Menu

Brasil tem 24 mil barragens; apenas 780 foram fiscalizadas

Na Agência Brasil Governo vai priorizar fiscalização de 3,3 mil barragens com alto risco Publicado em 29/01/2019 – 13:51 Por Ana Cristina Campos e Carolina Gonçalves – Repórteres da Agência Brasil Brasília Das mais de 20 mil barragens existentes no país, o governo decidiu priorizar o mapeamento de 3.386 empreendimentos que foram classificados, de acordo […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Adriano Machado/Reuters/Direitos reservados

Na Agência Brasil

Governo vai priorizar fiscalização de 3,3 mil barragens com alto risco

Publicado em 29/01/2019 – 13:51
Por Ana Cristina Campos e Carolina Gonçalves – Repórteres da Agência Brasil Brasília

Das mais de 20 mil barragens existentes no país, o governo decidiu priorizar o mapeamento de 3.386 empreendimentos que foram classificados, de acordo com últimos relatórios do setor, com “dano potencial associado alto” ou “risco alto”. A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, após reunião do primeiro escalão do governo Jair Bolsonaro na manhã de hoje (29).

O conselho de ministros, comandado pelo presidente em exercício, Hamilton Mourão, decidiu, no encontro no Palácio do Planalto, priorizar as estruturas que serão submetidas imediatamente à resolução publicada hoje no Diário Oficial da União. O texto determina o pente fino sob as condições das barragens e avaliação imediata sobre a necessidade de remover instalações que coloquem pessoas em risco.

O grupo não definiu uma data para que a fotografia destes empreendimentos esteja concluída. Ao reconhecer limitações estruturais de alguns órgãos fiscalizadores, o governo se comprometeu a remanejar técnicos e recursos quando necessário.

Canuto disse que o relatório será concluído “o mais rápido possível”, mas afirmou que não adianta ter um mapeamento sem “conhecimento e cautela necessária”. “Nosso objetivo é mais que cumprir um número, é garantir que as que forem vistoriadas de fato que sejam com informações corretas”, afirmou.

Do total a ser vistoriado, pouco mais de 200 barragens são utilizadas pela mineração. Destas, 70 são a montante de resíduos, mesmo modelo da barragem que rompeu-se na cidade de Brumadinho, próxima a Belo Horizonte.

O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, explicou que estas serão as prioridades em sua área. Com encontro marcado para a tarde de hoje com diretores da mineradora Vale, responsável pela estrutura de Brumadinho, Albuquerque afirmou que a empresa já se comprometeu a desativar todas as suas estruturas a montante.

“Caso não seja possível, [Vale vai] construir barragens de contenção para que não ocorra nenhum tipo de acidente com dano a vida humana”, afirmou.

Com foco na revisão das normas sobre segurança de barragens, criada em 2010, o conselho ainda cobrou o cumprimento de medidas como a que proíbe a instalação de estruturas como restaurantes na área mais próxima à barragem. Outra exigência é o cumprimento de um plano de emergência para preparar a população de regiões onde existem estas estruturas para casos de acidente.

De um total de 24 mil barragens, 780 foram fiscalizadas, diz relatório

Edição: Sabrina Craide
Tags: MINERADORA VALE BRUMADINHO ROMPIMENTO DE BARRAGEM

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

29/01/2019 - 22h12

Eu já imaginei, e confesso que me assusta só de pensar. Colocaram duas usinas nucleares entre as duas maiores cidades brasileiras…

Paulo

29/01/2019 - 21h44

E o Governo Bolsonaro ainda estigmatiza o IBAMA por “excesso de multas”? Posso estar enganado, mas, pelo que conheço, inexiste excesso de fiscalização no âmbito federal, em qualquer nível, em qualquer setor (mineral, ambiental, sanitário, trabalhista, fazendário…).

Que Deus Nos Proteja

29/01/2019 - 18h42

Se no que compete a união, incluíndo casos de alto ricos, muito pouco é feito. Imagine a situação ampliada para as competências estaduais e municipais.
Outro dia encontraram uma capsula de césio 137 jogada em um ferro velho em Arapiraca.

Vinicius

29/01/2019 - 16h49

Capitalismo.

    Paulo

    29/01/2019 - 21h39

    Chernobyl?

      Angra Radioative

      29/01/2019 - 22h07

      Da forma como esta imagine o que pode acontecer com em um desastre em uma usina nuclear de
      angra. As usinas nucleares de angra pasaram a ser um assunto taboo e isso é ruim. Se acontecer um acidente nuclear em angra vão ter que pedir ajuda pois não devem ter o mínimo preparo para lidar com um desastre deste nível e afetará milhões de pessoas. Se com este desastre da vale os militares no governo demostraram total falta de sintonia em atuar, que tranquilidade podemos ter caso aconteça um acidente em uma das usinas nucleares de angra. Podemos ter núvens radioativas se espalhando pelo pais. meio ambiente contaminadas, muito mais mortes e sofrimento;

        Paulo

        29/01/2019 - 22h13

        Eu já imaginei, e confesso que me assusta só de pensar. Colocaram duas usinas nucleares entre as duas maiores cidades brasileiras…


Leia mais

Recentes

Recentes