Menu

A professora, a desembargadora e a ilusão do ego

Por Pedro Breier A desembargadora Marilia Castro Neves ficou famosa por postar um comentário no Facebook dizendo que Marielle Franco “estava engajada com bandidos”, “foi eleita pelo Comando Vermelho” e que “seu comportamento, ditado por seu engajamento político, foi determinante para seu trágico fim”. Com a notoriedade, apareceram outras postagens da desembargadora e descobriu-se que […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O livro escrito pela Débora - prefaciado por João Ubaldo Ribeiro.

Por Pedro Breier

A desembargadora Marilia Castro Neves ficou famosa por postar um comentário no Facebook dizendo que Marielle Franco “estava engajada com bandidos”, “foi eleita pelo Comando Vermelho” e que “seu comportamento, ditado por seu engajamento político, foi determinante para seu trágico fim”.

Com a notoriedade, apareceram outras postagens da desembargadora e descobriu-se que o nonsense reacionário é sua marca registrada – além, como não poderia ser diferente, do “apoio incondicional” a Sergio Moro.

Marilia, em sua cegueira, conseguiu criticar o fato de “o Brasil ser o primeiro país a ter uma professora portadora de síndrome de down (…) que será que essa professora ensina a quem???? Esperem um momento que eu fui ali me matar e já volto, tá?”.

A professora chama-se Débora Araújo Seabra de Moura e trabalha há 13 anos em uma escola de Natal (RN). Débora escreveu uma carta em resposta à desembargadora, na qual explica, amorosamente, o que ela ensina aos alunos.

Aprendamos com Débora. Não direcionemos ódio ou raiva para pessoas como Marilia.

Marilia está, assim como a maior parte da humanidade, dormindo.

Vivemos sob o império do ego. Me sirvo da definição de ego do Marcos de Aguiar Villas-Bôas em um belo artigo na Carta Capital (Por uma educação que desfaça as ilusões do ego):

Numa visão mais ampla e conectada com a psicanálise e a educação, o ego é a personalidade; é a mente, segundo Jung, Osho, Eckhart Tolle e outros sábios. Trata-se do “eu” criado pelas vivências socioculturais de cada indivíduo, que se associa a um conjunto de ilusões, condicionamentos e preconceitos formados a partir da compreensão limitada de mundo que todos temos e da falta de uma educação voltada para as inteligências intrapessoal (autoconhecimento e automelhoramento) e interpessoal (sociabilidade, empatia, paciência, tolerância etc.).

Na nossa compreensão limitada do mundo, acreditamos que somos separados uns dos outros. Que o jogo da vida é selvagem e que temos que ser egoístas para sobrevivermos.

Não por acaso o nosso sistema econômico é o capitalismo, uma espécie de corrida maluca totalmente injusta onde o deus supremo é o capital. O ser humano, reparem no absurdo, fica em segundo plano.

Vivemos na ilusão.

O fato é que o universo na verdade é um só e, portanto, está todo interligado, como atestam tanto os grandes mestres espirituais quanto as teorias mais aceitas da física.

Se este incomensurável universo está, na verdade, todo entrelaçado, imagine o nosso planeta, o nosso país, a nossa cidade.

O ódio ao diferente expresso nas palavras de Marilia reflete isso: a ilusão de que podemos ser felizes se pensarmos somente em nós mesmos.

Não podemos.

No máximo alguns conseguem encastelar-se em condomínios de luxo, sob a proteção de altos muros e seguranças armados. Até que a horda de excluídos se revolte e tudo venha abaixo.

Mas a humanidade há de despertar.

E então Marilia e quem mais estiver dormindo entenderão a beleza de podermos ser diferentes e, ao mesmo tempo, irmãos.

A beleza de viver sob o império da compaixão, da solidariedade e do amor.

Abaixo, a linda carta da Débora para a Marilia. Você é foda, professora.

