Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Lula assume “oficialmente” que é candidato ao Planalto

Por Redação

20 de maio de 2021 : 08h48

A candidatura de Lula nas eleições presidenciais não era propriamente um segredo. Todos os sinais já foram dados. Mas é sempre um fato político quando um candidato, mormente o que lidera as pesquisas, assume explicitamente sua candidatura.

A revista francesa perguntou a Lula se ele era “oficialmente” candidato às eleições de 2022, e ele respondeu que… sim.

Você é oficialmente um candidato às eleições de 2022?
Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais e gozo de boa saúde, sim, não hesitarei.

***

Abaixo, a tradução livre da entrevista de Lula ao Paris Match:

Exclusivo – Lula: “Serei candidato contra o Bolsonaro”
PARIS JOGO 18 DE MAIO DE 2021
Por Manon Querouil-Brunneel

Para se declarar candidato às eleições presidenciais, Lula escolhe o Paris Match. Dezenove meses de prisão e uma longa batalha judicial não venceram seu compromisso e sua combatividade. Enquanto a pandemia no Brasil já custou mais de 400 mil vidas e o valor do real caiu 40% em 2020, Lula quer ajudar seu país a superar seus problemas. Trechos da entrevista.

Paris Match. Você contraiu a Covid-19 em janeiro passado em Cuba. Como você está hoje ?
Lula da Silva. Estou bem. Para falar a verdade, nem percebi que estava com o Covid: não senti absolutamente nada. Eu descobri fazendo um teste, que deu positivo. Como uma mancha em um dos meus pulmões foi detectada no raio-x, tomei antibióticos. Duas semanas depois, recuperado, pude voltar ao Brasil, onde fiz novos exames. Mesmo vacinado, continuo me cuidando. Evito as multidões, continuo a usar máscara e uso gel hidroalcoólico sempre que preciso. Você vê quem mais me ama sou eu mesmo!

Como você definiria as relações diplomáticas entre Brasil e França?
Ouça (ri), acho que a relação entre os nossos dois países sempre foi extraordinária, excepcional! Acho que tem que continuar assim, apesar das diferenças ocasionais. O Brasil não deve procurar entrar em conflito com nenhum país. Nossa última guerra foi contra o Paraguai há 150 anos! Posso ter divergências com o Presidente dos Estados Unidos, mas não devo perder de vista que devo manter relações diplomáticas com ele para garantir a democracia, a política de desenvolvimento, as relações comerciais, a ciência e a tecnologia.

Você é oficialmente um candidato às eleições de 2022?
Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais e gozo de boa saúde, sim, não hesitarei. Acho que fui um bom presidente. Criei laços fortes com a Europa, América do Sul, África, Estados Unidos, China, Rússia. Sob meu mandato, o Brasil tornou-se um importante ator no cenário mundial, notadamente criando pontes entre a América do Sul, África e os países árabes, com o objetivo de estabelecer e fortalecer uma relação Sul-Sul e demonstrar que o predomínio geopolítico do Norte não é inexorável.

O senhor considera que o juiz Sergio Moro, que o condenou e acaba de ser considerado culpado de parcialidade, trabalhava para o Bolsonaro, do qual posteriormente foi ministro da Justiça?
Em meu primeiro testemunho, eu disse ao juiz Moro: “Você está condenado a me condenar porque a mentira foi longe demais e você não tem como voltar atrás. Na verdade, essa mentira envolveu um juiz, promotores e a grande mídia do país, que me condenaram antes mesmo de eu ser julgado. O que eles não sabiam é que estou pronto para lutar até o último suspiro para provar que se uniram para me impedir de ir às eleições.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

12 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Justiceiro

21 de maio de 2021 às 08h24

Lula sempre foi e sempre será um canalha. Sempre foi candidato. Mas insistia ainda dizer que estava pensando, que ainda não tinha decidido. E o mais risível: diz que pode ser candidato mas vai depender do PT aprovar. É ou não é muita canalhice?

Um ladrão concorrer à presidência da República é uma vergonha para nós. Iso aconteceu em 2006, quando ele foi eleito depois de liderar o mensalão.

Quando a gente pensa que o Brasil se livrou da vergonha de eleger corrupto (Maluf, Jáder etc) eis que voltamos todas as casas.

Responder

Marco Vitis

20 de maio de 2021 às 16h34

Achei ótimo o Lula assumir claramente que é candidato e que pretende uma revanche contra Bolsonaro. Assim acaba essa hipocrisia e mentiras sobre as reais intenções de Lula.
Será que a maioria do povo brasileiro vai querer reeditar aquela desgraçada polarização ?

Responder

    Batista

    21 de maio de 2021 às 11h15

    De modo algum, elegerá ‘O Cara’ logo no primeiro turno.

    Responder

Alan C

20 de maio de 2021 às 15h17

Se for ele a bola de vez, que seja, mas que faça 80% diferente do que fez, que seja menos vendido à elite, mais povo (de verdade!), que faça as reformas pró-povo que nunca fez e que trabalhe muito, pois não vai ter mais commoditie a preço nas alturas.

Se for pro segundo turno contra esse asno miliciano, votarei nele torcendo para que não me decepcione novamente.

Responder

Willy

20 de maio de 2021 às 13h57

Ainda existe esse sujeito ?

Responder

    Batista

    21 de maio de 2021 às 11h30

    Não apenas o sujeito, como o verbo (ser) e o predicado (presidente)

    Responder

alex

20 de maio de 2021 às 13h53

Lula…kkkkkkk

Responder

Paulo

20 de maio de 2021 às 12h30

Taí o que vocês queriam (ou pelo menos parte de vocês)!

Responder

Bandoleiro

20 de maio de 2021 às 11h21

Lula nao faz mais parte da politica brasileira hà anos, talvez serà vice de alguem para nao perder “em primeira pessoa”.

Lula, além de ser um pilantra é anacronistico e ficou no passado e pode ainda ter votos de idiosos e trogloditas doutrinados mas sabe muito que nao tem chances de vencer.

Bolsonaro està tomando o lugar dele no NE.

Até o Cirolipa que sempre foi puxa saco està cuspindo nele…kkkkkkkkkkkkkk

O monopolio da informaçào e o dinheiro acabaram: chances de ganhar …Zero !!

Responder

Valeriana

20 de maio de 2021 às 10h42

“Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais…”

Disse claramente o que a gente sabia…nao serà candidato.

Responder

Saint

20 de maio de 2021 às 09h52

A extremada guerra de classes que resultou na queda da presidente Dilma não contou com o apoio de alguma potência estrangeira aliada ao Brasil?
Sugiro que o caudilho do PT reveja conceitos e estude um pouco de Geopolítica.

Responder

Sergio Oliveira

20 de maio de 2021 às 09h09

Ao responder para Ciro, no twitter, ele disse que não vai fazer o jogo rasteiro; não precisa, o Brasil 247 e outros fazem, e farão, por ele.

Responder

Deixe um comentário