Paris Café: O PT tem um projeto de governo? Qual é?

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Justiça absolve Lula e Gilberto Carvalho em ação da Operação Zelotes

Por Redação

21 de junho de 2021 : 17h04

Nesta segunda-feira, 21, o ex-presidente Lula, seu ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho e outras cinco pessoas foram absolvidos pela Justiça Federal em Brasília (DF) após serem acusadas pelo Ministério Público Federal (MPF) de favorecer montadoras através da edição de uma Medida Provisória (471/2009).

Com isso, todos os sete se tornaram alvos da Operação Zelotes que teve início em 2017.

De acordo com a denúncia apresentada na época pelo MPF, a empresa Marcondes e Mautoni Empreendimentos, que era representante da Caoa (Hyundai) e MMC (Mitsubishi do Brasil), ofereceu cerca R$ 6 milhões a Lula e Carvalho em troca da edição da Medida Provisória que prorroga incentivos fiscais a montadores instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No seu despacho, o juiz Frederico Botelho de Barros Viana afirmou que a investigação não “demonstrou de maneira convincente” como Lula e o seu ex-chefes de gabinete “teriam participado no contexto supostamente criminoso”.

“Embora existam elementos que demonstrem a atuação por parte da empresa de Mauro Marcondes, no que se refere à prorrogação de benefícios fiscais às empresas CAOA e MMC, não há evidências apropriadas e nem sequer minimamente aptas a demonstrar a existência de ajuste ilícito entre os réus para fins de repasse de valores em favor de Lula e Gilberto Carvalho”, concluiu.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Carlos Jose

22 de junho de 2021 às 08h16

Lula inocentado mais uma vez, fui tudo armação para tirar Lula da disputa em 2018. Em vou de Lula para ganhar no primeiro turno

Responder

Sebastião

22 de junho de 2021 às 01h06

Lula já está fazendo alianças, e até o JN fez reportagem sobre a absolvição de Lula.

Responder

Paulo

21 de junho de 2021 às 22h07

Daí o “ato de ofício indeterminado”. Único meio de deter esses crápulas…Mas meio que a própria Justiça parece querer infirmar. Que assim seja, se for para preservar direitos, mas que condenável seja, se for pra absolver os criminosos! E eu acho que é…

Responder

Carlos Jose

21 de junho de 2021 às 22h06

Lula mais uma vez inocentado, fui tudo uma grande armação, para tirar Lula da eleição de 2018

Responder

Ronei

21 de junho de 2021 às 20h19

Esse juiz é bom, não é igual ao Moro e mais 2 colegiados de segundo e terceiro grau que o condenaram….esse juiz é o cara e os outros não prestam, não é Bibas ?

Responder

    Jose Cosme

    22 de junho de 2021 às 08h17

    Não é mesmo igual a Moro, Moro foi oficializado pelo STF como um Juiz ladão

    Responder

Deixe uma resposta