Menu

O resultado das contas públicas, segundo o novo relatório do Ministério da Economia

Ainda acompanhando a divulgação da edição de janeiro do Panorama Macronômico, pelo Ministério da Economia, examinemos os gráficos relativos às contas públicas dos últimos anos. Clique na tabela abaixo para ampliá-la. Nesta tabela, observa-se que No gráfico abaixo, fica patente como a retração do PIB, a partir de 2014, afetou imediatamente o superávit primário. O […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Ainda acompanhando a divulgação da edição de janeiro do Panorama Macronômico, pelo Ministério da Economia, examinemos os gráficos relativos às contas públicas dos últimos anos.

Clique na tabela abaixo para ampliá-la. Nesta tabela, observa-se que

No gráfico abaixo, fica patente como a retração do PIB, a partir de 2014, afetou imediatamente o superávit primário.

O déficit da Previdência acompanha, com algum atraso, o desempenho do PIB. Chama a atenção a linha ascendente das “despesas da Previdência Social”.

O resultado primário do governo, positivo até o início de 2014, inverte-se, refletindo a explosão de algum tipo de bolha.

A dívida do setor público começou a crescer de maneira muito rápida a partir de meados de 2015, e seguiu o movimento da taxa implícita de juros.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

14/01/2020 - 15h04

Faltou o gráfico referente às despesas previdenciárias do RPPS. Essa o Porco Guedes e o tal Rogério Marinho não mostram. Aliás, este último teve a pachorra de criticar a França por não elevar a idade mínima para a aposentadoria, que permanece em 62 anos. Realmente o brasileiro deve estar vivendo mais que o francês…

edson

14/01/2020 - 13h44

Será que a midia mentirosa, Record, Sbt, Globo, Jovem Pan, etc. informa seu público dessa análise importante para a vida dos brasileiros.

Andressa

14/01/2020 - 13h21

Até a Venezuela tà melhor…Viva la Revolucion Bolivariana, Viva Ugo Chavez !!

    edson

    14/01/2020 - 13h53

    Garanto que 95% dos brasileiros, principalmente os que tenham niveis superiores, desconhecem a realidade nacional. A mídia conservadora não os informam

      Andressa

      14/01/2020 - 15h52

      Concordo companheiro, vamos para Venezuela…topa ?


Leia mais

Recentes

Recentes