Menu

Principal autor do garantismo mundial acusa judiciário brasileiro de perseguir Lula

O professor Luigi Ferrajoli, um dos juristas mais respeitados do mundo, já tinha se manifestado, no ano passado, contra a perseguição judicial a Lula, num depoimento que deu ao senado italiano. Ferrajoli comparou Sergio Moro a um juiz da Inquisição. E agora, Ferrajoli volta à carga contra Sergio Moro, contra a Lava Jato e contra […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O professor Luigi Ferrajoli, um dos juristas mais respeitados do mundo, já tinha se manifestado, no ano passado, contra a perseguição judicial a Lula, num depoimento que deu ao senado italiano. Ferrajoli comparou Sergio Moro a um juiz da Inquisição.

E agora, Ferrajoli volta à carga contra Sergio Moro, contra a Lava Jato e contra o judiciário brasileiro, apresentado como parcial em sua relação com o ex-presidente Lula.

O texto de Ferrajoli foi divulgado há pouco pela defesa de Lula.

***

É clara a parcialidade no julgamento de Lula

Por Luigi Ferrajoli

Quero expressar minhas preocupações em relação às formas com que o julgamento contra o ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, foi criado e conduzido.

A impressão que este processo desperta em extenso setor da cultura jurídica democrática italiana é aquela de uma ausência impressionante de imparcialidade por parte dos juízes e procuradores que o promoveram, dificilmente explicável se não com a finalidade política de por fim ao processo de reformas realizado no Brasil nos anos dos governos de Lula e Dilma Roussef que retiraram da miséria 40 milhões de brasileiros.

Esta ausência de imparcialidade, favorecida pelo singular traço inquisitorial do processo penal brasileiro – a confusão entre o papel de julgador e o papel de instrução, próprio da acusação – é confirmada por numerosos elementos.

Um primeiro elemento é a campanha da mídia orquestrada desde o inicio do processo contra a figura de Lula e alimentada por um inaceitável protagonismo dos juízes, que se pronunciaram inúmeras vezes aberta e publicamente contra o ex-presidente fora do âmbito do processo, dessa forma manifestando contra ele urna hostilidade e um pré-julgamento que em qualquer outro sistema teria justificado a rejeição dos magistrados.

Um segundo sintoma de parcialidade dos magistrados foi a ativa promoção por parte do juiz das delações premiadas e a tendenciosa petição de principio na avaliação das provas, geralmente assumidas como verdadeiras se de acordo com a acusação e como falsas se em contradição com as hipóteses acusatórias.

Um terceiro fator de preocupação sobre a imparcialidade do processo é dado pela sua simultaneidade com o impeachment, de sustentação jurídica muito duvidosa, contra a presidenta Dilma Rousseff, que gerou a impressão de que os dois procedimentos tem o significado politico de uma única operação, de restauração antidemocrática.

Finalmente, uma última razão de preocupação a respeito da ausência de imparcialidade do julgamento decorre da noticia, reproduzida com concordância e naturalidade por muitos jornais brasileiros, de que os juízes teriam acelerado a celebração do processo de segunda instância em relação aos tempos habituais dos processos ordinários a fim de chegar à sentença de condenação definitiva o mais rapidamente possível, impedindo dessa forma o ex-­presidente, ainda muito popular, de se candidatar nas próximas eleições presidenciais.

A minha esperança obviamente é que os desenvolvimentos sucessivos deste processo desmintam estas preocupações.

Roma, 15.1.2018

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos Pinto Basto

20/01/2018 - 00h00

A única resposta para esse bando de calhordas traidores, incluindo aqui os ministros que fazem parte do Conselho Nacional de Justiça, é a GREVE GERAL IRRESTRITA com data para terminar no dia em que todos os Traidores da Pátria forem confinados na Papuda!

PEDRO AUGUSTO BENEVIDES MACHADO

19/01/2018 - 22h19

A quadrilha do judiciário brasileiro desmascarada.

