Coletiva de Rodrigo Maia (ao vivo) sobre medidas contra a crise

BRASÍLIA, DF, 19.04.2017: DIA-EXÉRCITO - O presidente Michel Temer e o juiz federal Sérgio Moro se cumprimentam em solenidade comemorativa ao Dia do Exército, nesta quarta-feira (19) em Brasília. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Datafolha: Sergio Moro desaba de 25% para 11% entre mais ricos

Por Miguel do Rosário

02 de maio de 2017 : 15h32

(Foto: Pedro Ladeira – 19.abr.2017/Folhapress)

Analisando em profundidade os últimos números do Datafolha, encontrei  várias coisas que chamam a atenção e não foram comentadas pela imprensa.

O Datafolha pergunta aos entrevistados sobre suas preferências partidárias, mas os resultados dessa interessante sondagem jamais são postos em evidência. A Folha nunca fez reportagem sobre esses números, apurados por seu próprio instituto.

Segundo o instituto, o número de entrevistados que respondiam “nenhum” à pergunta sobre o partido de preferência, caiu de 75% em dezembro de 2016 para 66% nesta última pesquisa, feita entre os dias 26 e 27 de abril e divulgadas agora, início de maio.

O crescimento foi puxado pela preferência pelo Partido dos Trabalhadores, que quase dobrou. Em dezembro, apenas 9% dos entrevistados escolheram o PT como seu partido de preferência, o que foi o número mais baixo do PT desde que o Datafolha começou suas pesquisas. Em maio deste ano, porém, o número de simpatizantes do PT subiu para 15%. O PSDB se manteve estagnado, com 4% das preferências.

Entre os jovens com 16 a 24 anos, o PT marcou 15%, contra 3% do PSDB.

É interessante observar que as pessoas de renda mais alta são mais hostis a partidos do que as de renda mais baixa.

Entre quem ganha mais de 10 salários, o percentual dos que responderam “nenhum” à pergunta sobre partido de referência foi de 71%, contra 63% entre os que ganham até 2 salários.

A pesquisa deixa claro que o maior adversário da esquerda é a despolitização, e não o PSDB. Isso reflete nossas análises de que o partido da mídia é a principal legenda de oposição. Mesmo entre os eleitores com ensino superior e que ganham renda superior a 10 salários, o PT tem mais de três vezes mais simpatizantes do que o PSDB.

****

Vamos à análise da pesquisa espontânea.

Os números mostram um crescimento extraordinário de Lula, cuja votação espontânea quase duplica, de 9% para 16%.

Bolsonaro lidera entre eleitores mais ricos (com renda familiar superior a 10 salários), com 16%, contra 14% de Lula. Este é o único segmento onde João Dória tem pontuação relevante, 6%.

****

Agora, vamos à estimulada.

Pela primeira vez, o Datafolha traçou cenários sem Moro. Na situação D, vemos uma forte transferência para Marina e Ciro.

Sem Lula, Ciro Gomes fica em segundo lugar, embolado com Jair Bolsonaro e João Dória.

*****

Com Lula em jogo, encontramos algumas mudanças interessantes nos números do Datafolha.

Lula cresceu de maneira muito forte (de 12% para 21%) entre os eleitores de maior renda, ao mesmo tempo que Sergio Moro despencou (de 25% para 11%). Com isso, Lula lidera isoladamente também entre os eleitores que ganham renda familiar superior a 10 salários, ou seja, entre o público que pode pagar por mais informação.

A única explicação que me parece convincente, para esse fenômeno, é a percepção, por parte do eleitor de maior renda, de que Sergio Moro não é um magistrado imparcial. Aquela foto ao lado de Aécio, além da perseguição que vem fazendo a Lula, provocaram impacto negativo na opinião pública.

Entre os mais jovens, Moro caiu de 8% para 5%, enquanto Lula subiu de 25% para 30%.

Entre quem possui ensino superior, Sergio Moro caiu de 18% para 14%, enquanto Lula subiu de 15% para 19%, assumindo a liderança também neste segmento.

 

******

Por fim, vamos analisar a pesquisa para o segundo turno. Peço atenção especial para o quadro que eu editei abaixo (clique para ampliar).

