Menu

O pós-jornalismo da Folha e a pós-justiça do TRF4

A estratégia de alguns jornalões, como a Folha, para posar de “imparciais”, é mais um dos casos a serem estudados com muita atenção pelas historiadoras do futuro. Eles desenvolveram um talento muito especial para encobrir as verdadeiras questões. Por exemplo, a Folha de hoje noticia que o julgamento de Lula no TRF4 furou a fila […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A estratégia de alguns jornalões, como a Folha, para posar de “imparciais”, é mais um dos casos a serem estudados com muita atenção pelas historiadoras do futuro.

Eles desenvolveram um talento muito especial para encobrir as verdadeiras questões.

Por exemplo, a Folha de hoje noticia que o julgamento de Lula no TRF4 furou a fila de várias outras ações do tribunal.

Desde que o julgamento foi marcado para o dia 24 de janeiro, lemos notícias semelhantes na grande imprensa. Afinal, tem alguns tipos de manipulação que são mais eficientes se você divulgar a notícia – e distorcê-la de outra forma.

No caso do atropelo do TRF4 em relação a Lula, qual a melhor maneira de escamotear o arbítrio e a injustiça?

Ora, é fácil, basta você ignorar solenemente a regra básica, que o jornalismo comercial costuma seguir em outros exemplos, de ouvir a opinião de especialistas no assunto.

A matéria da Folha traz a opinião exclusivamente dos próprios juízes que decidiram em favor do atropelo.

O conceito de chapa-branquismo precisará ser atualizado.

É como escrever uma reportagem sobre um crime e pedir apenas a opinião ao assassino.

Se o judiciário brasileiro inventou a pós-justiça, condizente com a pós-democracia que ela sustenta, a imprensa brasileira criou o pós-jornalismo, onde não há mais busca pela verdade: o seu objetivo é, unica e exclusivamente, defender os interesses políticos do golpe.

***

Na Folha

Caso Lula passa à frente de 7 ações da Lava Jato em tribunal

Antes do processo de Lula, veio o do amigo de Lula, José Carlos Bumlai. Mas o pecuarista, acusado de corrupção, só será julgado depois.

Ao marcar a data do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o próximo dia 24, o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre, deixou pendentes sete ações da Lava Jato cujos recursos chegaram à corte antes.

Há, ainda, outras duas que subiram à segunda instância depois do caso contra o ex-presidente –inclusive a que envolve o ex-ministro Antônio Palocci– e aguardam decisão.

Desses nove processos, seis já estão nas mãos do juiz revisor Leandro Paulsen, responsável por pautar as datas dos julgamentos.

Ele não precisa seguir uma ordem cronológica para marcar as sessões e tem dito que os processos andam de acordo com a complexidade e ineditismo de cada um.

Essa defesa também é feita pelo presidente da corte, Carlos Eduardo Thompson Flores. “O julgamento dos processos pela ordem cronológica de distribuição no tribunal não é regra absoluta. O próprio art. 12 do Código de Processo Civil afirma que é preferencial essa observância”, disse ele em resposta à defesa de Lula, que pediu a divulgação da lista de ações do tribunal, por data. (…)

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Renata

09/01/2018 - 05h40

Convenhamos, está sendo tarefa ingrata dar legitimidade a uma condenação sem crime sem passar atestado de canalha. O método Leandro Karnal me parece o mais seguro para quem pode se dar ao luxo de não ser jurista.O sujeito é um “neutro” antes de tudo. E, do alto da Civilização Ocidental, contempla com serenidade estoica, a horda de polarizados que se digladia. Assim, o levantador de pixuleco do Luladrão e o cidadão que denuncia uma condenação sem provas podem ser colocados no mesmo nível de irracionalidade desejante. Enquanto isso, as instituições continuam funcionando normalmente entre os girassóis… Afinal tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta, o coração tranquilo… e a cara de pau bem lustrada.

Trazibulo Zibim Meireles

08/01/2018 - 16h34

Jornalismo de farsantes.

Ralfo Penteado

08/01/2018 - 15h03

Não assinar a Folha de São Paulo é uma boa atitude mas ela é paga com dinheiro desviado pela corrupção tucana para funcionar. Tranca neles também, no tucanato, claro.

Anônimo

08/01/2018 - 12h52

CAUSA NOJO VERA ESSA FOTO DE GANGSTERS CÌNICOS DA REDE GLOBO: O CÍNICO TONY RAMOS QUE FEZ PRPPAGANDA PARA A FRIBOI POR QUASE DEZ ANOS, O PAVÃO DE CURITIBA AGENTE DA CIA ENTREGUISTA QUE COMANDOU O GOLPE O DESMONTE NACIONAL TREINADO PELA CIA E PATROCINADO PELAS PETROLÍFERAS ANGLO AMERICANAS E A SRA CARMEM LÚCIA A FANTOCHE E PROTETORAS DOS GOLPISTAS.

FALTOU NA FOTO O SENADOR CORRUPTO GANGSTER MEGA DELATADO REI DA EXTORSÃO, DO CONTRABANDO DO NIÓBIO E TRAFICANTE DE COCAINA SR AÉCIO NEVES QUE VIVE AOS COCHICOS E BEIJOS COM SERGIO MORO, O JAGUNÇO DE FHC E DOS TUCANOS SR GILMAR MENDES E O JUZI TUCANO JOAQUIM BARBOSA QUE ARQUIVOU OS CRIMES DO MENSALÃO TUCANO INCLUINDO O ASSASSINATO DAS DUAS LARANJAS DO MENSALÃO TUCANO SRA CRISTIANE APARECIDA E SRA MIRTES MORTAS EM BH EM 2002 PARA QUEIMA DE ARQUIVOS TUCANOS E PARA FAZER ESSA PROEZA ELE GANHOU UM IMÓVEL MILIONARIO EM MIAMI PARA A SENTENÇA DA AP-470

MAIS PARECE UMA HOMENAGEM AO ALPHONSUS CAPONE E ALBERT ANASTASIA

    Gilmar Miranda

    08/01/2018 - 23h47

    Seu comentário está ótimo, mas a senhora da foto não é a Carmem Lúcia, ministra do STF, é a atriz global Nathalia Timberg. Nenhuma das duas, porém, tem noção razoável de justiça.

Luiz Garcia

08/01/2018 - 12h58

Os outros três são artistas mas o único com a vaidade da pose de superstar que vai levantar voo é o pseudo juiz. Justo o que deveria ser mais sóbrio.

Francine Colagrande Mercadante

08/01/2018 - 12h46

Que vergonha!!


Leia mais

Recentes

Recentes