MULHER DE MARIDO GOLPISTA ! A JANAINA PASCOAL JA COMPARTILHOU NO BANHEIRO DO DORIA EM SAO PAULO COMO MANJAR !

Raimundo Nonato Pereira

18/01/2017 - 17h38

Meus parabéns pela sugestão magnifica para o nosso presidente TRAÍRA e CONSPIRADOR, a indicação imediata do ator alejandre Frota para ministro do STF,afinal de contas, o STF precisa de mais um do naipe deste ator,pois a nossa corte há muito tempo virou a “Casa da mãe joana’,isso porque na condição de parceira na aplicação do maior GOLPE CIVIL das Américas,a nossa corte perdeu totalmente a credibilidade e respeito por toda a população brasileira.Esse senhor merece esse posto,pois quem se mistura com os porcos, com eles farelos comem”.Tudo isso é uma vergonha nacional!

Maria Aparecida Lacerda Jubé

17/01/2017 - 18h11

“Falido” está o STF, moralmente.

Sergio Henrique dos Santos

17/01/2017 - 14h38

Imagine uma universidade mantida por ex-alunos formados em um sistema elitista, racista e cruel.
Imagine ainda as universidades mantidas por filantropia igual o que acontece nos clubes de futebol, nas escolas de samba, torcidas organizadas e outras organizações que muitas vezes servem para lavar dinheiro de procedência ilícita.
E também mantida pelo interesse privado que corroeu o sistema político brasileiro, que impôs aos cidadãos os maiores juros já praticados no mundo e ainda que decapitou as cabeças no sistema penitenciário privatizado de Manaus. Devem ser dessas cabeças as “melhores cabeças” da qual se referiu o ministro.

Marcos Bezerra

17/01/2017 - 13h54

ridículo esse babaca

João Valente

17/01/2017 - 13h44

O salário dele deveria ser de fontes filantrópicas, também. Kkkkkkkkk

Motta Motta

17/01/2017 - 13h40

Nesse país tudo é possível


Leia mais

Recentes

Recentes