 

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lais Nae Yamaguchi Ferreira

23/03/2018 - 11h00

Fala Pedro!
Que belo texto, é isso aí! Estamos todos entrelaçados como você disse, “eu sou porque nós somos”. Ubuntu!
Tem um trechinho muito bonito do Martin Luther King que expressa exatamente o que você você escreveu:

“Tudo isso é simplesmente dito quando se diz que tudo está interrelacionado.Nós somos pegos numa inescapável cadeia mútua, amarrada num simples arranjo do destino…Estranho o bastante, eu nunca poderei ser o que eu devo ser até que você possa ser o que você quer deve ser.Este é a forma como o mundo é feito.Não fui eu quem fez desse jeito, mas essa é a estrutura interrelacionada da realidade”.

E você também é foda, professor!
Um abraço!
Lais

Rubem Castro Filho

21/03/2018 - 18h15

Parabéns ao Colunista Pedro Breier, pelo Excelente artigo. Mas, também, PARABÉNS ainda maior, para a INESQUECÍVEL PROFESSORA DÉBORA ARAÚJO SEABRA DE MOURA por sua CORAGEM, por sua LUZ e FORÇA INTERIOR. Nossa (!), se tivéssemos Professores com essa GARRA, fico a imaginar o quanto poderíamos Evoluir, como Nação… Espero que determinados Centros do Poder – Congresso Nacional e Magistratura, cito estes para começar, inciem uma mudança em seus ocupantes! Para o nosso próprio bem, enquanto Nação.

Luiz Gonzaga

21/03/2018 - 13h42

‘As favas para a arrogancia destes pseudos-magistrados aparecidos.

Alvaciro Silva

21/03/2018 - 13h12

Sim e o exemplo tem que vir dos políticos, caso contrário nunca haverá aceitacao. Sabemos que o salario medio do brasileiro é de 2400 reais/mes, que é o salario que é o que todos todos ganhariam em um Brasil 100% igualitario. Nao pode um politico ganhando 30 mil reais + benefícios vir falar de igualdade, socialismo e luta, pois logo fica escancarada a hipocrisia e a mentira, Gera sempre aquela maxima, que o politico que dividir o dinheiro dos outros, mas quer continuar no luxo. Se o politico pode, o chefe do politico, que é o povo, pode mais ainda. Ai a guerra fica infinita

Luiz Hortencio Ferreira

21/03/2018 - 12h49

É inacreditável como nos últimos tempos pessoas como a Desembargadora Marília estão se sentindo livres para faltar com o respeito e dizer coisas tão absurdas. Mas a história e o dia a dia mostram que existem muitos e muitos que assim pensam, e que na iminência de terem e verem seus vassalos em condições de se libertarem através dos estudos, de uma melhor condição de vida e consequentemente uma maior politização, se revoltam e se manifestam dentro de seus grupos ou bolhas de vivência e existência. Talvez fosse o caso de as universidades criarem um curso de “Educação Social” para tais pessoas que se acham cultas, para quem sabe elas entenderem o verdadeiro significado da palavra direitos humanos, amor e respeito ao próximo, ou talvez somente poderem ter uma educação básica, coisa que que com certeza não tiveram na vida.

Carlos

21/03/2018 - 12h28

“Vivemos na ilusão.”
Especialmente os que acham que esse pessoal movido ao ódio estão em um transe e que quando acordarem se tornarão amorosos que entendam as diferenças.
Acha mesmo que esse pessoal é bonzinho? Que eles estão “dormindo” e que basta “acordá-los” para tirar o ódio? Pelo andar da carruagem, acreditar nisso é viver numa ilusão. Não serão aliados, não serão de confiança.
Esse pessoal não estão em transe algum, estão é muito bem acordados.

Reginaldo Gomes

21/03/2018 - 12h10

Irretocável artigo

Bernadette Thomaz Telles

21/03/2018 - 11h55

Parabéns, Pedro, por sua visão de mundo. A nossa existência se dá no ilimitado!


Leia mais

Recentes

Recentes