Menu

Justiça absolve Lula e Gilberto Carvalho em ação da Operação Zelotes

Nesta segunda-feira, 21, o ex-presidente Lula, seu ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho e outras cinco pessoas foram absolvidos pela Justiça Federal em Brasília (DF) após serem acusadas pelo Ministério Público Federal (MPF) de favorecer montadoras através da edição de uma Medida Provisória (471/2009). Com isso, todos os sete se tornaram alvos da Operação Zelotes que […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Sérgio Lima/Poder360

Nesta segunda-feira, 21, o ex-presidente Lula, seu ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho e outras cinco pessoas foram absolvidos pela Justiça Federal em Brasília (DF) após serem acusadas pelo Ministério Público Federal (MPF) de favorecer montadoras através da edição de uma Medida Provisória (471/2009).

Com isso, todos os sete se tornaram alvos da Operação Zelotes que teve início em 2017.

De acordo com a denúncia apresentada na época pelo MPF, a empresa Marcondes e Mautoni Empreendimentos, que era representante da Caoa (Hyundai) e MMC (Mitsubishi do Brasil), ofereceu cerca R$ 6 milhões a Lula e Carvalho em troca da edição da Medida Provisória que prorroga incentivos fiscais a montadores instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No seu despacho, o juiz Frederico Botelho de Barros Viana afirmou que a investigação não “demonstrou de maneira convincente” como Lula e o seu ex-chefes de gabinete “teriam participado no contexto supostamente criminoso”.

“Embora existam elementos que demonstrem a atuação por parte da empresa de Mauro Marcondes, no que se refere à prorrogação de benefícios fiscais às empresas CAOA e MMC, não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas a demonstrar a existência de ajuste ilícito entre os réus para fins de repasse de valores em favor de Lula e Gilberto Carvalho”, concluiu.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Carlos Jose

22/06/2021 - 08h16

Lula inocentado mais uma vez, fui tudo armação para tirar Lula da disputa em 2018. Em vou de Lula para ganhar no primeiro turno

Sebastião

22/06/2021 - 01h06

Lula já está fazendo alianças, e até o JN fez reportagem sobre a absolvição de Lula.

Paulo

21/06/2021 - 22h07

Daí o “ato de ofício indeterminado”. Único meio de deter esses crápulas…Mas meio que a própria Justiça parece querer infirmar. Que assim seja, se for para preservar direitos, mas que condenável seja, se for pra absolver os criminosos! E eu acho que é…

Carlos Jose

21/06/2021 - 22h06

Lula mais uma vez inocentado, fui tudo uma grande armação, para tirar Lula da eleição de 2018

Ronei

21/06/2021 - 20h19

Esse juiz é bom, não é igual ao Moro e mais 2 colegiados de segundo e terceiro grau que o condenaram….esse juiz é o cara e os outros não prestam, não é Bibas ?

    Jose Cosme

    22/06/2021 - 08h17

    Não é mesmo igual a Moro, Moro foi oficializado pelo STF como um Juiz ladão


Leia mais

Recentes

Recentes