Algumas observações sobre a tabela acima:

  1. Ciro Gomes vence os candidatos tucanos, num eventual segundo turno com eles, mas perde feio de Marina.
  2. Lula ganha com folga de Bolsonaro, mas perde (por pouco) entre os segmentos mais ricos.
  3. O candidato mais perigoso para Lula é o mais improvável: Sergio Moro, que goza da blindagem absoluta conferida a um magistrado endeusado pela mídia. Seria o confronto mais puramente classista: os dois ficariam empatados no total geral, com a vantagem de Moro crescendo entre os eleitores com renda mais alta.
  4. A vantagem principal de Lula sobre Moro, no segundo turno, está entre os mais jovens, até 25 anos. Nessa faixa, Lula ganha de 45% a 37%. A figura de justiceiro midiático faz sucesso principalmente entre eleitores de 30 a 50 anos. Entre mais jovens e mais velhos que isso, Lula ganha.

****

Conclusão: o único adversário político em condições de vencer Lula é mesmo o juiz Sergio Moro. A força de Moro, comparativamente a outros adversários de Lula, é tão grande, que não se deve descartar a possibilidade da Globo começar a preparar o terreno para que ele sai candidato. Mas é uma armadilha, porque Moro, ao entrar na vida política, perde automaticamente a blindagem atual. Ele sai do pedestal da magistratura e pisa na lama comum da política nacional.

Os números do Datafolha, além disso, ao evidenciar o papel de Moro candidato, criam um constrangimento profundo para o Moro juiz. Sua atuação como juiz da Lava Jato agora está mais que nunca comprometida pela política: Moro continuará perseguindo aquele que as pesquisas apontam como liderança inconteste das pesquisas de intenção de voto para 2018?

Os números de 1º turno revelam, além disso, que Sergio Moro está perdendo votos rapidamente entre as faixas de renda mais altas, ao mesmo tempo que Lula avança nesse segmento. Ou seja, Moro, antes mesmo de ser exposto ao contraditório, já está minguando.

 

 

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

56 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Fabio Passos

03 de maio de 2017 às 23h09

A grande dificuldade de um candidato Sérgio Moro é conhecida de qualquer pessoa perspicaz que já ouviu sua oratória.

Trata-se de um sujeito de inteligência muito limitada…

Responder

Ana Esmeralda Fonseca Costa

03 de maio de 2017 às 13h40

Moro golpista safado e partidário tucano.

Responder

Paulo

03 de maio de 2017 às 08h15

Lava Jato e Moro para o bem do Brasil. Não Reforma capitalista do Temer. Para o bem dos brasileiros. Reformas sim, mas onde deve ser.

Responder

Paulo

03 de maio de 2017 às 08h10

Essa é nova para mim. Moro candidato? Juiz pode concorrer a cargo eletivo? Onde alguém ouviu falar que Moro é candidato a algo?

Responder

    Leonardo

    06 de maio de 2017 às 21h20

    Por incrivel q pareça, ate vc pode, meu amigo.

    Responder

zazul

03 de maio de 2017 às 03h15

Moro não tem conteúdo. É uma imagem anabolizada pela mídia. Juizeco medíocre, doutrinado pela CIA. Quanto tempo ele resiste num debate? Acho que como político ele tem o poder de uma flatulência.

Responder

Karin Sil

03 de maio de 2017 às 05h05

Pseudo justiça que gasta dinheiro público para beneficiar partidos tudo envolto em seus interesses velados. Que venha a lei de abuso de autoridade para trazer moralidade e ética , desde ao policial, moro, MP e STF. Urgentemente

Responder

Mário Alves Ferreira Jr.

03 de maio de 2017 às 02h37

#APAESestejaConvosco

Responder

Antonino Machado

03 de maio de 2017 às 02h17

só faltou o juizeco moro lamber o s pés do golpista e asqueroso Temeroso.

Responder

Jakson

02 de maio de 2017 às 21h11

Detalhe, o datafolha sempre foi direitista e tucano. Não se pode levar a sério. No vox Populi lula tem 10 pontos a mais que nesse. Não é sério incluir moro na pesquisa já que não vai se candidatar e tb duvido que ela tenha essa porcentagem.

Responder

Edmundo Pacheco

02 de maio de 2017 às 23h58

Tadinho

Responder

Rick Ricardo

02 de maio de 2017 às 20h50

Então, o único candidato viável para partido dos Joaquins Silvérios dos Reis é o BIÔNICO. Não podemoso deixar melarem as eleições de 2018.

Responder

Salete Salete

02 de maio de 2017 às 23h42

Coitado, foi usado e agora será descartado!

Responder

Rogério Bezerra

02 de maio de 2017 às 20h13

Excluindo Moro, será que os ricos preferem “bater continência” prum ex-Milico ao Lula? Tudo é possível. Milionários nacionais enterram o país com o golpe e não tão nem aí. Com essa Ricaiada só Paredón!

