Menu

Novo relatório do voto impresso quer estabelecer “contagem manual”

O relator do projeto do voto impresso, deputado Filipe Barros (PSL-PR), protocolou hoje o texto substutivo, que deverá ser analisado pelos membros da Comsisão Especial. O novo texto desistiu de adotar contagem mecanizada dos recibos impressos, e optou “por adotar uma nova alternativa: a contagem pública e manual dos votos impressos”. A versão também diminui […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Apoiadores do presidente pedem voto impresso em Brasília EVARISTO SA / AFP

O relator do projeto do voto impresso, deputado Filipe Barros (PSL-PR), protocolou hoje o texto substutivo, que deverá ser analisado pelos membros da Comsisão Especial.

O novo texto desistiu de adotar contagem mecanizada dos recibos impressos, e optou “por adotar uma nova alternativa: a contagem pública e manual dos votos impressos”.

A versão também diminui o poder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao reduzir seu papel nas investigações sobre eventuais denúncias nos processos de votação, e autorizar que eleitores acompanhem a contagem manual dos votos impressos.

Uma outra alteração visa derrubar a regra da anualidade, segundo a qual mudanças na legislação eleitoral só poderiam ser implementadas um ano antes de serem aprovadas. O relator tenta, com isso, fazer com que as mudanças tenham validade para as eleições de 2022.

Opinião do blog: as mudanças propostas pelo relator deixam claro que o objetivo do projeto do voto impresso visa tão somente tumultuar.

Se a introdução do voto impresso geraria imensas dificuldades na apuração, como uma extrema lentidão no processo, além do risco de quebra de sigilo, uma contagem manual, sem uso de máquinas, e com presença de militantes políticos no local, intensificaria dramaticamente esses problemas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Beto

05/08/2021 - 10h13

Contagem manual seria ridículo. O problema da urna eletrônica não é esse. A dúvida é qto a certeza de que o voto foi gravado na memória da urna da exata maneira como foi digitado pelo eleitor. A auditoria disso seria feito por amostragem e não por contagem total manual.
Voltar à contagem manual seria uma insanidade ridícula.

franco

04/08/2021 - 18h22

E’ o que fazem os paises desenvolvidos…contam manualmente voto por voto e sem isteria nenhuma.

    Rodrigo

    05/08/2021 - 00h23

    Países desenvolvidos não tem um psicopata na presidência e nem milhares de milicos inúteis entulhados no governo


Leia mais

Recentes

Recentes