Menu

Após guinada radical de Roberto Jefferson, deputada aciona TSE para sair do PTB

A deputada federal Luísa Canziani (PR) decidiu entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ter o direito de sair do PTB sem perder o seu mandato. De acordo com a parlamentar, o motivo de sua ação é a ultra guinada do presidente Nacional do partido, Roberto Jefferson, ao bolsonarismo. Canziani também alegou […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A deputada federal Luísa Canziani (PR) decidiu entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ter o direito de sair do PTB sem perder o seu mandato.

De acordo com a parlamentar, o motivo de sua ação é a ultra guinada do presidente Nacional do partido, Roberto Jefferson, ao bolsonarismo.

Canziani também alegou que está sendo alvo de mensagens caluniosa e difamatória pelos membros do PTB após ela ter usado um gravador durante reunião com outros parlamentares no Ministério da Educação. Termos como “traíra”, “x9” e “espiã” foram usadas nas redes sociais pelos petebistas.

Com isso, Luísa revelou que está sofrendo perseguição e que está sofrendo prejuízo na sua imagem como Parlamentar, e por isso pede que o TSE conceda sua desfiliação.

A ação é assinada pela advogada e deputada federal Margarete Coelho (PP-PI) e pelo advogado Luiz Fernando Pereira, de Curitiba. O relator da ação é o ministro Edson Fachin.

Com informações da Folha.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

William C. Jr.

13/08/2021 - 12h47

Comentários de alto nível, tão bons quanto a reportagem.

carlos

28/07/2021 - 07h27

É só sair dessa sigla de aluguel que é hoje o PTB, que se recupera, dar pra perceber, vossa excelência, é esforçada e trabalha com esmero pelo povo do Paraná , é seguir trabalhando ,quem trabalha Deus ajuda.

Marco Vitis

27/07/2021 - 21h55

Roberto Jeferson sempre foi um ladrão. Confessou ser ladrão. Foi preso. Educou a filha para seguir seus passos na política. Jeferson foi da tropa de choque de Collor, parceiro de Lula até o mensalão (quando confessou a sua e outras roubalheiras) e agora está apoiando de modo sociopata o criminoso Bolsonaro (com quem se identifica totalmente).
A pergunta é: por que o povo vota nesses infames seres humanos ?

    Alexandre Neres

    28/07/2021 - 01h46

    Meu caro Marco Vitis, te tenho como progressista, mas às vezes fica difícil. Bob Jefferson era do tropa de choque de Collor e se identifica totalmente com Bolsonaro, exatamente como definiu você. Porém você afirma que esse membro do Centrão foi “parceiro” de Lula e confessou suas e outras roubalheiras. É sério isso? Você acha essa história minimamente plausível? Esse enredo fecha? Primeiro, se não entendermos o presidencialismo de coalizão, ficaremos dividindo o mundo entre os purinhos e os malvados, coisa típica de lavajatista. Indo um pouco além, a denúncia de Jefferson que ganhou toda a aura de verdade pela imprensa dita profissional, que não tratava de outro assunto à época, até mesmo pela simbiose perfeita entre ele e o mito que você mesmo identificou, é digna de ser levada a sério ou Bob Jefferson era um cavalo de troia? O nome mensalão pegou e sua denúncia idem, mas você acha factível que deputados recebessem mesada com regularidade conforme repassava a imprensa militante porque isso gruda que nem chiclete? Bob foi o novo Cabo Anselmo? Lembra daquela cena teatral em que Bob mirava nos olhos de Zé Dirceu e dizia que ele despertava os seus instintos mais primitivos? A denúncia de Bob Jefferson depois de tudo que ele disse e fez, como que se fosse Bolsonaro já teria fechado o STF há muito tempo, merece alguma credibilidade? Bob tem lado em todo este imbróglio, aliás, sempre teve. Na boa…

