O Cafezinho

quinta-feira

8

fevereiro 2018

46

COMENTÁRIOS

Exclusivo: 53 milhões de brasileiros querem votar em Lula

Escrito por , Postado em CILB, Eleições 2018

O Centro de Inteligência Leonel Brizola (Cilb) divulgou hoje a primeira edição de seu informe mensal. É uma análise sobre os mais recentes números de preferência partidária, filiação e intenção de voto, dos principais institutos de pesquisa do país.

Abaixo, uma palhinha:

Assim como vimos na pesquisa Ibope sobre filiação partidária, também aqui notamos que o PT lidera mesmo em categorias e regiões mais conservadoras.

Entre eleitores pertencentes a famílias de alta renda (mais de 10 salários), por exemplo, o PT tem uma preferência de 13%, o que corresponde, mais ou menos, a 750 mil cidadãos. O PSDB, por sua vez, goza da preferência, nesta mesma categoria, de 10%, ou 576 mil pessoas. Ainda na mesma categoria (e só a título de curiosidade), o PMDB tem apenas 2% de preferência.

Quando olhamos para a intenção de voto em Lula, porém, a força petista se expande sobremaneira. Entre os mesmos eleitores de alta renda, pertencentes a famílias com renda acima de 10 salários, Lula tem surpreendentes 21% de intenção de voto, contra 20% de Bolsonaro e 7% de Alckmin.

Esses 21% de Lula entre o eleitorado mais rico corresponde, aproximadamente, a 1,2 milhão de eleitores, num universo total de 5,7 milhões de pessoas.

Outros números interessantes, por quebrarem alguns preconceitos, é sobre o voto lulista e a preferência partidária no Sudeste. Segundo o Datafolha, o PT tem 15% da preferência partidária no Sudeste, contra 4% do PSDB. Isso significa, em números de eleitores, que 9 milhões de brasileiros que votam no Sudeste tem preferência partidária pelo PT, contra apenas 2,5 milhões, também eleitores e residentes no Sudeste do país, que preferem o PSDB.

Quando olhamos a coluna de intenção de voto, o quadro é ainda mais interessante. Lula tem 17 milhões de eleitores no Sudeste, contra apenas 6,8 milhões para Geraldo Alckmin e 11 milhões para Bolsonaro. Ou seja, Lula sozinho tem quase a mesma quantidade de eleitores, no Sudeste, que seus dois principais adversários.

Se formos para o Nordeste, a vantagem de Lula e do PT, naturalmente, dispara. A preferència partidária do nordestino é coerente com seu voto: 28% elegem o PT como sua legenda favorita, contra apenas 2% (sic) que preferem o PSDB. Isso significa que o PT tem quase 11 milhões de militantes no nordeste, enquanto o PSDB, apenas 780 mil.

Em se tratando de intenção de voto, Lula tem 22,6 milhões de eleitores no Nordeste. Bolsonaro e Alckmin, somados, tem menos de 4 milhões de votos na região.

Confira a íntegra do estudo no blog do Centro de Inteligência Leonel Brizola (Cilb), com tabelas e gráficos.

quinta-feira

8

fevereiro 2018

46

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

46 COMENTÁRIOS

  1. Salomão
  2. Lucy
  3. Lucy
    • Sebastião Farias
  4. Lucy
  5. Salomão
  6. Hildermes José Medeiros
  7. Salomão
  8. jose carlos lima
  9. Sebastião Farias
  10. IzacI
    • Igor
  11. Cláudio
  12. JOÃO
  13. Reginaldo Gomes
  14. Lucy
  15. antonio
    • Igor
        • Jochann Daniel
  16. Jochann Daniel
    • Jochann Daniel
      • João Carlos AGDM
      • Jochann Daniel
  17. fernando guimaraes olibeira
  18. carlos
    • beth
  19. Tânia de Martino
  20. Tânia de Martino
  21. Maria Thereza
  22. Cláudio
  23. JOHN JAHNES
  24. Luiz Carlos P. Oliveira
  25. Adelson Alves da Silva
  26. Jose carlos lima
    • carlos
  27. Irion
  28. MILTON CASTRO
  29. WALTER SEBASTIAO BARBOSA PINTO
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com