Menu

Paraná Pesquisas: Lula e Bolsonaro empatados

Pesquisa divulgada hoje pela Veja, encomendada ao Paraná Pesquisas, mostra que o cenário eleitoral para 2022 começa a se clarear. Bolsonaro e Lula seguem empatados, polarizando a liderança, com 32,7% e 29,3%, respectivamente. Correndo por fora, ainda muito distantes, estão os candidatos da chamada “terceira via”: Ciro (6,2%) , Huck (5,8%), Moro (5,8%) e Doria […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Pesquisa divulgada hoje pela Veja, encomendada ao Paraná Pesquisas, mostra que o cenário eleitoral para 2022 começa a se clarear.

Bolsonaro e Lula seguem empatados, polarizando a liderança, com 32,7% e 29,3%, respectivamente.

Correndo por fora, ainda muito distantes, estão os candidatos da chamada “terceira via”: Ciro (6,2%) , Huck (5,8%), Moro (5,8%) e Doria (3,6%).

Há notícias de que Huck já teria desistido, em virtude de sua carreira profissional, pois deverá substituir o Faustão no horário que este ocupava, aos domingos. E hoje a Veja publicou que Sergio Moro teria comunicado a seus empregadores que decidiu, em caráter definitivo, não disputar as eleições presidenciais de 2022. As duas decisões podem favorecer Ciro e Doria, que podem se fortalecer como candidatos alternativos a polarização.

A pesquisa também traz cenários de segundo turno, nos quais Bolsonaro ainda vence de todos seus concorrentes, com margens que variam de 3 a 11 pontos: de Lula (42,5% x 39,8%, 3 pontos de vantagem), Ciro (43,4% X 35%, 8 pontos de vantagem) e João Doria (42,6% X 31,3%, 11 pontos de vantagem).

A avaliação de Bolsonaro, por sua vez, continua se deteriorando com bastante velocidade. Segundo o Paraná Pesquisas, 52% dos brasileiros desaprovam Bolsonaro, recorde de rejeição no histórico do mesmo instituto. O percentual de ruim/péssimo, por sua vez, subiu para 43%, igualmente um recorde.

Análise: o cenário mostra uma polarização muito cristalizada entre Bolsonaro e Lula, com margem estreita para a emergência de uma terceira via. Bolsonaro ainda é um candidato competitivo, mas a sua rejeição tem aumentado, ele agora tem um imenso teto de vidro, uma CPI em que, em apenas alguns dias, já produziu bastante estrago em sua imagem, e ele tem hoje pouquíssimos, se é que tem algum, apoio institucional de peso.

Na terceira via, com Huck e Moro fora do jogo, a disputa se transfere para Ciro e Doria. Bolsonaro e Lula absorvem, ao menos nessa pesquisa, cerca de 60% dos votos. Dos 40% que sobram, é preciso descontar uns 15% que sempre anulam ou se abstém. Há um universo, portanto, de 25% de eleitores a ser disputado pela terceira via, mas com a dificuldade desses eleitores se dividirem entre ao menos dois ou três candidatos: Ciro, Doria e Amoedo. A única maneira da terceira via se viabilizar seria um esvaziamento dos candidatos que lideram a pesquisa. Com o aumento da rejeição a Bolsonaro, não seria impossível vê-lo cair mais alguns pontos ao longo das próximas semanas.

Ciro Gomes tem uma posição bastante firme na terceira via. E agora seu principal desafio será herdar o voto órfão de Sergio Moro e Luciano Huck, o que, no primeiro caso, será difícil. É mais fácil que o voto de Moro migre para João Dória, em virtude das críticas pesadíssimas que Ciro sempre fez ao ex-juiz que condenou Lula. Por outro lado, é Ciro quem lidera a terceira via, e talvez consiga reunir em torno de si o voto “útil” do eleitor que não deseja votar em nenhum dos candidatos que lideram. Há um espaço para crescer alguns pontos em cima do chamado “voto crítico”, ou de “protesto”, que parece ter sido importante para Bolsonaro em 2018. Se o pedetista furar o que tem sido o seu teto atual e chegar a uns 15%, ele

Para ver Bolsonaro perder uns 10 ou 15 pontos, no entanto,  temos de aguardar o desenrolar da CPI da Pandemia, além, naturalmente, do processo social como um todo.

Quanto a Lula, o ex-presidente parece muito firme em sua posição, pois vem aumentando, e não diminuindo, e apenas começou as suas movimentações. Ainda pode crescer bastante nas próximas semanas. Mas também deverá começa a enfrentar, em algum momento, um contra-ataque, seguramente com base nas denúncias de corrupção que ainda existem contra ele e os governos dos quais participou, o que talvez cause algum impacto em sua rejeição.

molon e dilma cotrin

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Walter

08/05/2021 - 08h18

Uma cisa é certa, qualquer terceira via só favorece à Bolsonaro.

