Menu
, , , , , , ,

“A coalizão oposicionista faleceu”: declaram deputados em debandada na Venezuela

(Crédito Imagem: Promar TV , deputado Richard Blanco) Rica em violência mas empobrecendo em votos, a oposição que sofreu duas derrotas este ano com a Constituinte em setembro e para governadores em outubro, aprofunda o processo de fracionamento. O partido de oposição ¨Alianza Bravo Pueblo¨ (ABP) utilizou seu líder, deputado Richard Blanco, para informar que […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Crédito Imagem: Promar TV , deputado Richard Blanco)

Rica em violência mas empobrecendo em votos, a oposição que sofreu duas derrotas este ano com a Constituinte em setembro e para governadores em outubro, aprofunda o processo de fracionamento.

O partido de oposição ¨Alianza Bravo Pueblo¨ (ABP) utilizou seu líder, deputado Richard Blanco, para informar que a coalizão acabou: ¨A MUD ( Mesa de Unidade Democrática) faleceu e digo isto com tristeza, não se reúne há 8 meses¨. A ABP informou ainda que se aliou ao partido ¨Vente¨ da ex-deputada Ana Corina Machado para formar uma nova ¨facção política¨ denominada de ¨16 de Julho¨, e que não está disposta a dialogar com outros opositores.

O anuncio corrobora com ocorrido semana passada quando dois outros deputado, Jose Gregorio e Romer Gusamana, anunciaram a saída da coalizão devido ¨intrigas e brigas internas e cobrando uma reengenharia¨. Logo depois de perder eleição no estado que governava, Henrique Capriles do ¨Primera Justicia¨, anunciou a saída da MUD por não aceitar que outro partido(Acción Democratica) de oposição, ao ganhar 4 governadores concordasse dar posse na Assembleia Constituinte, que anteriormente a oposição não reconhecia.

Em retalhos, a oposição voltou neste 16 de novembro a mesa de negociações com o governo em San Domingos sobre coordenação do presidente da Repúlblica Dominicana Danilo Medina e o ex-presidente espanhol Rodriguez Zapatero. Nicolás Maduro ao se beneficiar do enfraquecimento do MUD declarou: ¨Creio com esforço que em um ano podemos chegar a acordos integrais ou parciais que garantam a paz na Venezuela, estes diálogos com a oposição não são fáceis pois eles estão muito divididos, mas assumo a negociação com paciência¨.

No próximo ano já é a eleição presidencial, e Maduro estrategicamente levou a oposição que antes garantia derrubar o governo, a um processo de desgaste e vinculação com terrorismo urbano que só lhe beneficia em conseguir um novo mandato.

Apoie o Cafezinho

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Adao Aquino

19/11/2017 - 23h15

Não e so a oposição q faleceu! A democracia,os direitos humanos, o poder judiciario independente, o legislativo, liberdade de expressão, propiedades privadas.faleceram crianças subnutridas,idosos sem alimentação decente, doentes nos hospitais sem remedio.
Jovens nas manifestações contra a ditadura.Mas maduro,psvu,miliças armadas ate os dentes estao muito vivos.

Zibinho Meireles

17/11/2017 - 23h33

A vitória sempre, companheiros!

Adao Aquino

17/11/2017 - 22h22

Saco vazio não para em pé.so não tem comida e remedios nos hospitais.Enquanto isto a ditadura vai bem.

    leonardo-pe

    18/11/2017 - 02h14

    ditadura de quem seu MIDIOTA IMBECIL?

Mar

17/11/2017 - 12h15

Quem diria que o exemplo de defesa da soberania nacional e resistência ao golpe orquestrado pelos EUA em um país na AL viria da Venezuela. A Venezuela tem sido exemplo para o mundo de resistência as investidas do imperialismo norte americano. Enquanto o Brasil é um vexame mundial, entregando de bandeja aos EUA nossa dignidade, aqui foi mais fácil que tirar chupeta da boca de criança. Estávamos caminhando para sermos um país democrático, quando optamos pela democracia norte americana, que não é a praticada nos EUA e sim feita sob medidas para países com vocação para serem vassalos, ou como dizem os próprios ianques: é o nosso quintal.

    Eloiza Augusta

    18/11/2017 - 00h51

    Para quem entende e não age de ma fé, um pingo é letra. Voce desenhou.
    Cada vez mais meu respeito pela Venezuela

JOÃO CARLOS AGDM

17/11/2017 - 11h16

É isso aí.
Povo esclarecido pelas células de politização instituídas pelo genial Hugo Chaves.
O povo de lá ficou sabendo aos poucos que seus inimigos são a Mídia e os que a dominam e controlam em beneficio próprio: os grandes interesses de dinheiro, principalmente os estrangeiros.
Enquanto aqui, o pessoal com a cabeça envenenada pela Mídia, Globo à frente, odeia quem deveria ter como seus heróis.
E odeiam também aqueles que reconhecem que os heróis não são os bandidos que a Mídia, Globo à frente, pintou com suas farsas de “corrupção”

    Eloiza Augusta

    18/11/2017 - 00h51

    Perfeito

Roberto

17/11/2017 - 11h04

Faleceu porque o povo a despreza.

    Sebastião Candido

    17/11/2017 - 21h06

    Que inveja eu sinto dos venezuelano

      Eloiza Augusta

      18/11/2017 - 00h54

      Quem sabe eles podem nos tocar. Vamos aprender com eles. Contudo, precisamos expurgar tudo de podre que esse país apresenta.Temos um caminho ainda pela frente.


Leia mais

Recentes

Recentes