Menu

Berlim ovaciona filme contra o golpe

Ah, a História! Os golpistas podem vencer tudo, menos ela, a História! Já estão sendo massacrados, humilhados, e, mais dia menos, dia, serão também derrotados! *** No Omelete Festival de Berlim | Documentário sobre Impeachment de Dilma é ovacionado com gritos de “Bravo!” Gritos de “Fora Temer!” também marcaram a sessão 21/02/2018 – 18:29 – […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ah, a História!

Os golpistas podem vencer tudo, menos ela, a História!

Já estão sendo massacrados, humilhados, e, mais dia menos, dia, serão também derrotados!

***

No Omelete

Festival de Berlim | Documentário sobre Impeachment de Dilma é ovacionado com gritos de “Bravo!”

Gritos de “Fora Temer!” também marcaram a sessão

21/02/2018 – 18:29 – Rodrigo Fonseca

Espécie de certidão de óbito da democracia brasileira, O Processo, documentário de Maria Augusta Ramos (Juízo) sobre o Impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, foi aclamado com uma ovação, incluindo gritos de “Bravo!” (e cinco minutos de aplausos) e um coro de “Fora Temer” em sua exibição no 68º Festival de Berlim. A partir do dispositivo narrativo habitual da diretora, de abordar seus temas retratando o espetáculo das representações sociais, o longa-metragem esmiúça o comportamento de cada um dos senadores envolvidos no julgamento de Dilma. A base de trabalho foram 400 horas de material filmado. A edição, assinada por Karen Ackerman, foi celebrada pela multidão na sala CineStar, da Berlinale, como sendo um marco da montagem documental.

“Não sei o que será deste filme no Brasil, mas desejo que ele seja visto e debatido para que sejamos um país menos dividido. O Fla x Flu que estamos vivendo é nocivo para o país”, disse a cineasta.

Na condução de sua narrativa, que passa por cada uma das votações do Impeachment, a diretora evita cortes que ridicularizem ou enalteçam qualquer um dos documentados. Erros e acertos de ambos os lados estão na tela.

“Pessoas devem ser vistas como seres humanos”, disse Maria Augusta ao explicar o cuidado que teve para não demonizar figuras de posição ética contestada. “Fiz esse filme com parcerias, contando com ajudas como o World Cinema Fund, Fundo de Cinema da Holanda e o Canal Brasil”.

PS Cafezinho: Neste link aqui, tem vídeos do debate realizado após sua realização.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jorge

23/02/2018 - 09h35

É igual quando o filho vai fazer apresentação na escola, vai o pai, o avô, a mãe, a avó, os irmãos, os tios, os amigos… todo mundo aplaude….

Havia lá toda a equipe do filme, amigos, cachorro, gato e até os passarinhos… Ai divulgam depois que foi um sucesso

Luis CPPrudente

22/02/2018 - 16h46

Esse filme deverá ser comprado pela organização criminosa da famiglia Marinho e…engavetado para não ser mostrado no Brasil. Se parte desse filme for mostrado pela organização criminosa da famiglia Marinho, o será de forma editada e para servir de prova de que a famiglia Marinho mostra o contraditório. Por isto se faz cada vez mais necessário, a derrubada e destruição dessa Bastilha chamada Rede Globo.


Leia mais

Recentes

Recentes