Menu

FGV identifica leve melhora do PIB no segundo trimestre

Uma boa notícia, para variar. O monitor do PIB do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas, identificou uma leve melhora no segundo trimestre. *** Monitor do PIB: a economia volta a crescer lentamente no segundo trimestre Portal Ibre-FGV — O Monitor do PIB-FGV aponta, nas séries dessazonalizadas, crescimento de 0,2% do PIB […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma boa notícia, para variar. O monitor do PIB do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas, identificou uma leve melhora no segundo trimestre.

***

Monitor do PIB: a economia volta a crescer lentamente no segundo trimestre

Portal Ibre-FGV — O Monitor do PIB-FGV aponta, nas séries dessazonalizadas, crescimento de 0,2% do PIB no segundo trimestre, na comparação com o primeiro, revertendo a queda de 0,1% observada no primeiro trimestre. No mês de junho, o indicador aponta crescimento de 0,7% da economia, em comparação a maio.

Na comparação interanual a economia cresceu 0,7% no segundo trimestre, o que manteve o crescimento da taxa acumulada em 12 meses em 0,9%, mesma variação observada no primeiro trimestre do ano.

“O crescimento de 0,2% da economia neste segundo trimestre, segundo o Monitor do PIB-FGV, põe a economia de volta a trajetória de crescimento que havia se perdido no primeiro trimestre. Entre os três grandes setores, a agropecuária e a indústria apresentam taxas negativas, salvando-se os serviços que já apresenta taxas positivas há dez trimestres. Na comparação contra o mesmo trimestre do ano anterior, o crescimento é fraco, mas positivo como já ocorre desde o quarto trimestre de 2016. Os dados mostram que, apesar do crescimento, a economia ainda não consegue se expandir a taxas mais robustas” afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

O crescimento de 0,2% da economia observado no segundo trimestre, em comparação ao primeiro, mostra uma melhora da tendência da atividade econômica, que vinha recuando desde o quarto trimestre de 2018. Esse crescimento é explicado pelo desempenho do setor de serviços, único dos três grandes setores de atividade a apresentar crescimento neste trimestre (0,3%). Pela demanda, o consumo das famílias cresceu 0,7%, décimo crescimento consecutivo deste componente, e a formação bruta de capital fixo voltou a crescer (2,3%), após dois recuos consecutivos.

ANÁLISE DESAGREGADA DOS COMPONENTES DA DEMANDA

A análise gráfica desagregada dos componentes da demanda foi feita usando a série trimestral interanual por apresentar menor volatilidade do que as taxas mensais e aquelas ajustadas sazonalmente permitindo melhor compreensão da trajetória de seus componentes.

Consumo das famílias

O consumo das famílias cresceu 2,1% no segundo trimestre, em comparação ao mesmo trimestre de 2018. Mais uma vez, desde o terceiro trimestre de 2018, o consumo de serviços tem sido o principal responsável pelo crescimento deste componente (contribuição de 1,2 p.p. no segundo trimestre). O consumo de duráveis, recentemente, vem aumentando sua contribuição para a variação total do componente (contribuição de 0,6 p.p. no segundo trimestre).

Formação bruta de capital fixo

A FBCF cresceu 4,0% no segundo trimestre, em comparação ao mesmo trimestre de 2018. O crescimento de 8,3% de máquinas e equipamentos impulsionou este componente que estava em trajetória de queda, no início do ano. Com taxas de variações menores, os componentes de construção e de outros da FBCF também cresceram neste trimestre, tendo contribuído, conjuntamente, em 0,8 p.p. para a taxa de variação do total da FBCF.

Exportação

A exportação apresentou crescimento de 2,6% no segundo trimestre, em comparação com o mesmo trimestre de 2018. Os componentes que apresentaram crescimento foram: (i) bens intermediários (12,7%), (ii) bens de consumo não duráveis (16,6%) e, produtos da extrativa mineral (8,2%). É interessante observar que, embora com desempenho positivo desde o terceiro trimestre de 2018, a exportação de produtos da extrativa mineral apresenta trajetória descendente desde o início de 2019, reflexo do desastre de Brumadinho.

Importação

A importação cresceu 4,5% no segundo trimestre, comparativamente ao mesmo trimestre de 2018. Apenas as importações dos bens de consumo retraíram nesta comparação (variações de -23,4%, nos duráveis; -10,5% nos semiduráveis e -8,9%) nos não duráveis. Os principais destaques positivos foram o desempenho dos bens de capital (17,8%) e dos produtos da extrativa mineral (8,2%).

MONITOR DO PIB-FGV EM VALORES

Em termos monetários, o PIB em valores correntes alcançou a cifra de aproximadamente 3 trilhões, 469 bilhões, 059 milhões de Reais no acumulado do 1º semestre do corrente ano.

A taxa de investimento (FBCF/PIB) foi de 17,2%, em junho, na série a valores de 1995.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes