Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Imagem: Divulgação

Lideranças do MDB jantam com Lula e sinalizam apoio

Por Gabriel Barbosa

12 de abril de 2022 : 08h11

Na noite desta segunda-feira, 11, o ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), promoveu um jantar na sua residência, em Brasília, entre o ex-presidente Lula (PT) e lideranças do MDB.

Dos 14 senadores emedebistas, cinco estavam presentes como o ex-presidente do Congresso, Renan Calheiros (MDB-AL), Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), que é pré-candidato ao governo da Paraíba com o apoio de Lula, e o presidente da Comissão de Educação do Senado, Marcelo Castro (MDB-PI).

A tendência natural dessas lideranças do MDB no Nordeste é apoiar a candidatura do líder progressista. Porém, a pré-candidatura de Simone Tebet (MDB-MS) ao Planalto têm se tornado um empecilho para os diretórios regionais.

Segundo o próprio Eunício, 14 dos 27 diretórios do partido querem apoiar o ex-presidente Lula logo no 1° turno. Nos bastidores, existe a avaliação que se Tebet não abrir mão, sua pré-candidatura poderá ser “barrada” na convenção nacional do MDB.

Vale lembrar que o movimento destas lideranças emedebistas vai na contra mão da Executiva Nacional que negocia com o PSDB, Cidadania e o União Brasil uma candidatura única de terceira via.

Ontem, o presidente do partido, Baleia Rossi (MDB-SP), tentou minimizar o jantar de Lula com seus correligionários afirmando que o MDB é um “partido democrático”.

“Toma as decisões por maioria, e respeita as minorias. Há meses, mesmo com diferenças regionais, há uma ampla maioria formada a favor da candidatura própria”, declarou.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jhonatan

12 de abril de 2022 às 23h21

Lula não tem mais nada a ver com a política há anos.

Responder

george gomes gonçalves

12 de abril de 2022 às 22h27

Isso é inacreditável. O cara simplesmente não tem cargo público e é um pilatra e o Lula tentando ressuscitar esse morto politico. Parabéns ao Miguel que não passar o pano para isso. #Prefirociro.

Responder

EdsonLuíz.

12 de abril de 2022 às 20h09

Este homem tão pequeno, o senhor alexandre bolsoNéris (o petista-bolsonarista – na prática) volta sempre aqui a me xingar.

Xingar quem os contraria e desmascara sempre foi para certos petistas (certos e numerosos) uma profissão e um esporte.

E quem eles sempre xingaram ao longo de mais de 40 anos? Xingaram Geddel R$51.000.000,00 MDB Vieira? Não!
Xingaram Valdemar Costa Centrão Neto? Não! Xingaram Renan Oportunista Calheiros? Não!

Os seus cúmplices esses petistas e Lula não xingaram nem xingam. Aliás, para esses petistas alguém só não presta quando se nega a ser cúmpliice de seus abusos morais no Brasil e fora. Se você concordar e aplaudir os abusos de Putin na Ucrânia, Lula e esses petistas e os seus blogues vão adorar você! Mas se você denunciar a cumplicidade deles com a carnificina contra um povo só porque esse povo quer ser livre, então os petistas e Lula vão o detestar.

Os sado-petistas falam : Lula é democrata!

Um democrata fica a favor de um povo que quer liberdade, como o povo da Ucrânia, ou apoia o ditador Vladimir Putin, que está esfolando os ucranianos? (aliás, Lula apoia Putin, mas bolsonaro apoia também!).

E vocês veem os petistas apoiarem a carnificina da Rússia contra a Ucrânia, aqui, em ‘ocafezinho’. Escrevem e assumem e até debocham… e para defender Putin, repetem até as mentiras que Putin espalha, e mentiras não só sobre a Ucrânia.

Vocês acham que quem é democrata devolveria à ditadura de Cuba os atletas cubanos que fugiram de sua delegação nas olimpíadas no Brasil para escaparem da tirania?

Eu preciso continuar listando mais coisas sobre o risco dessa gente à democracia aqui e em outros lugares? Não, né?

Eu acho que Lula e bolsonaro se equivalem? Alguma vez eu disse isso? Também não, né? O petista-bolsonarista repete que eu disse isso porque ele é treinado há anos no ódio do PT para dizer essas coisas!

Mas em seus autoritarismos os autoritários, não importando se à direita ou à esquerda, ficam bem parecidos em muitas coisas. E, algumas vezes, apoiam as mesmas coisas também : vejam o apoio do PT e de petistas ao esfolamento dos ucranianos por quererem ser livres! É o mesmo apoio de bolsonaro!

Os petistas por anos xingaram gente ideologicamente limitada (embora menos limitada que eles), mas que, no entanto, não eram nem são pessoas venais e corruptas como muitos deles são. Xingaram gente como Fernando Henrique, Geraldo Alckmin, Mário Covas, Marina Silva,… Mas não Geddel R$51 milhões, Valdemar Costa Centrão, Renan MDB Oportunusta Calheiros, estes eles não xingaram! Por quê?

Esses petistas sempre jogariam seu ódio em mim, sempre que eu os desmascarasse! E jogam! Jogariam em você também!

Mas no Centrão e nos corruptos cúmplices que a eles são leais eles não jogam seu ódio!

Lula e bolsonaro são equivalentes? Eu nunca disse isso! Eu acho que cada uma pessoa é tão diferente da outra que não tem ninguém equivalente. Mas existem pessoas que parecem ser muito diferentes e que, no entanto, muitas vezes são iguais em muitas coisas. Lula, bolsonaro e qualquer populista sempre têm muita coisa em comum!

Quando eu denuncio as sacanagens do PT, eu digo no que são sacanas, mas eles não respondem por não terem resposta : eles xingam! Quando eu falo que Lula nada tem de progressista, eu digo o que a cultura civilizatória definiu como progressista e por que Lula e o PT reivindicarem progressismo é uma afronta aos conceitos e é uma impostura.

A alexandre BolsoNéris, o petista-bolsonarista, só sobra me xingar!

Xinga, BolsoNéris! E inventa so re mim o que eu não sou, mas do que é você que tem muito!

EdsonLuiz.

Responder

Partagas

12 de abril de 2022 às 11h52

Que turma hein…kkkkkkkkkkk

Responder

Saulo Nunes

12 de abril de 2022 às 11h08

Alguem assistiu ontem a liçào de “democracia bananeira” de Barroso e Lewandosky…?
2 militantes de oposiçào declarando o Presidente da Republica como um inimigo…?

Que essa gente fosse militante e que nada tenham a ver com uma Corte Constitucional a gente ja sabia ha muito tempo mas nessa se superaram sem o minimo pudor.

Esses pseudo juristas ganahram cargo vitalico, sabem que no congresso sò tem escapadaos de casa e por tanto aproveitam para fazer e falar o que eles bem entenderem.

Isso tudo no silencio de quem se auto proclama de democrata mas pelo que a gente ve no dia a dia nao faz a minima ideia do que seja a democracia.

Responder

Valeriana

12 de abril de 2022 às 11h00

Eunicio Oliveira e Lula no ano de 2022…sem chances de ira pra frente esse fim de mundo.

Responder

Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil