Menu

Lula volta a dizer que é contra a guerra na Ucrânia

Durante seu primeiro discurso no México, o ex-presidente Lula (PT) voltou a dizer que é contra a guerra entre Rússia e Ucrânia. As declarações foram feitas na noite desta quarta-feira, 2, após o líder progressista ter sido recepcionado pelo presidente Manuel Lopez Obrador. Nas palavras de Lula, o mundo precisa de paz, amor e compreensão. […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

Durante seu primeiro discurso no México, o ex-presidente Lula (PT) voltou a dizer que é contra a guerra entre Rússia e Ucrânia. As declarações foram feitas na noite desta quarta-feira, 2, após o líder progressista ter sido recepcionado pelo presidente Manuel Lopez Obrador.

Nas palavras de Lula, o mundo precisa de paz, amor e compreensão. Ele também lembrou aos líderes mundiais que os povos querem apenas viver dignamente e pediu para que os governantes sentem na mesa para negociar e encontrar uma solução para o conflito.

“O mundo precisa de paz, de amor, de compreensão. As pessoas querem apenas viver dignamente e por isso fazemos o apelo: governantes baixem as armas, sentem na mesa de negociação e encontrem uma solução. O mundo precisa de comida, o mundo precisa de emprego, o mundo precisa de educação, o mundo precisa que as pessoas sejam tratadas com respeito, o mundo precisa que mais de 900 milhões de pessoas que passam fome possam comer, e não de guerra. Basta de Guerra. Queremos Paz, Liberdade e Respeito!”, declarou.

“Muitas guerras aconteceram sem necessidade. A guerra do Iraque foi baseada numa grande mentira sobre armas químicas. E quem pagou o preço foi o povo pobre, o povo trabalhador. A guerra só traz desgraça para a humanidade”, prossegue.

Por fim, o ex-presidente brasileiro citou diretamente o presidente da Rússia, Vladmir Putin.

“Se o presidente Putin tivesse pedido para a gente dizer se ele deveria ou não invadir a Ucrânia, a gente teria que dizer não. Gaste mais uma mesa, mais uma hora, mais um mês, mais um ano numa mesa de negociação. Em vez de tiro, vamos dar abraço e encontrar solução porque todo e qualquer problema é possível solucionar”.

Assista o discurso completo!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

04/03/2022 - 19h01

Mesmo pra condenar, usa de estratagema: condena a guerra, genericamente, e não condena a Rússia, enfaticamente, mitigando seu pensamento através de condenações indiretas, mais suaves, menos “intolerantes”, e por aí vai. Antigamente, esse tipo de artifício retórico tinha um nome : “dourar a pílula”…

ROCHA

04/03/2022 - 15h38

PARECE QUE ALGUNS NÃO SABEM ENTENDER AS CAUSAS E OS ATORES QUE LEVARAM Á ESSE CONFLITO! ONDE NÃO HÁ MOCINHOS, SÓ BANDIDOS !!

ROCHA

04/03/2022 - 15h31

UM COMENTARISTA DA GLOBONEWS FEZ UM RACIOCÍNIO ILÓGICO DE QUE O PT SEGUE CUBA ( SOCIALISTA) QUE É A FAVOR DA RÚSSIA (HOJE CAPITALISTA) POR ISSO O PRESIDENTE LULA SERIA A FAVOR DE PUTIN! HAJA CANALHICE PARA PODER FUNDAMENTAR UMA FAKE NEWS CONTRA O ÚNICO CAPAZ DE TIRAR ESSA ABERRAÇÃO ( O BOSO ) DO PODER !! O PRESIDENTE LULA JÁ DEU DUAS DECLARAÇÕES DE QUE É CONTRÁRIO A GUERRA E A FAVOR DE UMA SOLUÇÃO PACÍFICA PARA O CONFLITO

EdsonLuíz.

03/03/2022 - 13h12

Ora, Lula!
Eu sou contra a guerra na Ucrânia, no Afeganistão, na Argentina, na Síria e em qualquer lugar, porque sou contra a guerra!

Mas no caso da invasão covarde da Ucrânia, não basta ser contra. Tem que repudiar o invasor!

O que está em questão na Ucrânia é a questão da democracia, da liberdade, da autodeterminação dos povos, da soberania dos povos, dos valores progressistas!

Daí, do nada, uma superpotência militar, possuidora de milhares de tanques de guerra de 45 toneladas, milhares de jatos de guerra com bombas, centenas de navios de guerra com mísseis, novecentos mil soldados armados até os dentes com armas sofisticadas, INVADE um país que não lhe fez NADA.

Esse país invadido, seu povo, esteve durante anos submetido a essa poténcia militar invasora e sendo repetidamente oprimido, assim como dezenas de povos na região e até povos mais distantes. A esse povo e aos outros, quando submetidos por essa superpotência militar, não é permitido um mínimo de vida democrática. Esses povos são cercados no seu dia-a-dia, por muros, por cães ferozes, por soldados armados, por arame farpado… Um dia o arbítrio, a truculência, a farsa, o autoritarismo levam a uma reação quase em cadeia dos povos submetidos e caem os muros, derrubam-se as cercas, os povos se libertam do arbítrio e respiram.

