Menu

Maradona, artista moral

Por Grijalbo Coutinho Maradona foi embora aos 60 anos de idade! Faleceu  nesse 25 de novembro de 2020 extraordinário gênio  do futebol, um dos maiores senão o mais espetacular artista do velho esporte bretão de todos os tempos, autor de dribles mágicos, de jogadas inesperadas, de velocidade impressionante, de passes desconcertantes,  de gols encantadores como […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Grijalbo Coutinho

Maradona foi embora aos 60 anos de idade!

Faleceu  nesse 25 de novembro de 2020 extraordinário gênio  do futebol, um dos maiores senão o mais espetacular artista do velho esporte bretão de todos os tempos, autor de dribles mágicos, de jogadas inesperadas, de velocidade impressionante, de passes desconcertantes,  de gols encantadores como são as verdadeiras obras de arte, feitas com pés, cabeça e mãos iluminados! 

Embora não seja pouco para definir o refinado artista argentino, Maradona foi uma daquelas figuras irrequietas capazes de aumentar a expressão da beleza de cada um dos seus feitos em campos de futebol, ao não permanecer calado frente a iniquidades das mais variadas ordens!

Maradona transcendeu ao futebol!

Indicado pela grande imprensa como sujeito de decisões erráticas, muitas vezes condenado pelo veneno linguístico dos imbecis do conhecimento humano raso, Maradona, inegavelmente, cometeu equívocos no exercício de sua condição de atleta profissional, exasperou-se na vida particular, foi por demais ingênuo político no início de sua carreira de atleta pobre recrutado para o futebol na periferia!

O artista aposentado evoluiu e descobriu que o futebol é política em sua essência, é projeto de dominação, percebendo Maradona, por exemplo, salvo raras exceções, que os cartolas são os maiores inimigos do jogo limpo e têm os seus projetos afinados com os donos do poder político!

Com uma vida pessoal repleta de tragédias em sua trajetória curta de 60 anos de idade, jamais as escamoteou!

Por não esconder ou maquiar os seus erros, simbolizando, em alguma medida, as  próprias tragédias históricas portenhas, Maradona é amado como nenhuma outra pessoa em sua Argentina, por torcedores de todos os clubes e por gente que não torce para qualquer time!

Ele não hesitou em assumir posições políticas corajosas nas três últimas décadas, ao desafiar os grupos econômicos majoritários do mundo inteiro, na perspectiva de eliminar ou reduzir as injustiças sociais desses tempos neoliberais, abraçando quem ele considerava merecer o seu abraço e solidariedade!

Maradona é a síntese das contradições humanas: um artista espetacular, inigualável, com posições políticas arrojadas, admirador do seu compatriota revolucionário Che Guevara, porém, cheio de equívocos ao longo de sua vida! 

A diferença é que Maradona jamais tentou se apresentar diferentemente do que  era a sua vida real!

Hipocrisia e bom mocismo não combinavam com o canhoto mais genial do futebol de todos os tempos!

Uma notável diferença entre Maradona e alguns outros humanos consiste no fato de que o canhoto mais famoso do mundo jamais ocultou os seus “pecados”!

Eles sempre estiveram vivos para quem se interessasse em desqualificar o ícone ou apenas estudá-los de maneira crítica!

Maradona definitivamente, faz parte da história do mundo!

E não apenas da história do mundo chamado futebol!

A exemplo de Mohammad Ali, o Cassius Clay, e de Lewis Hamilton, este último  o atual piloto campeão de Fómula 1 que denuncia reiteradamente o racismo estrutural na sociedade mundial, Diego Armando Maradona parecia ter a clareza de que os atletas e os artistas possuem relevante papel para dizimar discriminações e injustiças sociais das mais variadas matizes! 

E um atleta somente se torna artista quando, além de encantar no seu ofício profissional, faz de sua arte um instrumento propício a melhorar o mundo, o mundo das gigantescas  desigualdades sociais!

Fenece a vida material do ícone do futebol mundial e do militante político comprometido com direitos humanos das minorias políticas! 

Maradona, contudo, é imortal!

Os seus dribles desconcertantes, os seus gols épicos, o amor exibido que a bola tinha por ele, a sua inquietude, o seu destemor político, a sua franqueza, a sua ausência de humildade futebolística, o seu desafio aos cartolas, os seus defeitos jamais escamoteados e as suas virtudes humanas, todo esse conjunto de ações e pinturas, relembre-se, compõe, a partir de 25 novembro de 2020, a galeria do eterno, do clássico, do belo que não precisa de conceito para agradar, daquilo que nunca morre nas mentes e nos corações apaixonados pela obra de arte revolucionária!

Maradona se juntará aos seus compatriotas Perón, Gardel, Borges e à Evita, no panteão daqueles imortais amados por boa parte da nação Argentina!

Descanse em paz, Dieguito, figura que muito fará falta a esse mundo pintado de uma falsa harmonia e tranquilidade, cuja sua pintura imortal tentou tirar o véu da embromação e assim descortinar para sempre a hipocrisia da perfeição moldada pelo padrão dominante! 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

27/11/2020 - 17h27

Dentro de campo foi um craque, o 2º maior da história. Mas também protagonizou episódios de falta de desportividade (imoralidades?) absoluta. Ou já esqueceram do pontapé no Batista, em 1982, e da água batizada para o Branco, em 1990? Fora de campo, parece ter 1/2 dúzia de filhos não reconhecidos que vão brigar por sua herança milionária, além dos tiros de chumbinho na imprensa e vários outros vícios bem conhecidos. Isto posto, RIP!

    Paulo

    27/11/2020 - 17h28

    Antes que o “bozo” fique nervoso, rsrs…

Alan C

27/11/2020 - 17h05

Gênio!

Renato

27/11/2020 - 16h10

“Ele não hesitou em assumir posições políticas corajosas nas três últimas décadas, ao desafiar os grupos econômicos majoritários do mundo inteiro”. Qual foi o resultado disso ? Nenhum. Como Sócrates e Casagrande (um, viciado em álcool , o outro em cocaína ) as palavras e atitudes de Maradona não tiveram qualquer importância ou eficácia. Só fizeram espuma e só foram incensados pela esquerda !

Ronei

27/11/2020 - 14h47

Deixem as asneiras ideológicas do lado please…Maradona era um evasor fiscal.

H. Upmann

27/11/2020 - 14h45

Quem eleva o que faz a nível de arte fica acima do bem e do mal, tudo é perdoado a ele…Maradona ultrapassou até o limite da arte por várias vezes, chegando a alcançar o nível do Divino.


Leia mais

Recentes

Recentes