Menu

Petrobrás contrata filha de diretor de governança para combater corrupção na estatal

(Foto: EBC) Na FUP Não há Conformidade com conflito de interesses. FUP exige saída de Elek Alvo de duras críticas da FUP, desde que assumiu a Diretoria de Governança, Risco e Conformidade da Petrobrás, em 2015, João Adalberto Elek Junior recebeu advertência da Comissão de Ética Pública da Presidência da República por ter violado a […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: EBC)

Na FUP

Não há Conformidade com conflito de interesses. FUP exige saída de Elek

Alvo de duras críticas da FUP, desde que assumiu a Diretoria de Governança, Risco e Conformidade da Petrobrás, em 2015, João Adalberto Elek Junior recebeu advertência da Comissão de Ética Pública da Presidência da República por ter violado a lei de conflito de interesses. Contratado a peso de ouro no mercado para ser o xerife que blindaria a companhia de crimes de corrupção, ele contratou para serviços de auditoria e consultoria a empresa onde a filha trabalha, o que configura claramente conflito de interesses.

A notícia foi divulgada pela Revista Exame, que teve acesso ao processo onde Elek foi investigado. A Delloitt, empresa onde a filha dele trabalha, foi contratada pela Petrobrás “SEM LICITAÇÃO, PELO VALOR DE R$ 25 MILHÕES”, segundo a reportagem. A gestão da petrolífera saiu em defesa do diretor, afirmando que ele “recorrerá nos próximos dias da decisão da Comissão de Ética Pública”.

Em nota aos trabalhadores, a Petrobrás informou ainda que o Conselho de Administração montou uma comissão especial para analisar o caso e concluiu que “não há quaisquer indícios de conflito de interesses”. Um dos argumentos é de que a filha de Elek teria sido admitida pela consultoria antes dele autorizar a contratação da empresa. Esse fato por si só já seria suficiente para inabilitar qualquer possibilidade de contratação da Delloit.

Se o diretor da área de Conformidade não vê problemas em admitir a própria filha para auditar a Petrobrás, imagine o que mais pode ser permitido por sua diretoria, que tem poderes quase que absolutos para intervir em qualquer área da companhia?

Quando a Petrobrás anunciou em 2014 a criação da Diretoria de Governança, Risco e Conformidade e colocou nas mãos do mercado a indicação de seu titular, a FUP já alertava que o objetivo não era coibir a corrupção e sim enquadrar a gestão da empresa aos interesses privados. Todas as decisões da companhia, por exemplo, passam primeiro pelo crivo do diretor de governança. Ou seja, o mercado tem mais influência e poder sobre a Petrobrás do que o próprio Estado, que é o seu acionista controlador.

É no mínimo preocupante que um diretor com tanto poder esteja legislando em causa própria. A advertência que Elek recebeu da Comissão de Ética Pública da Presidência da República foi muito pouco, pois não tem caráter punitivo. A Comissão de Ética da Petrobrás até agora sequer se posicionou sobre o fato. Por muito menos, a empresa autorizou demissões e suspensões de trabalhadores que não tinham envolvimento em fatos tão graves quanto o dele.

A FUP exige o afastamento imediato de João Elek, que não tem condições éticas, nem morais de continuar na gestão da Petrobrás, muito menos à frente da Diretoria de Governança, Risco e Conformidade.

Nesta quarta-feira, 23, o Conselho de Administração terá uma reunião extraordinária para avaliar o assunto. Os conselheiros tomarão as devidas providências ou continuarão fingindo que não há nada de mais em um diretor contratar a empresa de auditoria onde a própria filha trabalha?

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Reginaldo Ruiz

23/08/2017 - 21h02

Não sei se eu falo um palavrão, não sei se morro de rir! Neopotismo é o mínimo A Petrobrás tá mal de governança! Mais um indicado pelos mesmos…pra fazer o mesmo…

Maria Barth

23/08/2017 - 18h46

Tô rindo mesmo é de nervosa (…)

Paulo L Maia

23/08/2017 - 17h04

Condenado ontem.
Ainda solto.

Meggy F Calado

23/08/2017 - 15h25

cambada de filhos de uma égua

Analu Med

23/08/2017 - 15h14

Piada!!!

Paulo Sergio

23/08/2017 - 14h43

A roubalheira continua. A desonestidade continua.
Um governo desonesto, mentiroso e criminoso. VERGONHA.
Fora Temer!

Ana Veronica Miyasaka

23/08/2017 - 14h41

Ana Veronica Miyasaka

23/08/2017 - 14h41

DEIXO AQUI SÓ O MEU RISO IRÔNICO.


Leia mais

Recentes

Recentes