Live do Cafezinho (19h): que segurança pública que queremos?

Inflação explode em dezembro e registra maior alta desde 2016

Por Redação

14 de janeiro de 2021 : 11h46

Nesta terça-feira, 12, o IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mostra alta de 4,52% na inflação em 2020.

O levantamento também mostra que o indicador de Dezembro saltou para 1,35%, é a maior alta desde fevereiro de 2003 (1,57%) e a maior para um mês de dezembro desde 2002 (2,10%).

Fonte: IBGE

Ainda segundo o IBGE, a alta de 14,09% nos preços de alimentos e bebidas foi o que pesou na economia real do povo brasileiro.

Fonte: IBGE

De acordo com o coordenador da pesquisa, Pedro Kislanov, “a inflação também foi puxada pela habitação (5,25%), cuja alta foi influenciada pelo aumento da energia elétrica (9,14%). Os artigos de residência também pesaram mais, por conta do efeito dólar sobre os preços dos eletrodomésticos, equipamentos e artigos de TV, som e informática”.

Outro insumo que pesou no bolso dos brasileiros foi a energia elétrica. Em 2020, o aumento acumulado foi de 9,14%. Já no mês de dezembro o impacto foi de 9,34%.

Fonte: IBGE

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe uma resposta