Mas um covarde e autoritário marquês-presidente, o senhor Vladimir Putin, seu amigo pessoal e aliado, Lula, mais uma vez se faz dono da vida, volta a submeter povos usando favores econômicos ou ameaças até atômicas, se a covardia do marquês achar necessárias contra os povos mais cansados do arbítrio, que não mais se submetem facilmente porque querem abrigo entre gente democrática.

O covarde marquês-presidente Vladimir Putinho, seu amigo pessoal, Lula, invade o país que não lhe fizera NADA, mobiliza mísseis atômicos, soldados e tanques de guerra e entra com tudo no país pacífico, esmagando até as margaridas e crisântemos pelo caminho.

Condene esse tirano covarde, Lula!
Faça como os presidentes de TODOS os países democráticos do mundo e condene essa covardia de Vladimir Putin, Lula!

Para seu governo, Lula, a Suiça pelos tempos afora sempre teve a neutralidade como política externa e manteve essa neutralidade a qualquer custo. Pois esse caso de covardia ditatorial e ameaça aos valores democráticos e progressistas na Ucrânia são tão graves que PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA a Suiça abriu mão da neutralidade e CONDENOU a Rússia e seu ditador!

A Suécia, como a Suiça, sempre sempre foi neutra e pela primeira vez quebrou a neutralidade. E Suécia e Suiça estão enviando armas ao povo da Ucrânia para garantirem os valores progressistas e democráticos!

TODOS os povos democráticos estão se unindo para repudiar essa invasão porque ela desconsidera o direito do povo ucraniano à autodeterminação, Lula! Todos os povos estão se mobilizando, condenando e enviando recursos àquele povo invadido porque a vontade da Rússia de voltar a submeter aquele povo, aprisionando-o novamente em uma cortina de ferro, cercando-o por muros para afastá-lo da liberdade fere a soberania do país daquele povo, Lula!

Você não condena a Rússia e o autocrata Vladimir Putin, Lula, porque você não tem compromisso nenhum com a democracia! Você fala que tem compromisso com a democracia, assim com bolsonaro fala, mas é farsa sua e dele, Lula!

Gente que arrebanha seguidores como você arrebanha, usando populismos e fanatizando, costumam ser apoiados por pessoas cujo mecanismo mental, devido à fanatização, se lembram só do que querem e esquecem fatos sérios que, se lembrados, desmascaram autoritários e antiprogressistas mentirosos como você, Lula. Vou recordar um fato bem grave que você fez, Lula, que lembra o que Vladimir Putim faz com o povo da Rússia, faz com o povo da Chechênia, faz com o povo do Azerbaijão e de Belarus e quer voltar a fazer com o povo da Ucrânia:

Pessoas oprimidas por ditadores, Lula, aproveitam qualquer oportunidade para fugirem da opressão. Até se jogarem da janela do quinto andar elas se jogam, se o desespero provocado pela opressão for muito grande. Uma oportunidade que atletas de países antidemocráticos, como Cuba, têm para fugir de seus ditadores é aproveitando durante jogos fora de seus países para se afastarem de suas delegações e se esconderem.

Por ocasião de disputas desportivas internacionais aqui no Brasil durante um governo do PT, Lula, dois pugilistas de Cuba se esconderam de sua delegação para se livrarem da opressão de sua ditadura, que oprime seu povo, como toda ditadura, e esfola os dissidentes.

Você e o petista Tasso Genro, que era o Ministro da Justiça, localizaram os pugilistas e entregaram os rapazes para serem esfolados pela ditadura cubana, Lula.

Você e o PT fizeram isso!!!

Você fica se escondendo em declarações contra guerra e pela paz para não condenar o ditador Vladimir Putin e o repressor regime da Rússia porque você não tem nenhum compromisso com a democracia e com os valores democráticos e você e seus blogues-planfeto são farsantes que não têm nenhum compromisso com os valores progressistas, Lula!

Lula, você é um apoiador de covardes ditadores! Você diz que apoia a democracia e jair bolsonaro também fala, mas vocês são farsantes. Se você não ameaçou tanto a democracia no Brasil durante seus governos foi porque não teve força para isso, mas nos países mais fracos, na África, na América Latina e na Ásia, você apoiou ditadores contra seus povos, Lula. Covardemente!

Você também é um populista autoritário, Lula!

Não pode populista autoritário de direita! Mas populista dito de esquerda também não pode!

Fora Lula!
Fora bolsonaro!
Fora Putin!

Viva o povo da Ucrânia!
Viva o corajoso povo da Ucrânia!
Viva a democracia!
Viva o progressismo!

Edson Luiz Pianca.
edsonmaverick@yahoo.com.br


Leia mais

Recentes

Recentes