Menu

Chico D’Angelo: Para as professoras e professores do Brasil

Por Chico D’Angelo O Brasil parece mergulhado em tempos de desesperança. O obscurantismo, o negacionismo, a insensatez, o ódio pela cultura e pela arte, campeiam de forma assustadora. Um dos casos mais gritantes desse projeto de terra arrasada promovido por Jair Bolsonaro e seus asseclas manifesta-se no campo da educação. No país de Anísio Teixeira, […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Agência Câmara

Por Chico D’Angelo

O Brasil parece mergulhado em tempos de desesperança. O obscurantismo, o negacionismo, a insensatez, o ódio pela cultura e pela arte, campeiam de forma assustadora. Um dos casos mais gritantes desse projeto de terra arrasada promovido por Jair Bolsonaro e seus asseclas manifesta-se no campo da educação. No país de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro, atacar a educação é uma maneira de comprometer o futuro, consolidar um projeto de exclusão social e abdicar de qualquer perspectiva de soberania nacional mais consistente.

Paulo Freire, patrono da educação brasileira, insistia na necessidade de uma pedagogia comprometida com a justiça social, que combatesse o que o mestre chamava de “educação bancária”: aquela que, antes de formar cidadãos, se preocupa em adestrar estudantes para que eles se adequem aos ditames do mercado.

É neste contexto de crise que se aproxima o dia 15 de outubro, data em que se homenageiam as professoras e professores do Brasil. A data se refere ao decreto de D. Pedro I que, no ano de 1827, criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras nas cidades brasileiras. No ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, sugeriu fazer da data um dia de confraternização e de homenagem aos professores. A ideia deu certo e, em 1963, a comemoração foi oficializada pelo presidente trabalhista João Goulart, pelo decreto federal nº 52.682.

Além da comemoração, é necessário que o dia em homenagem às nossas professoras e professores desperte também o compromisso de cada um de nós com a categoria. Recentemente, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico , grupo que agrega 34 economias avançadas ou emergentes, divulgou um estudo mostrando que a remuneração dos professores da educação básica no Brasil é bem mais baixa do que a média dos países membros da organização. Além disso, o Brasil foi apontado como um dos países mais hostis para quem leciona em escolas públicas.

Como ressaltou Darcy Ribeiro em sentença famosa, “a crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto”. A efetiva transformação que almejamos para o país – ancorada na defesa intransigente da democracia, da justiça social, do respeito às minorias e da soberania nacional – não têm como se efetivar sem a consciência de que a educação é ponta de lança das mudanças desejadas. 

A luta pela dignidade das professoras e professores do nosso país é um compromisso urgente que precisamos abraçar, para que possamos modificar as mazelas do presente e construir, com esperança, um futuro mais próspero. Como diz o samba de 2019 da Mangueira, é na luta é que a gente se encontra. Viva as professoras e professores do Brasil!

Chico D’Angelo é deputado federal pelo PDT do Rio de Janeiro

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

João Batista dos Santos Bomfim

02/10/2021 - 14h50

Lamentável, ler comentários dessa natureza. A crise na educação é de fato fabricada, basta analisar o quem vem acontecendo recentemente. ” Em um país que o ministro da educação afirma que educação tem que ser para poucos” o é preciso dizer mais? Qual a razão da educação para esse senhor? A nossa carta política de 1988, diz que somos todos iguais. Será que só filho de rico é que pode ser médico?

Sandy

02/10/2021 - 08h52

Parabéns pelo excelente artigo, jornalista Chico D’ Angelo. As escolas poderiam estar 100% se a vacina tivesse chegado antes e para todos. As casas e a internet dos professores tiveram que se transformar em escola. Aos poucos, com segurança, está havendo o retorno. Mas a saúde emocional interfere na aprendizagem. Este obscurantismo deixou marcas em nossas futuras gerações. Marcas de dor e fome.

EdsonLuiz.

02/10/2021 - 01h23

Cleiton,

Discordâncias minhas e suas com Chico D’Angelo à parte, Paulo Freire é um gigante da educação, Cleiton.

A Finlândia, um paizinho muito pequeno, antigamente com poucos recursos e uma versão de gelo em forma de terra, se desenvolveu aumentando a qualidade da educação. Hoje, nas avaliações internacionais de educação, a Finlândia sempre aparece ocupando a 1ª ou segunda colocações. Nas escalas de desenvolvimento, qualidade de vida e riqueza a Finlândia está sempre entre os três primeiros.

Cleiton, adivinha o método pedagógico aplicado nas escolas da Finlândia? Em TODAS as escolas daquele país?

Kleiton

01/10/2021 - 21h43

As escolas estão fechadas há 2 anos inutilmente porque os professores não querem voltar a trabalhar e porque os pais não querem mandar os filhos pra escola.

O ensino não é uma prioridade para os Brasileiros, não existe a cultura do estudo e do trabalho também.

Paulo Freire ou um jegue, não são a mesma coisa, um jegue serve para alguma coisa.

Kleiton

01/10/2021 - 21h40

…nas salas de aulas tem os alunos e os professores, ninguém mais.

Ou os alunos são idiotas ou os professores não sabem ensinar… ou é uma opção ou a outra, não tem pra onde correr.


Leia mais

Recentes

Recentes