Menu

Pacheco anuncia que rejeitou pedido de impeachment contra Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciou em entrevista coletiva que rejeitou o pedido de impeachment protocolado pelo Palácio do Planalto, por ordem de Jair Bolsonaro, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. No pedido, Bolsonaro pediu que Moraes fosse derrubado pelo artigo 39 da Lei 1.079/1950, afirmando que “impulsiona os […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciou em entrevista coletiva que rejeitou o pedido de impeachment protocolado pelo Palácio do Planalto, por ordem de Jair Bolsonaro, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

No pedido, Bolsonaro pediu que Moraes fosse derrubado pelo artigo 39 da Lei 1.079/1950, afirmando que “impulsiona os feitos inquisitoriais com parcialidade, direcionamento, viés antidemocrático e partidário, sendo, ao mesmo tempo, investigador, acusador e julgador”.

“Imediatamente ao receber o pedido, eu o encaminhei à Advocacia-Geral do Senado para que emitisse um parecer de natureza jurídica e técnica. O parecer, muito bem fundamentado, reconhece que os fatos declinados na petição não se superpõem à Lei 1.079, um rol taxativo de hipóteses que admitem impeachment de ministros do STF”, anunciou Pacheco.

O demista lembrou que é de responsabilidade da presidência do Senado, ao receber o pedido, de fazer uma avaliação sobre as condições objetivas, formais e materiais.

Ele também reiterou que “de todos os fatos declinados na denúncia, nenhum teve adequação legal à Lei 1.079, de modo que o parecer é de que carece ao pedido a chamada justa causa, por falta da tipicidade. Consequentemente, a recomendação da Advocacia-Geral do Senado é pela rejeição da denúncia”. 

Assista a entrevista completa!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes