Menu

Temer defende semipresidencialismo já para o próximo governo

Durante sua participação no 9º Fórum Jurídico de Lisboa, o ex-presidente Michel Temer (MDB) defendeu a aprovação do semiprensidencialismo, regime que na qual o Executivo Federal divide o poder com um primeiro-ministro indicado e aprovado pelo Parlamento. Temer avalia que o Congresso Nacional possui tempo hábil com o objetivo de aprovar o projeto até março […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Durante sua participação no 9º Fórum Jurídico de Lisboa, o ex-presidente Michel Temer (MDB) defendeu a aprovação do semiprensidencialismo, regime que na qual o Executivo Federal divide o poder com um primeiro-ministro indicado e aprovado pelo Parlamento.

Temer avalia que o Congresso Nacional possui tempo hábil com o objetivo de aprovar o projeto até março de 2022. Em outras palavras, o emedebista defende que o regime já seja aplicada no próximo governo a partir de 2023.

“A maioria parlamentar é sempre instável no presidencialismo. Você tem partidos que apoiam o seu governo. Mas, na hora da votação, metade vota a favor e metade vota contra”, disse o ex-presidente.

“Eu trouxe o Congresso para governar comigo não apenas porque era da nossa formação democrática […], mas o fato é que no presidencialismo você também não pode governar sem o Congresso Nacional”.

Além de fazer a defesa do tema, Temer sugeriu que a aprovação do primeiro-ministro seja por meio de uma “câmara unitária”, ou seja, junção da Câmara dos Deputados ao Senado. “Senado e Câmara formam um corpo único para votar pela aprovação do primeiro-ministro”, completou.

No mesmo fórum, o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) também defendeu a instalação do semiprensidencialismo.

“A previsão de uma dupla responsabilidade do governo, ou de uma responsabilidade compartilhada do governo, que responderia tanto ao presidente da República quanto ao Parlamento, pode ser a engrenagem institucional que tanto nos faz falta nos momentos de crises políticas mais agudas”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rosinei Brandão

17/11/2021 - 21h42

É problema técnico ou então pq vc Rosário não aceita nenhum comentário meu? Gosto de seu blog, porém doravante , não postarei mais nada. Acha que meu tempo não vale nada? Tchau querido.

Paulo

17/11/2021 - 17h46

Por que será que só suspeitos de crimes, investigados e processados insistem nisso? Efeito Moro?

Rosinei Brandão

17/11/2021 - 17h11

Pelo amor de Deus, esse golpista não tem nenhuma idéia original? Nada contra os velhos, mas ser velhaco e destruir as instituições é inadmissível
E se acha advogado constitucionalista. Por que não respeitou então a CF?

Alexandre Neres

17/11/2021 - 17h04

Uma vez golpista, sempre golpista…


Leia mais

Recentes

Recentes