Responder

Elisabeth Sasso

02 de maio de 2017 às 23h07

não acredito ….o mimoso das paneleiras???

Responder

maria cecilia caiafa

02 de maio de 2017 às 20h05

Imaginando um debate entre Lula, com aquela voz rouca e Moro com sua voz fina!

Responder

Elizeu Castro

02 de maio de 2017 às 22h19

o juiz tucano tá ladeira abaixo :P

Responder

Raimundo Siqueira Campos

02 de maio de 2017 às 22h15

Mas também, depois dessa agachadinha…….

Responder

Nelson Cabral

02 de maio de 2017 às 21h48

Juizeco Parcial e do PSDB

Responder

Lobo

02 de maio de 2017 às 18h38

Moro tem chance só até dia 10. Depois de experimentar duelo com homem de verdade, ele vai abaixar antena, esconder rabo entre pernas e passar de ser objeto de piadinhas.

Responder

Paulo Sergio

02 de maio de 2017 às 21h38

Moro é uma fraude.

Responder

Rodolfo Souza

02 de maio de 2017 às 21h20

esse cara é candidato a que?

Responder

Carlos

02 de maio de 2017 às 18h19

Moro desnudado em uma campanha política pra valer não aguenta mais que duas semanas sem ser desmascarado. De juiz não possui muito, mas, de psicopata, possui tudo. Para o bem da nação Lula deve ser o vencedor em 2018. É o único que possui condições de aglutinar de novo, o Brasil e seu povo, na busca de uma solução pacificadora para a crise que atravessamos.

Responder

Messias Franca de Macedo

02 de maio de 2017 às 18h18

DEUS É BOM!
E pelos justos!

***

STF LIBERTA JOSÉ DIRCEU

Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na tarde de hoje (2) o julgamento de habeas corpus que pode libertar o ex-ministro José Dirceu; relator do caso, ministro Edson Fachin votou pela manutenção da prisão preventiva; ele diz que não vê constrangimento ilegal na prisão alongada de Dirceu; ministro Dias Toffoli abriu divergência e votou pela soltura de Dirceu; ministro Ricardo Lewandowski também votou pela soltura do ex-ministro; segundo ele, cabem medidas alternativas no caso e defende que Dirceu não pode aguardar preso preventivamente indefinidamente; ministro Celso de Mello votou por manter prisão de Dirceu, empatando o julgamento em 2 a 2; Gilmar Mendes, que tem criticando as longas prisões preventivas, votou pela sultura de Dirceu

2 DE MAIO DE 2017

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/293364/STF-liberta-Jos%C3%A9-Dirceu.htm

Responder

Jossimar

02 de maio de 2017 às 18h17

Duas coisas:
– Moro ganha na pesquisa datafolha. Isto antes de ele abrir a boca e ser confrontado em um debate, antes dele apresentar um programa de governo. Exposto a estas duas situações, vai comer a poeira do Lulão.
– Está provado que o primeiro segmento mais burro de nossa sociedade são aqueles que tem curso superior e o segundo mais burro são os que tem dinheiro.
Sobre o primeiro segmento: para que este pessoal estuda?
Sobre o segundo: votam com o bolso. Nem por isto deixam de ser burros pois tenho a certeza de que melhoraram de vida com o Lulão. Apenas não suportam a idéia de que os mais pobres também melhoraram.

Responder

ricardo A Barbosa

02 de maio de 2017 às 18h09

Quando menino, soltando pipa, era comum os mais experientes e expertos incentivarem os menores a dar linha na pipa. Depois vinham e cortavam a linha “no dedo” onde não tinha cerol. Me pergunto se não é isto que estão tentando com o Lula. Cadê o plano B da esqueda?

Responder

Luiz Pereira

02 de maio de 2017 às 18h03

Não entendo para que incluir o Moro na pesquisa, a única razão que me vem a mente é para medir sua popularidade em contraposição ao Lula. Para ser presidenciável o Moro precisa obrigatoriamente se filiar a partido, para isso precisa se desvincular definitivamente da magistratura. Largaria a posição de juiz que atualmente goza de prestígio para uma aventura de resultado incerto. Acho pouco provável esse movimento, o datafolha precisa explicar porque o Moro está na pesquisa.

