Jornal da Forum: Lula quer reindustrializar o Brasil!

Crises financeiras mundiais são uma das formas ordenadas de concentração da renda

Por Tulio Ribeiro

28 de novembro de 2017 : 02h20

(crédito imagem: Pinterest/India)
O estudo feito pelo Banco Credit Suisse divulgado em 14 de novembro, apontou que 1 % mais ricos do mundo concentram 50,1% da riqueza global, e 70% de pobres somente acumulam 2,7% . Mesmo que este dado seja a constatação do nível de acumulação da renda no topo da pirâmide da classes sociais, ele nos mostra dentro de uma análise o modo de operação proposital de líderes econômicos em manter este paradigma.

O que se faz mais importante vislumbrar é que no processo da crise da 2008 e com ondas em 2015, 2016 e 2017, estão o mecanismo de que os maiores fundos de investimentos utilizam para enxugar capital pelo mundo, trazendo de volta taxas de convergência que satisfaçam os objetivos de ganhos dos rentistas.

Olhando em retrospectiva, pode-se perceber que os mais ricos(1%) detinham antes da crise de 2008, 42,5% da renda, ao passo que quando chega 2017, o patamar se altera para os 50,1%. Corrobora com esta tendência os anos de 2016 e 2017 quando o aumento do patrimônio do topo da pirâmide subiu 6,4% (ou 16,7 bilhões de dólares), aliás os melhores rendimentos superando o ápice anterior de 2012. A crise deste modo leva os capitais abandonarem projetos em nações sem poupança, para engrossar as reservas financeiras dos grandes fundos de capitais do norte. A escassez de recursos faz a taxa de ganância elevar o preço do crédito e alimentar uma nova onda com lucratividade ascendente. Formatando um sistema que se realimenta, gerando mais pobreza a maioria e riqueza extrema a um minoria cada vez mais diminuta.

Quando se debruça sobre a questão geográfica, identifica-se que América do Norte, Europa e China se apoderam de 75% da riqueza mundial. Em contra partida a América latina que sofre os juros exorbitantes e periodicamente golpes no seu modelo de desenvolvimento, não supera 3% da riqueza. É neste sentido que se pode compreender que EUA, que praticam estas políticas de reconcentração de renda, possuírem metade dos 36 milhões de milionários.

A título de conclusão, analisando de forma sucinta a crise iniciada em 2008, é que não serviram para ¨corrigir a responsabilidade sobre políticas expansivas sobre o crédito¨. Isto foi um discurso reverberado pela grande mídia que trabalha com modelo hegemônico, já que nenhum banqueiro ou grande executivo foi preso, pelo contrário, os ¨bônus de produtividade¨foram pagos. A verdade que se apresenta, é que crises como estas são mecanismos de refluxos de capital para centros financeiros, impedindo que a maior parte de população de se aproprie de uma faixa mais elevada da renda. Este paradigma de capitalismo não permite desenvolvimento sustentável, somente uma pobreza violenta e indecente.

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Albert

29 de novembro de 2017 às 18h17

Terrorista financeiros.

Responder

Ojos

28 de novembro de 2017 às 11h30

Quem disse que capitalismo é compatível com democracia?

Responder

Mar

28 de novembro de 2017 às 10h42

O interessante é que esta crise mundial se originou nos EUA e pode ter sido proposital, já que no final das contas o EUA tem faturado muito com a crise, o que eles não esperavam é que a China pegasse carona na onda, o que acabou gerando um problema para eles. Acredito que se juntar o número de mortos que as duas grandes guerras mundiais fizeram não chegaria nem na metade do número de vidas ceifadas por esta crise miserável que se alastrou pelo mundo. E ninguém foi punido por isso. Que sistema é esse, que não sabe dividir, onde uma minoria tem a maior parte e a maioria não tem direito a quase nada? Um sistema em que o dinheiro é o deus deles, não há espaço para virtudes neste meio, não importa que a nossa vida na terra se torne cada vez mais difícil, desde que o deles esteja garantido. O que espanta é a inércia da maioria que não se volta contra este sistema, é bem provável que eles utilizem mecanismos de controle de massa, pois não é possível que a população aceite tão passivamente terem suas vidas controladas de forma tão danosa.

Em tempo: Sugestão: Assistam o documentário O Século do Ego, produzido pela BBC. Se concentra na psicanálise de Sigmund Freud e no uso de suas teorias sobre desejos inconscientes para controle das massas.
O Século do Ego é divido nos seguintes episódios:
“Máquinas de Felicidade”
“Engenharia do Consentimento”
“Há um Policial Dentro das Nossas Cabeças: Ele Precisa Ser Destruído”
“Oito Pessoas Bebendo Vinho em Kettering”

Responder

Cláudio

28 de novembro de 2017 às 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Crises financeiras mundiais são um modo de produzir problemas para que se apliquem soluções previamente estabelecidas.

A grande mídia é composta de sabujo$$ sujo$$ e sabuja$$ suja$$ a serviço de ianque$$ e de $$ioni$$mo de capital e$$peculativo interna[$$]cional e outras máfia$$ (como a má-$$onaria, com dois c(h)ifrõe$$, de é$$e-é$$e neofa$$cinazi$$ta) de canalha$$ direitista$$…
. PARA A ENÉSIMA PATIFARIA DA DIREITA :
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressismo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus/suas inimigos/as nem parecem ser tão espertos/as assim.
. AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA :
. Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
. Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
. Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
. Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
. Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
, E MAIS :
. Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção
. O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo
. O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria
. Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!
. A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres
. O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora
.

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 2008-2013, [consultado em 01-10-2016].)

.:.
Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira

L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro

D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano

S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
::.:.::
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
.:.
.:.
NÓS

A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…

Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?

…………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.

B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão

tele……………………..vazão

tele……………………..vazio

………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
ReXistência

Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
: Diga “NãO” à Rede Goebbels

………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
Globo

PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO

…………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
::
Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
. ………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
.:.
Se você não for cuidadoso / cuidadosa
.
“Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
. ……..………………………………. ( Malcolm X )
.:.
( En la lucha de clases )
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas

Piedras
Noches
Poemas
. ………………………….( Paulo Leminski )
.:.
( Não é a beleza )
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
. …………………………….( Salamah Mussa )
.:.
A existência precede a essência.
. …………………………………….( Jean-Paul Sartre )
.:.
::
* 1 * 2 * 13 * 4
::
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina, ou seja: sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já perderam DE QUATRO nas 4 últimas eleições presidenciais no BraSil) !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

Deixe um comentário

O 2021 de Bolsonaro O 2021 de Ciro Gomes O 2021 de Lula Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade