Menu

Lawfare contra os Ferreira Gomes

A campanha para as eleições de 2022 começou oficialmente neste 15 de dezembro com uma operação com cara, cheiro e gestos de lawfare, ou seja, de guerra jurídica com fins políticos. A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira, 15, a “operação Coliseu” para investigar um suposto esquema de fraudes, pagamentos de suborno a agentes […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A campanha para as eleições de 2022 começou oficialmente neste 15 de dezembro com uma operação com cara, cheiro e gestos de lawfare, ou seja, de guerra jurídica com fins políticos.

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira, 15, a “operação Coliseu” para investigar um suposto esquema de fraudes, pagamentos de suborno a agentes políticos e servidores públicos durante as obras no estádio Castelão em Fortaleza, entre 2010 e 2013, para a Copa do Mundo de 2014.

Entre os alvos estão o ex-governador do Ceará, Cid Gomes, e o seu irmão Ciro Gomes, pré-candidato a presidência pelo PDT. Ao todo, oitenta agentes da PF cumprem 14 mandatos de busca e apreensão em Fortaleza (CE), Meruoca (CE), Juazeiro do Norte (CE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e São Luís (MA).

Vale ressaltar que o inquérito foi aberto no início de 2017 e só agora a Polícia Federal fez a primeira operação na busca de provas do suposto esquema.

“As investigações tiveram início no ano de 2017, sendo identificados indícios de esquema criminoso envolvendo pagamentos de propinas para que uma empresa obtivesse êxito no processo licitatório da Arena Castelão e, posteriormente, na fase de execução contratual, recebesse valores devidos pelo Governo do Estado do Ceará ao longo da execução da obra de reforma, ampliação, adequação, operação e manutenção do Estádio Castelão. Apurou-se indícios de pagamentos de 11 milhões de reais em propinas diretamente em dinheiro ou disfarçadas de doações eleitorais, com emissões de notas fiscais fraudulentas por empresas fantasmas”, diz a PF.

Além de autorizar a Polícia Federal a cumprir mandados de busca contra Ciro Gomes e o irmão do presidenciável do PDT, o senador Cid Gomes, o juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida autorizou a quebra de sigilos bancário, telefônico e telemático dos irmãos e de mais 12 alvos entre pessoas físicas e jurídicas investigadas por envolvimento num esquema de corrupção armado, segundo os investigadores, quando Cid comandava o governo do Ceará.

“AUTORIZO a apreensão de computadores, telefones celulares, tablets, pendrives e outros dispositivos de armazenamento de midia, sejam eles funcionais e/ou particulares. AUTORIZO, igualmente, o acesso a todos os dados (p.ex. registros de chamadas; conteúdo das comunicações via aplicativos do tipo Whatsapp, Telegram ou SMS; vídeos; áudios; fotos, informações de georreferenciamento, etc.) existentes nos computadores, telefones celulares, tablets, pendrives e demais equipamentos eletrônicos/computacionais ou mídias apreendidos na posse dos investigados, bem como na chamada “nuvem” (cloud computing), relativa aos diversos serviços de armazenamento on line de conteúdo (Google Drive, Onedrive etc)”, diz o juiz.

Após deflagrada a operação, a Justiça quer fazer a análise dos materiais apreendidos pela PF nesta operação.

Em nota, o pré-candidato Ciro Gomes classificou a ordem judicial como “abusiva” e disse que o presidente Jair Bolsonaro transformou o Brasil num “Estado Policial que se oculta sob falsa capa da legalidade”. Já o ex-governador Cid Gomes não se manifestou até o momento.

Leia a nota de Ciro Gomes na íntegra!

Nota de Ciro Gomes

Até esta manhã, eu imaginava que vivíamos, mesmo com todas imperfeições, em um pais democrático.

Mas depois de a Policia Federal subordinada a Bolsonaro, com ordem judicial abusiva de busca e apreensão, ter vindo à minha casa, não tenho mais dúvida de que Bolsonaro transformou o Brasil num Estado Policial que se oculta sob falsa capa de legalidade.

O pretexto era de recolher supostas provas de um suposto esquema de favorecimento a uma empresa na licitação das obras do Estádio do Castelão para a Copa do Mundo de 2014.

Chega a ser pitoresco. O Brasil todo sabe que o Castelão foi o estádio da Copa com maior concorrência, o primeiro a ser entregue e o mais barato construído para Copas do Mundo desde 2002. Ou seja, foi o estádio mais econômico e transparente já feito para a Copa do Mundo.

Mas não é isso. E sejamos claros. Não tenho nenhuma ligação com os supostos fatos apurados. Não exerci nenhum cargo público relacionados com eles. Nunca mantive nenhum tipo de contato com os delatores. O que, aliás, o próprio delator reconhece quando diz que NUNCA me encontrou.

Tenho 40 anos de vida pública e nunca fui acusado nem processado por corrupção.

Não tenho dúvida de que esta ação tão tardia e despropositada tem o objetivo claro de tentar criar danos à minha pré-candidatura à Presidência da República. Da mesma forma tentaram 15 dias antes do primeiro turno da eleição de 2018.

O braço do estado policialesco de Bolsonaro, que trata opositores como inimigos a serem destruídos fisicamente, levanta-se novamente contra mim.

Não tenho dúvida de que esta ação tão tardia e despropositada tem o objetivo claro de tentar me intimidar e deter as denúncias que faço todo dia contra esse governo que está dilapidando nosso patrimônio público com esquemas de corrupção de escala inédita.
Nuca me senti um cidadão acima da lei, mas não posso aceitar passivamente ser tratado como um subcidadão abaixo da lei.

