Paris Café: O PT tem um projeto de governo? Qual é?

Jairo Nicolau: Brasil tenta aprovar pior sistema eleitoral do mundo

Por Redação

21 de junho de 2021 : 16h41

O pesquisador em sistemas eleitorais, Jairo Nicolau que desde 1998 participa de debates sobre reforma política criticou a proposta do Brasil trocar seu atual sistema eleitoral, o proporcional, pelo chamado distritão. De acordo com ele, o país tenta aprovar um retrocesso.

“É inacreditável que o Brasil, numa hora dessas, com tantos desafios, esteja tentando aprovar o pior sistema eleitoral do mundo”, disse ao Estadão.

Ainda na análise do pesquisador, com exceção da simplicidade do modelo (no distritão são eleitos os deputados mais votados por Unidade da Federação e eliminando os votos na legenda), não existe virtude na troca.

“Não fortalece partidos, não aumenta a legitimidade eleitoral, não torna as eleições mais baratas. Só beneficia os políticos que o defendem”, analisou.

“É o tipo de solução para um problema que ninguém apresentou. Preferência por sistema eleitoral não é como preferência por um tipo de filme. Eu gosto de western, outros gostam de filme romântico. Não é assim que funciona. Vamos agora entrar no sistema de comédia pastelão? A gente tem uma escolha institucional que pode não estar funcionando, mas, dentro do cardápio de sistemas eleitorais testados no mundo, esse ou aquele são soluções para resolver tal problema. E o distritão resolve qual problema?”, questionou.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

gabriel

22 de junho de 2021 às 00h26

Distrital misto já!

Responder

Kleiton

21 de junho de 2021 às 22h18

Bangladesh, Burundi e Brásil os países que utilizam urnas eletrônicas … precisa dizer algo mais ?

Responder

Deixe uma resposta