      Marco Vitis

      28/07/2021 - 15h04

      Alexandre: aprecio sua crítica porque ela é feita com argumentos e sem ofensas pessoais que nada tem a ver com o argumento (na Lógica é chamada de Falácia Ad Hominem). Por isso, vou expor meu pensamento completo a você.
      (1) apoiei Lula e o PT desde a fundação do partido. Um partido fundado por grupos populares. Hoje está muito distante disso. Eu (apenas um cidadão anônimo) tenho o mesmo entendimento que duas figuras notáveis: Mano Brown e Gilberto Carvalho. O PT precisa voltar às suas origens. É uma organização política importante para a História do Brasil. Fui em todas as manifestações contra o criminoso impeachment de Dilma, conta o golpe, #EleNão etc. Portanto, sou anônimo, mas não sou alienado e seu qual é meu lado político.
      (2) Sobre as eleições de 2018: meu entendimento era de que o PT perderia as eleições por causa do antipetismo. Antipetismo fundado em Mentiras, mas também em Verdades. O fato é que eu tinha convicção que o antipetismo derrotaria um candidato do PT e o resultado das eleições confirmou isso. Elegemos um ser infame, ignorante, inescrupuloso, criminoso. A estratégia eleitoral de Lula foi derrotada. Difícil acreditar que Lula não previa disso (ele não é um gênio da Política ?). Penso que ele priorizou a si e ao partido em detrimento do interesse coletivo. Isso deixou sequelas em todos os aliados históricos. Na Argentina, Cristina Kirchner fez exatamente o oposto e venceram as eleições. Portanto, este fato também comprova que a estratégia eleitoral de Lula estava errada. Mas os petistas não aceitam esse entendimento e fazem uma narrativa inacreditável para a explicar um fato que é a derrota. Este foi o ano de minha “epifania” sobre em quê o PT tinha se transformado. Votei no Haddad, claro. Mas só voto atualmente no PT nessas condições extremas.
      (3) Presidencialismo de Coalização é um eufemismo pra corrupção política. Eu abomino isso e tenho vergonha de ter apoiado um partido que usou essa prática pra governar. Alguns relativizam dizendo: essa é a “real politik”. Ok. Fez isso pra alterar estruturas fundamentais do Brasil ? Não. Lula não teve coragem de enfrentar o poderoso sistema financeiro, o poderoso sistema de comunicação, a perversidade do sistema de tributos, a criminosa desigualdade social (veja os indicadores sociais. eles melhoram um pouco, mas permanecem praticamente constantes nos 14 anos de governo PT). Eu estava na base, apoiando e defendendo o PT, achando que uma hora a coisa mudaria. Observe, caro Alexandre, que o PT vem perdendo a todo ano representação política (dado objetivo e verificável: quantidade de prefeitos e deputados). Esse presidencialismo de coalizão é uma merda até mesmo na pragmática.
      (4) Mensalão: é claro que esse nome não corresponde à realidade. Mensalão não existia, mas a corrupção ficou comprovada. Jeferson é ladrão confesso. Mas revelou uma prática criminosa, imoral, e que foi ampliada no segundo governo Lula. Penso que Lula não sabia do “mensalão”. Isso era coisa do grupo do Zé Dirceu operado pelo Delúbio Soares. [Há um fato histórico: enquanto Lula e Zé Alencar discutiam política na sala, em outro cômodo o Zé Dirceu negociava o valor do apoio financeiro ao PL com Valdemar Costa Neto]. Mas no seu segundo governo, os grandes lances de corrupção na Petrobras, Furnas etc. era do conhecimento de Lula. Não acredito que Lula meteu dinheiro sujo no bolso. O caso do triplex é risível. Mas no caso do sítio há um desvio ético grave. Ou não ? Em suma: não aceito o presidencialismo de coalização. O discurso do PT, na sua origem, era luta sem tréguas contra a corrupção. Esse valor eu ainda preservo.
      (5) O que fazer ? Penso que o PT cometeu “pecados capitais” (pra usar uma linguagem religiosa) e precisa voltar às suas origens, pra voltar a ser um partido digno e confiável. Fortalecer as organizações de base e educar politicamente o povo. Como disse José Mujica: “nossos governos (de esquerda) desenvolveram consumidores. Deveríamos ter desenvolvido cidadãos”. Outro dia Lula voltou a falar em “picanha e cerveja”. Reflita um pouco sobre o significado profundo desse “valor”. Perdemos essa enorme oportunidade histórica e não adianta chorar. Precisamos de um Projeto Estratégico para o Brasil, que está numa merda inacreditável, e hoje o único político que o apresenta é Ciro Gomes. Tem neste momento o meu apoio. Mas não é definitivo porque não cultuo a Idolatria. Se até o ano que vem surgir um projeto melhor, apoiarei.


Leia mais

Recentes

Recentes