Messias Franca de Macedo

19/01/2018 - 21h34

EGRÉGIO E IMPÁVIDO JURISTA E PROFESSOR CATEDRÁTICO FÁBIO KONDER COMPARATO: EUA COMANDAM LAVA JATO E MORO É HOMEM DA CASA BRANCA

Interesses norte-americanos estão nos bastidores do movimento de ataque ao lulismo, que resultou na derrubada do governo Dilma Rousseff; é o que afirma o jurista Fábio Konder Comparato em entrevista à jornalista Eleonora De Lucena, do site Tutaméia; ele identifica na cobiça pelas reservas do pré-sal “fundamentais para a economia do Ocidente” um dos pontos centrais da investida estrangeira no país; para o jurista, o juiz Sergio Moro “é evidentemente pessoa de toda a confiança” dos Estados Unidos; assista à íntegra

19 DE JANEIRO DE 2018

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/337812/Comparato-EUA-comandam-Lava-Jato-e-Moro-%C3%A9-homem-da-Casa-Branca.htm

Luiz Carlos P. Oliveira

19/01/2018 - 19h25

Palestra da moda, hoje, é juiz e procurador cobrar para falar sobre autos de processos sob sua responsabilidade. Ditadura é assim que funciona. Tá bom prá vocês?

Luisa

19/01/2018 - 15h00

TV 247 ENTREVISTA: EUCLIDES MANCE – Autor do livro ” Falácias de Moro”
https://www.youtube.com/watch?v=dLp3YrwAb4E

Gustavo Horta

19/01/2018 - 14h48

LARGUE O ESPELHO. ABRA A JANELA.
> https://gustavohorta.wordpress.com/2018/01/19/largue-o-espelho-abra-a-janela/

LARGUE O ESPELHO. ABRA A JANELA.

Muito interessante ler os comentários feitos por alguns coxinhas golpistas aí afora.

Um deles chega a perguntar ao cidadão da esquerda quantos sanduíches ele teria recebido para defender o Lula.

O que acontece é que estes golpistas coxinhas olham para nós da esquerda e insistem em ver a própria imagem. Eles tentam nos ver, mas, na verdade, apenas se olham no espelho, narcisistas que tanto são.

Aí eles projetam em nós a imagem de si mesmos. Estão  tão acostumados a trocar e fazer escambos os mais diversos pelo seu apoio na sociedade política que pensam que fazemos o mesmo.

Pessoalmente adoro sanduíche de mortadela. Mas sempre os comprei com o meu trabalho. 
Diferente de tantos que se lambuzam de caviar e se molham mergulhados em champanhe, patrocinados pelo trabalho do povo a quem espoliam permanentemente.

Uma recomendação interessante a fazer a estes idiotas idiotizados ou manipuladores contumazes é que larguem seus espelhos e busquem nos olhar através de uma janela.Mas que seja uma janela bem ampla e bem elevada, pois estamos tão à sua frente que será difícil nos enxergar. De preferência é bom usar um bom binóculo, e que seja poderoso mesmo.

Largue seu espelho, manipulador cretino e covarde. Largue o espelho. Abra a janela.

gustavohorta.wordpress.com

“ALL WE NEED IS LAW”
> https://gustavohorta.wordpress.com/2018/01/18/all-we-need-is-law/

Gustave lejeune

19/01/2018 - 14h10

Nao sei o que Moro vai ganhar com este julpatifaria que fez com o Lula, certatamente nao sera fama, pois seu nome como Juiz já está irremediavelmente na lata de lixo da historia intrnacionalmente. Exagero? Então convido o ‘nobre ‘ juizeco a fazer uma turnê pelo mundo fazendo palestras e vera como será recebido. NOME PERDIDO é coisa que nunca se recupera, mas talvez como delatou Tacla Duran exista algo mais lucrativo que ter fama!!!

    Eduardo

    19/01/2018 - 14h20

    Por falar em palestras, o que o houve com a tal Lilis, empresa de palestras de Lula ? Faliu por falta de clientes ? Quando vão voltar a pagar Lula para fazer suas costumeiras animações de auditórios, ops, palestras ??

      Gustave lejeune

      19/01/2018 - 14h57

      Acho que faliu menmo ,igual ao do genio e plagiador FHC a a sua Teoria da Dependencia que pertence a outra Pessoa . APROVEITO a oportunifade para avisar ao amigo que hoje no ANTA GONISTA está servido um ótimo cardapio: ração para animal fabricado por Doria e salada de alfafa com capim. BONA APETIT.

        Celso

        19/01/2018 - 17h09

        boa


Leia mais

Recentes

Recentes