Menu

Rabino brasileiro contesta Bolsonaro: “nazismo foi uma ação de extrema-direita”

Na Folha de hoje: (…) Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso, o nazismo foi uma ação da extrema-direita europeia, embora seu oposto, a extrema-esquerda, também tenha gerado catástrofes. “O Holocausto foi um produto do nazi-fascismo, movimentos da extrema-direita europeia. Dizer que a Shoá […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto publicada no site da Conib (http://www.conib.org.br/rabino-michel-schlesinger-celebra-aproximacao-do-brasil-com-israel/)

Na Folha de hoje:

(…) Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso, o nazismo foi uma ação da extrema-direita europeia, embora seu oposto, a extrema-esquerda, também tenha gerado catástrofes.

“O Holocausto foi um produto do nazi-fascismo, movimentos da extrema-direita europeia. Dizer que a Shoá [Holocausto] foi criada pela esquerda é falsificar a história”, diz Schlesinger.

“A extrema-esquerda também produziu catástrofes abomináveis, mas o assassinato de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial não foi uma delas”, prosseguiu o rabino.

(…)

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

03/04/2019 - 19h20

O comunismo é o nazismo tem pontos de identidade e de afastamento. Como pontos identitários: dirigismo estatal na economia, censura à imprensa, eleições fraudadas, sistema judiciário dependente do executivo, militarismo e falta de um legislativo livre, além do caráter expansionista de ambos os Regimes, porém, com as nuances de ser conduzido de maneira e em benefício exclusivo do povo eleito, no caso do nazismo (“lebensraum”); e, em tese, de caráter meramente ideológico, no comunismo (mas ambos implicaram em extrema violência e crimes contra a humanidade, nas regiões ocupadas, nesse processo). Como pontos de afastamento: racismo e exclusivismo, no nazismo; universalismo, no comunismo. A mensagem comunista destina-se, em tese, à toda a humanidade (desde que sectários do Regime) e o nazismo, dirige-se exclusivamente à ideia de nação, fundada no conceito de raça.

    Paulo

    03/04/2019 - 19h21

    O comunismo E o nazismo têm pontos…

    Zé Maconha

    03/04/2019 - 19h39

    Nossa!!
    Você nunca leu Marx na sua vida.
    Comunismo é a abolição do Estado e organização em Comunas.
    Nunca houve um país que instituiu o Comunismo , a única experiência real foi a Comuna de Paris.
    Você sabe o que é uma Comuna?
    Você nem sabe diferenciar Socialismo real , Socialismo democrático e Comunismo.
    Leia um pouco antes de opinar sobre algo que você nem sabe o que é.

      Paulo

      03/04/2019 - 21h38

      Deixe-me ver: socialismo real é aquele que se intitula comunista mas não deu certo em lugar nenhum do mundo, a despeito de várias tentativas (e que você louvaria, se tivessem sido experiências bem sucedidas); comunas são, supostamente, formas de exercício autêntico e puro do comunismo, mas que só têm uma experiência histórica irrelevante (mas que você louva, presumivelmente, culpando os adversários por seu fracasso); socialismo democrático é o socialismo envergonhado que cedeu à democracia burguesa (e que você despreza, pois não se encaixa em seus sonhos utópicos). Acertei?

    LUPE

    04/04/2019 - 01h24

    Caro Paulo
    “Comentarista” a serviço de nossos inimigos , pago em dólares.
    Pombas prá que gastar tanto “intelectualismo”
    só prá confundir os leitores ?
    Só os metidos a intelectuais vão TENTAR entender
    o que você escreveu.
    Esses tolos são poucos,
    muito poucos………..
    E, olha,
    se você ler de novo
    nem você vai entender
    o que você escreveu
    (rsrsrsrs)

Zé Maconha

03/04/2019 - 18h33

A extrema-esquerda não.
Dentro do espectro comunista Stalin era a direita.
Para mim extrema-esquerda é Bakunin e Kropotkin.
A centro-direita já matou mais pessoas de fome do que Hitler e Stalin juntos e em tempos de guerra.
Agora imaginem o mundo que os “libertários” e ” anarco” capitalistas desejam:
Ou terminaria como em Mad-Max ou resultaria em escravidão para 99% da população.

LUPE

03/04/2019 - 13h32

Caros leitores

A trupe bossalnarista inventou que o nazismo não era de extrema direita ,
e, sim ,
era de esquerda ,
porque eles, os bossalnaristas SÃO de extrema direita.

E não querem ser identificados ,
reconhecidos como nazistas (extrema direita).,
QUE SÃO !
Se forem reconnecidos como nazistas
(que são)
o povo poderia se questionar
e veriam neles a alma de extrema direita,
cheia de ódio
e desprezo pelo próximo… típicos da alma de extrema direita………..

    lucio

    03/04/2019 - 15h46

    na verdade, 1/3 dos brasileiros sao realmente de extrema direita (e 1/3 dos brasileiros votaram bolsonaro) e nao é de hoje.
    é a mitica “classe media” racista e escravocrata, aqueles que para viver bem precisam ser cercados por miseraveis, aqueles que querem baixar os já baixissimos salarios, aqueles que querem resolver á bala a bandidagem (que é causada pelos baixissimos salarios que eles pagam aos escravos), aqueles que odeiam lula porqué deu um contrato com direitos as empregadas, aqueles escandalizados porqué hoje “tambem negros tem carro”.
    un rebanho de simulacros de gente humanamente falida, sem amor. que tem que se achar superior porqué na realidade sao fracos e procuram no dinheiro e no puder o resgate dessa fraqueza.


Leia mais

Recentes

Recentes