Continua debate sobre prisão em 2ª instância

Iago Montalvão é indicado à presidência da UNE

Por Theo Rodrigues

16 de junho de 2019 : 18h25

O PCdoB definiu na noite de ontem que o estudante de Ciências Econômicas da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Iago Montalvão, será seu candidato à presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE).

A indicação do PCdoB costuma ser esperada por todo o movimento estudantil. Afinal de contas, nos últimos 30 anos, todos os presidentes da UNE vieram do partido.

Diretor da executiva da UNE, ingressou no movimento estudantil ainda secundarista, chegando, depois, a ser coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes da UFG. À época, participou das lutas contra o aumento das tarifas de ônibus e organizou caravanas abarrotadas de estudantes para ir à Brasília lutar pelo investimento de 10% do PIB e 100% dos Royalties do Pré-sal para Educação, Ciência e Tecnologia. Pôde estudar economia em uma das instituições mais importantes do país graças às políticas de democratização do acesso à educação superior, conquistadas através da luta do movimento estudantil.

Filho de professor e de mãe empreendedora social, Iago é aquele tipo de jovem nerd que pegou gosto pela leitura nas histórias em quadrinhos e, até hoje, lê tudo que vê pela frente. Eclético, escuta de Pink Floyd ao Sertanejo. É conhecido pela garra e por ser gente boa, transparecendo o que diz a célebre frase de Che Guevara “é preciso endurecer, mas sem perder a ternura, jamais.”

Iago Montalvão é goiano como Honestino Guimarães e estudante da USP como Helenira Rezende, presidente e vice da UNE mortos pela ditadura militar. Se eleito, terá como desafio enfrentar o momento político marcado pelo autoritarismo e pelo desmonte da educação pública empreendidos pelo Governo Bolsonaro.

O Congresso da UNE acontece entre 10 a 14 de julho em Brasília.

Theo Rodrigues

Theo Rodrigues é sociólogo e cientista político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »