Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

A nova pesquisa nacional do Instituto Ranking

Por Miguel do Rosário

21 de setembro de 2021 : 18h10

Uma nova pesquisa do Instituto Ranking, realizada entre os dias 16 e 20 de setembro, confirma o que outros levantamentos vem apontando nas últimas semanas: uma relativa acomodação do cenário eleitoral.

Bolsonaro parou de cair.

Lula parou de crescer.

A terceira via avançou algumas casas.

No cenário 3, com cinco candidatos, se detecta dois movimentos importantes: queda de 4 pontos de Lula, crescimento de 5 pontos de Ciro, e estagnação de outros candidatos. O desafio maior do pedetista, porém, é tirar Bolsonaro, que se mantém firme na segunda posição.

No cenário 4, que traz apenas os três principais candidatos, Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes, o gráfico em votos válidos mostra que o petista ainda ganharia no primeiro turno, com 51% (tinha 57% antes). Bolsonaro, por sua vez, oscila um ponto para cima, e Ciro experimenta um aumento expressivo, de 8,7% para 13,3%.

Links do relatório completo das últimas pesquisas do Instituto Ranking: julho e setembro.

Abaixo, alguns paineis da última pesquisa de setembro.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Kleiton

21 de setembro de 2021 às 22h21

Nem Lula acredita nessa merda.

Responder

Deixe um comentário