Responder

Marcos Panema

02 de maio de 2017 às 20h58

+

Responder

Pedroll

02 de maio de 2017 às 17h51

Por falar em Moro, a esposa dele esta envolvida em sujeira das grossas no caso da APAE- CURITIBA, e aí como fica, essa senhora vai prestar contas para a sociedade ou o maridão vai usar os seus plenos poderes de maior “JUSTI-SSEIRO ” do hemisfério sul para limpar a sua barra???

Responder

Rafael Santana

02 de maio de 2017 às 20h49

Urgente
O Partido PSDB quer escravizar o trabalhador rural. Não recomendo o voto em nenhum político desse Partido Escroto e escravocrata.

Responder

Vanessa Mendes

02 de maio de 2017 às 20h25

Demoro pra alguns abrirem os olhos!

Responder

Vania Francisco

02 de maio de 2017 às 20h19

E o caso da apae/mulher do Moro?

Responder

Salvador Aguiar

02 de maio de 2017 às 20h06

Quanto mais a verdade aparece mais o Sérgio Moro desce!

Responder

Roberto Araujo

02 de maio de 2017 às 20h04

a aranha armadeira

Responder

Maria Aparecida Fernandes Da Silva Kato

02 de maio de 2017 às 19h59

Eu Apoio LULA2018!

Responder

    Carlos

    03 de maio de 2017 às 00h39

    Eu também 100% Lula

    Responder

Chz Igor

02 de maio de 2017 às 19h56

O juiz deve estar muito preocupado com esses números; acho que não deve nem estar dormindo

Responder

    JFerreira

    02 de maio de 2017 às 18h09

    Não é essa a intenção do Jornalista. Ele só pretende informar os leitores tão carentes de informações sérias.

    Responder

Jorge França

02 de maio de 2017 às 19h40

Será frito e não demora.

Responder

Garivaldo Oliveira

02 de maio de 2017 às 19h27

Isso tá bom pra ele ne, lembro que ele é assalariado

Responder

Antonio De Pádua

02 de maio de 2017 às 19h16

moro , esta trabalhando para isso !

Responder

Beto Coelho Vintagi Bulls

02 de maio de 2017 às 19h08

Dilma tbm não ia sair? Ta mais morta do que um morto!

Responder

Maria Teixeira de Magalhaes

02 de maio de 2017 às 19h04

Eu nao sei se voces leram em algum jornal no ano passado que dizia que o PT estava morto ? Pediram a extincao do PT , lembram disso ? Eu me lembro muito bem. Pois é , o PT é o morto mais vivo que existe .

Responder

    Sohayla Fattah

    03 de maio de 2017 às 00h02

    Também com um cabo eleitoral juiz, vamos combinar, esse juizeco está sendo o melhor cabo eleitoral que o Lula já teve. Kkkkkkkkkkk

    Responder

    Michele

    02 de maio de 2017 às 21h11

    E aquela revista que esta sempre dando capas de fim e morte do PT e do Lula, desde 1980 kkkkk sempre que eu vejo uma daquelas capas eu do risada, quase sinto pena!

    Responder

    Maria Teixeira de Magalhaes

    03 de maio de 2017 às 04h28

    Ele e o Dória ,pacotinho dedoritos.

    Responder

José Flávio Coutinho

02 de maio de 2017 às 18h55

Até a folha já descartou o moro, já fez o papel sujo, esse povo não se emenda, aconteceu assim com todos os que fazem esse tipo de serviço, depois são jogados fora tipo laranja espremida. Já se esqueceram do joaquim barbosa o menino pobre que iria salvar o brasil?,

Responder

Mateus Estevão Orban

02 de maio de 2017 às 18h46

Sergio Moro é muito inutil. Eles preferem Doria ou Bolsonaro mesmo.

Responder

Paulo Cesar Dos Santos

02 de maio de 2017 às 18h46

Começa o descarte. Deu na vista.

Responder

Elizabeth Dene

02 de maio de 2017 às 18h42

Maria Celeste Freire Corrêa Maria Inês Pereira Tita Beltrão Luciane Castello Branco

Responder

Felix Nonnenmacher

02 de maio de 2017 às 18h41

Claro, o Bolsobosta está subindo. Ou o trabalhador toma conta, ou vai pagar caro. #Lula2018.

Responder

Ivanio De A. Alves

02 de maio de 2017 às 18h39

Responder

Natália Ramalho Tri

02 de maio de 2017 às 18h38

Só faltou o nariz de palhaço!

Responder

Ednaldo Wanderley

02 de maio de 2017 às 18h35

Responder

Deixe uma resposta