Getúlio

07/05/2021 - 16h39

Por tudo que foi dito e mostrado, até no Paraná Pesquisa, Lula é o que apresenta menor rejeição, e portanto, tende a crescer, principalmente quando poder em campanha usar sua espetacular capacidade de comunicação. Ele tem o que mostrar dos seus felizes anos de governos. Lula traduz os nossos melhores sentimentos: diálogo, democracia, solidariedade e paz.

ricardo seixas

07/05/2021 - 15h49

Mais uma pesquisa que não precisa ser lida no detalhe para ser desacreditada. Impossível Ciro não ter os 12% de sempre. Verdade que não passa disso, mas não é factível que Ciro, se tudo correr bem, não atinja 12%.

Paulo Cesar Cabelo

07/05/2021 - 15h40

O Miguel esquece de dizer que o Paraná pesquisas sempre mostra a direita bem acima do patamar real , aínda assim se fizermos uma média da Paraná , datapoder e altas político Lula tem dez pontos de vantagem.

José Ricardo Romero

07/05/2021 - 15h26

Parece que o “frisson” com Lula está passando e a realidade vai se impondo; .Lula já era. Não encanta mais.

Hilario

07/05/2021 - 13h35

Empatados ?

Tony

07/05/2021 - 13h06

Empatados…?

Bolsonar ganha em todos os cenarios segundo essa pesquisa.

    Carlos Jose

    07/05/2021 - 16h01

    Todas as pesquisas exitem margens de erros.

    Marcos Luiz Ribeiro de Barros

    07/05/2021 - 16h07

    A Pesquisa é só sobre o Estado do Paraná, a Entidade Federativa mais Bolsonarista do País. E o Comentarista, com desonestidade intelectual, estende para o Brasil inteiro.

      Marcelo

      07/05/2021 - 23h03

      Pior que não. Apesar do nome da instituição ser Paraná Pesquisas, é uma pesquisa nacional.

Batista

07/05/2021 - 12h17

Caramba!

Até o ‘Paraná’ começa a bater em retirada da realidade paralela e isso a 17 meses do primeiro turno da eleição de 2022.

Enfim, adiantou em nada impedi-lo em 2018…

Nessa toada acabará sendo eleito por aclamação, ampla, geral e irrestrita, à exceção dos medíocres, de volta ao silencioso aconchego do lar dos invisíveis e desnecessários no mundo real, de onde jamais deveriam ter saído para mugirem adestrados pela golpista classe dominante, à falta de uso do filtro da modéstia para situá-los.

E não bastando o ‘Paraná’ rumo a realidade, temos o Redação esperançosamente no acostamento (ora ‘terceira via’), acelerando:

“Ciro Gomes tem uma posição bastante firme na terceira via”.

“Quanto a Lula, o ex-presidente parece muito firme em sua posição, pois vem aumentando, e não diminuindo, e apenas começou as suas movimentações. (…) Mas também deverá começar a enfrentar, em algum momento, um contra-ataque, seguramente com base nas DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO que ainda existem contra ele e os governos dos quais participou, o que talvez cause algum impacto em sua REJEIÇÃO.

E por falar em REJEIÇÃO, não é que até o ‘Paraná mostra’, Ciro com 49,4%, Bolsonaro 48,1% e Lula 47,1%.

E pensar que estão tentando para-lo, juntamente com seu partido, o “PT Nunca Mais”, com DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO, há mais de incessantes 17 anos e com concurso, nos últimos 7 anos, de uma específica operação lavajateira para criminaliza-los e carimba-los, com a cumplicidade da mídia comandada pela Globo dos Marinho, responsáveis pela “Maior Corrupção da História da Humanidade”, e por ironia do destino é o candidato do acostamento, do ‘Lula tá preso, babaca!’, o líder de rejeição, até no manjado ‘Paraná’.

Cruel, muito cruel…

    Justiceiro

    07/05/2021 - 16h45

    A ida dele a Brasília foi um sucesso, não foi?

    O cara parecia um leproso. Ninguém quis se encontrar com ele.

    Só restaram Sarney e Freixo. Ui!

Efrem Ventura

07/05/2021 - 11h06

Serà que Lula tem essa coragem toda de se candidatar ?

Luan

07/05/2021 - 10h51

QUe dia vao levar Lula em praça publica para fazer uma pesquisa de verdade ?

    Brown

    07/05/2021 - 13h34

    Levaram no dia que ele foi preso pelo ex-juiz, ex-ministro e atual zé ninguém.
    Mal conseguia andar de tanta gente. As imagens estão no youtube.

    Abraço


Leia mais

Recentes

Recentes