Sou um homem do embate, do combate e do Direito. Essa história não ficará assim. Vou até as últimas consequências legais para processar aqueles que tentam me atacar. 
Meus inimigos nunca me intimidaram e nunca me intimidarão.

NINGUÉM VAI CALAR A MINHA VOZ

***

O deputado André Figueiredo (PDT-CE), em sua conta twitter, lembrou que o juiz que autorizou a operação foi o mesmo que absolveu um neonazista há pouco tempo, que havia culpado os “judeus” pela pandemia, afirmando que se tratava de “liberdade de expressão”.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mariano

15/12/2021 - 19h30

quando o STF mandou a Policia Federal na casa de Sergio Reis por ser uma “ameaça a democracia” esses cretinos auto proclamados democratas e estadistas bam bam bam ficaram calados…agora que a PF foi na casa deles para investigar uma possivél corrupçào choram, esperneiam, gritam….

Bando de Zé Ruelas de terçeiro mundo e nada mais, gentinha patetica de quarto nivél eles qe que mainda nao aprendeu minimamente o que é a democracia.

Natalia

15/12/2021 - 18h40

Se o Cirolipa nao fez nada de errado vai ser bom pra ele, o inquerito serà arquivado em ano elitoral e ele se sairà bem ganhando pontos…caso contrario tà lascado.

Sá Pinho

15/12/2021 - 18h39

Falta pouco, muito pouco, para o Ciro sério, a proclamar-se “Cirão da Massa”, acordar na categoria comediante Ciro e dela nunca mais conseguir se afastar.

Enquanto uma das pesquisas que contam, à véspera, prenuncia a sagração da posse anunciada, desde o sequestro prisão, adiada, de súbito, na manhã seguinte, à moda lavajateira, a família Gomes é estrovengamente atropelada pela PF e sem pensar, além do que continuadamente pensa, Ciro garganteia com pistolas às mãos, mirando Bolsonaro e Lula, e dá-lhe, pela mira enviesada, mais tiros nos pés, à falta de um átimo para ater-se a quem e a que se destina o fruto dessa ‘espetada’ a ele aparentemente destinada, pois prima-irmã na mesma escola da fakeada, visando de fato, e não de direito, evitar a anunciada sagração na primavera de 22, na primeira volta.

Reforçar Ciro como vítima, para que estanque a perda de votos em direção ao anunciado e passe a subtrai-los ‘do que não pode ser eleito’, com riscos da Casa Grande finalmente entrar em processo irreversível de extinção, pela fadiga do material xucro que constitui a classe dominante, é a única chance em que ainda creditam poder impedir o que não dá mais para ser impedido, para que possam gestarem um improvável milagre, quatro escassas semanas depois, sem darem-se conta que contra não apenas ‘nove dedos’, mas milhões de mãos e bilhões de dedos enraizados no sonho que não se sonha só, se sonha junto, como projeto de vida, e que aos anteontem berrados ‘Nunca Mais’, odientos, hoje, respondem cantando: “Voceis pensam que nóis fumos embora, nóis enganemos voceis, fingimos que fumos e vortemos, ói nóis aqui traveis… ói nóis aqui traveis.”

Afinal, vale a pena aos que na vida não se apequenam, “sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder, vencer o inimigo invencível, negar quando a regra é vender.
(…) Voar num limite improvável, tocar o inacessível chão.
É [nossa] lei, é [nossa] questão, virar esse mundo, cravar esse chão…”

Jonathan

15/12/2021 - 18h34

“pede explicaçoes aos outros…”

Jonathan

15/12/2021 - 18h33

Sò quando a justiça pede explicaçoes estamos em democracia mas quando batem a porta dele de repente a democracia acaba…?

Que nivél hein…

Partagas

15/12/2021 - 18h30

A PF compriu ordem de um Tribunal, o que tem a ver a PF com isso…?

Alanus

15/12/2021 - 13h46

Quais fins politicos…?

Tentar conter o 2% de votos do Cirolipa par que nao chegue a 3%…? Kkkkkkkkkkkkkkk

Duilio

15/12/2021 - 12h59

Começe o mimimi….

Fanta

15/12/2021 - 12h56

Quando a justiça investiga algum politico a historinha é sempre a mesma, sempre…

Alexandre Neres

15/12/2021 - 12h04

“Eu queria prestar a minha solidariedade ao Ciro Gomes e ao irmão dele, o Cid. E o meu repúdio ao comportamento da PF e de quem determinou a invasão do candidato a presidente Ciro Gomes e de seu irmão senador da República. É inexplicável que pessoas que poderiam ser intimadas a dar um depoimento, a dar uma explicação, tenham a sua casa invadida sem levar em conta que um é candidato a presidente e outro é senador da República. E são pessoas que têm uma vida idônea, provada e comprovada nesse país”, disse Lula num programa de entrevistas antes de responder à primeira pergunta.

Dixi

15/12/2021 - 10h54

Eu até poderia tentar defender o Ciro Gomes, mas lembrei que “a minha relação com o CiroPedetismo corrompido e neoliberal tosco” está encerrada, não é mesmo?

Tiago Silva

15/12/2021 - 10h53

Parece até coincidência, pois quando Ciro começa a utilizar sua verborragia contra o politiqueiro lesa-pátria que sobrevive pela impunidade (Sérgio Moro)… Aí a PF faz uma operação bem midiática contra Ciro e Cid Gomes!

No meu entender, pode ser mais uma das coisas estranhas que acometeram as instituições nesses últimos tempos …

Infelizmente já virou praxe no Brasil deixarem “vazar” acusações sem lastro probatório contra candidatos de esquerda no período eleitoral (ainda mais quando o candidato de Esquerda seja um obstáculo eleitoral do candidato do PIG), será que estão antecipando até isso!


Leia mais

Recentes

Recentes