Menu

Associação de Mídia Digital pede ao Youtube que remova vídeo de Bolsonaro

ABMD pede ao Youtube remoção de live de Bolsonaro com ataques ao sistema eleitoral “Na última quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro usou seu canal na plataforma YouTube, com apoio inédito e flagrantemente ilegal da TV Brasil/Radiobrás e do aparato de comunicação social da Presidência da República, para inventar falsas vulnerabilidades das urnas eletrônicas e do […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

ABMD pede ao Youtube remoção de live de Bolsonaro com ataques ao sistema eleitoral

“Na última quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro usou seu canal na plataforma YouTube, com apoio inédito e flagrantemente ilegal da TV Brasil/Radiobrás e do aparato de comunicação social da Presidência da República, para inventar falsas vulnerabilidades das urnas eletrônicas e do processo de apuração e contagem de votos do Brasil. Também atacou instituições como o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Superior Eleitoral e seus ministros.

Usadas como apoio à disseminação de tais ataques que repugnam os democratas e a Democracia, redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, além das plataformas do Google e de aplicativos de mensagens como Whatsapp e Telegram, não só reproduziram as falas inverídicas presidenciais como, dado as características que lhes são próprias, arquivam e seguem (e seguirão) municiando o arsenal de falsidades, ódios e discursos impróprios produzidos pelo presidente e por sua máquina de intervir na cena política de forma desonesta e inapropriada.

Diante disso, e em razão do aprendizado que as democracias eleitorais em todo o mundo – inclusive o Brasil – colhem das sucessivas e contemporâneas intervenções de autocratas, candidatos a ditadores e fascistas que manipulam eleições a partir de fake news, a Associação Brasileira de Mídia Digital (*) solicita que o YouTube exclua definitivamente de sua plataforma todos os vídeos produzidos a partir desta “live” presidencial, bem como a sua íntegra.

Também é razoável esperar a punição do canal dentro das regras da empresa, que atua corretamente para evitar a disseminação de mentiras.

A ABMD pede ainda ao Google que vete as buscas pelos vídeos falsos, assim como às redes sociais e aplicativos de mensagens para que derrubem a disseminação e circulação das falsas afirmações feitas pelo presidente.

O processo de coleta e apuração de votos adotado no Brasil é íntegro, moderno e auditável. Ele cumpre forte papel na reconstrução democrática desde que a ditadura militar foi derrotada.

Deter cargos públicos não é prerrogativa para faltar com a verdade nas redes, nem diferencia um presidente mentiroso de qualquer outro criminoso que usa mentiras para abalar instituições e conturbar processos político-eleitorais.

Os veículos de comunicação que nós representamos fazem jornalismo independente e moderno. O ambiente digital é o ecossistema que habitamos. Nele, explicamos a conjuntura e levamos aos nossos leitores, telespectadores, ouvintes, assinantes, associados e parceiros, notícias reais e apuração honesta de fatos. Temos compromisso com a verdade.

Ninguém, pode vir a esse ambiente de mídias digitais para confundir, mentir e dividir ainda mais a sociedade.

Agir rapidamente contra as fake news, será didático para todos – sobretudo para o Brasil e para os brasileiros. E isso é urgente”.

Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD)*

Florestan Fernandes Jr., presidente

Luís Costa Pinto, vice-presidente

Adriana Delorenzo, secretária-geral.

(*) Associação Brasileira de Míedia Digital (ABMD), constituída em 09 de julho de 2021 com a participação de todos os seus associados-fundadores e com seu Estatuto Social, em fase de registro, com sede em Brasília

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Tony

30/07/2021 - 21h50

Associação da mídia pedindo censura logo no começo….kkkkkkkkkk

Duilio

30/07/2021 - 18h25

Se fosse o Lula pedindo o voto impresso o estariam chamando de grande democrata, estadista e mais um monte de besteiras…ridiculo.

Valeriana

30/07/2021 - 18h23

“municiando o arsenal de falsidades”…que detem a verdade absoluta ?

“ódios e discursos impróprios”…quem decide o que é improprio ou nao ?

“máquina de intervir na cena política de forma desonesta e inapropriada”…quem decide o que é honesto ou inapropriado ou nao ?

Onde se viu uma merda dessa em paises normais ?

franco

30/07/2021 - 18h15

“Ninguém, pode vir a esse ambiente de mídias digitais para confundir, mentir e dividir ainda mais a sociedade….”

O que sigifica essa cagada, que todo mundo deve ter a mesma opiniao…?

O que significa confundir…? Fazer as pessoas pensar e decidir com a propria cabeça ?
O que significa mentir…? Cada um de nos fala o que quer e quem esta do outro lado acredita ou menos no que quer.

Quem ja viveu fora desse paiseco fica com os cabelos em pé lendo essas asneiras fascistoides….vomitévol.


Leia mais

Recentes

Recentes