Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Maringoni: A nota dos chefes militares é um acinte a democracia

Por Redação

08 de julho de 2021 : 08h06

Por Gilberto Maringoni

A nota produzida pelo ministro da Defesa e pelos comandantes das três Armas no início da noite desta quarta (7) é absolutamente inaceitável num regime democrático. Em quatro parágrafos, os altos oficiais buscam intimidar o presidente da CPI do Covid, senador Omar Aziz, e, por tabela, todo o meritório trabalho da Comissão.

Não é à toa. Na tarde de hoje, os senadores começaram a deslindar a ação de duas possíveis quadrilhas incrustradas no ministério da Saúde. Elas disputariam o butim do sobrepreço das vacinas. De um lado estaria a ala comandada pelo deputado Ricardo Barros, e de outro, uma turma que teria o coronel Elcio Franco à testa.

As Forças Armadas – que não têm uma história edificante de defesa da democracia – veem agora o resultado de sua nova e desastrada intervenção na vida política do país. Adentram de corpo a ela e agora não toleram críticas.

Cai por terra a propalada superioridade ética e moral dos setores fardados. Não apenas inúmeros membros se beneficiaram de boquinhas, altos salários, planos de previdência privilegiados e alocações estratégicas na máquina pública, como avançaram com avidez em negociações pouco claras.

Ao contrário do que diz a nota, as Forças Armadas não são fatores essenciais para a estabilidade do país de forma isolada. Só o serão se respeitarem as demais instituições democráticas e a Constituição e deixarem de funcionar como partido político.

É obrigação urgente de todos os partidos entidades democráticas e movimentos sociais denunciarem mais essa ameaça de quatro elementos castrenses e repudiar tentativas nada republicanas de pautar o Congresso Nacional.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

3 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

canastra

08 de julho de 2021 às 09h20

Qual trabalho, nao apuraram nada até hoje pois nao tem nada para apurar, sò teatro para jogar na Globo.

Responder

Efrem Ventura

08 de julho de 2021 às 09h18

Levar a serio Omar Aziz e Renana Calheiros nao é para qualquer um…

Responder

Kleiton

08 de julho de 2021 às 09h04

A democracia de Omar Aziz.

Responder

Deixe um comentário