Menu

Após não punir Pazuello, Exército impõe 100 anos de sigilo para processo administrativo

Após o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, decidir não punir o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por participar de um ato político no Rio de Janeiro e receber uma honraria máxima das Forças Armadas por Jair Bolsonaro, a força também decidiu colocar 100 anos de sigilo sobre um processo administrativo contra o general […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Presidente Jair Bolsonaro durante a apresentação do Planao nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, no Palácio do Planalto. Sérgio Lima/Poder360 16.12.2020

Após o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, decidir não punir o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por participar de um ato político no Rio de Janeiro e receber uma honraria máxima das Forças Armadas por Jair Bolsonaro, a força também decidiu colocar 100 anos de sigilo sobre um processo administrativo contra o general da ativa.

Isso foi revelado após O Globo pedir respostas sobre o processo. Em resposta ao jornal, o Exército afirmou que a peça contra Pazuello contém informações pessoais e citou o dispositivo da Lei de Acesso à Informação (LAI) que garante, nessas situações, o sigilo por 100 anos.

“A documentação solicitada é de acesso restrito aos agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que ela se referir”, afirmou o Serviço de Informação ao Cidadão do Exército.

Com isso, a instituição ignora os pontos firmados com a Controladoria Geral da União (CGU). A decisão do Exército ainda cabe recurso. Caso seja mantido a ordem de restrição de acesso existe a chance de interposição de apelação a CGU que possui inúmeros precedentes determinando a liberação da informação.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Valeriana

08/06/2021 - 14h00

O Presidente da Republica é o chefe das forças armadas, por tanto Pazuello é um subordenado; o ato nao foi politico partidario.

Fim da narrativa.

dcruz

08/06/2021 - 13h14

Conclusão: 100 anos é a duração para essa mancha se apagar. 100 anos de vergonha é um bom prazo para remissão de qualquer culpa.

    EdsonLuiz.

    08/06/2021 - 16h57

    Comentário perfeito!

Paulo

08/06/2021 - 12h09

Ou seja, ninguém aqui viverá pra ver a abertura da “caixa de segredos” com os artifícios jurídicos, certamente de grande sabedoria, expostos pelo comandante do Exército pra justificar o injustificável…

Marco Vitis

08/06/2021 - 11h33

Bolsonaro está contribuindo para revelar aos brasileiros o verdadeiro caráter dos militares.
Você acredita que os militares do Exército, Marinha e Aeronáutica colocariam a vida em risco para defender a soberania do Brasil ? Acredita nisso ?


Leia mais

Recentes

Recentes