Menu

Ipespe: falta 0,5% pra ganhar no primeiro turno

Nova pesquisa Ipespe sinaliza vitória de Lula no primeiro turno Nova pesquisa Ipespe confirma o fortalecimento de Lula, na contramão de uma série de análises enviesadas, que se aproveitaram de uma pequena oscilação negativa, na sondagem do PoderData, para emplacar a narrativa de que a campanha de Lula estaria enfrentando dificuldades. Lula cresceu na Ipespe em todas […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Favela de Heliópolis, 21 de abril de 2022. Crédito: Ricardo Stuckert.

Nova pesquisa Ipespe sinaliza vitória de Lula no primeiro turno

Nova pesquisa Ipespe confirma o fortalecimento de Lula, na contramão de uma série de análises enviesadas, que se aproveitaram de uma pequena oscilação negativa, na sondagem do PoderData, para emplacar a narrativa de que a campanha de Lula estaria enfrentando dificuldades.

Lula cresceu na Ipespe em todas as tabelas importantes: na espontânea, na estimulada do primeiro turno, e na estimulada do segundo turno.

Espontânea

Na espontânea, Lula subiu 2 pontos em relação à pesquisa anterior, de 15 dias atrás, e hoje tem 38%, sua melhor pontuação desde o início da série, em janeiro de 2020.

Bolsonaro herdou votos de Moro, e também avançou, mas em menor intensidade que Lula. O presidente iniciou a série, no começo de sua administração, com 20% e hoje tem 28% na espontânea. É sua melhor pontuação.

Ciro permance estagnado. Na espontânea, tem apenas 4%. Sua distância para o segundo colocado, Bolsonaro, cresceu para 24 pontos, a maior desde o início da série.

Ou seja, Ciro nunca esteve tão longe de chegar ao segundo turno.

Outros nomes da terceira via continuam tão distantes que é perda de tempo analisar sua situação.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, a tendência é a mesma verificada na espontânea.

Lula continua avançando: ganhou 1 ponto nos últimos 15 dias e agora exibe sua melhor pontuação desde o início da série, 45%.

Em votos válidos, isso corresponderia a 49,5%, o que deixaria o petista às portas de uma vitória no primeiro turno (que exige 50% dos votos, mais um).

Bolsonaro também cresceu na estimulada, e hoje tem 31%, sua mais alta pontuação até o momento.

O desempenho de Ciro na pesquisa estimulada vem se deteriorando. O pedetista iniciou a série, em 2020, com 11%, e hoje tem 8%. A distância para Bolsonaro igualmente nunca foi tão grande.

Segundo turno

No segundo turno, Lula abriu 20 pontos sobre Bolsonaro, e agora tem 54%, 20 pontos à frente de Bolsonaro, o que corresponderia a uma vantagem próxima de 25 milhões de votos.

Num eventual segundo turno entre Lula e Ciro Gomes, cenário remoto, Lula abriu quase 30 pontos de vantagem sobre o pedetista.

Na verdade, no segundo turno, Lula vence com tranquilidade todos seus adversários.

A pesquisa Ipespe custou R$ 42 mil, pagos pela XP, um banco de investimentos, e fez 1.000 entrevistas telefônicas, entre os dias 18 e 20 de abril de 2022.

Conclusão

Trata-se de mais uma pesquisa (depois da Exame/Ideia, divulgada ontem à noite) que enterra a narrativa de que haveria uma tendência de queda nas intenções de votos em Lula. Ocorre exatamente o contrário. Todas as pesquisas confirmam o fortalecimento de Lula. Bolsonaro, todavia, também está crescendo, provavelmente por ter herdado os votos de Sergio Moro, cuja candidatura desapareceu.

A terceira via ainda está fora do jogo. A comemoração dos ciristas, por terem chegado a 10% na pesquisa Exame/Ideia, durou pouco. Não apenas Ciro Gomes caiu na Ipespe como ficou mais longe do segundo turno, por causa do crescimento de Bolsonaro e Lula. Aliás, esse aumento da distância também se viu na Exame/Ideia.

A Ipespe de hoje igualmente enterra análise irreal, imprudente, de um economista muito ligado a Ciro, que levou a ferro e fogo algumas oscilações vistas nas tabelas segmentadas. O economista tinha destacado, por exemplo, o crescimento de Ciro no Sul e Sudeste, na pesquisa da primeira quinzena de abril. Pois bem, na pesquisa de hoje, Ciro perdeu quase tudo que ganhou no início de abril. O pedetista voltou a 5% no Sul, depois de ter chegado a 11% em janeiro. No Sudeste, caiu para 7%, queda de 3 pontos sobre a primeira quinzena de abril.

Lula, por sua vez, recuperou votos na classe média. Entre eleitores com renda familiar acima de 5 salários, onde Bolsonaro havia melhorado seu desepenho na primeira quinzena de abril, o petista agora ganhou 6 pontos, ao passo que Bolsonaro perdeu 3.

Hoje Lula lidera com 40% entre as famílias de maior renda, contra 32% de Bolsonaro e 10% de Ciro.

Entretanto, é entre as famílias de baixa renda, que ganham até 2 salários, que Lula tem seu melhor desempenho, pontuando 50% nesse extrato, 24 pontos acima de Bolsonaro.

Ciro, por sua vez, caiu para 5% entre os mais pobres, sua mais baixa pontuação nesse segmento desde o início da série.

Segundo o Ipespe, os cidadãos com renda familiar até 2 salários representam 46% do eleitorado brasileiro.

Esses números provam que, definitivamente, a terceira via não emplacou, especialmente entre a grande maioria do eleitorado de baixa renda.

A íntegra da pesquisa pode ser baixada aqui.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jorge Fernandes

24/04/2022 - 12h00

Em todas as pesquisas presenciais o resultado é sempre o mesmo

Em Outubro o LULA vai ganhar em primeiro turno.
O genocida vai ter o numero de votos apenas de seus apoiadores, algo em torno de 20% do eleitorado

a decepção com o pior governo de nossa história tem tomado conta daqueles que mesmo sem conhecer o genocida, queriam uma mudança

Foi para muito, muito pior

Saladino

23/04/2022 - 16h09

Não por acaso aumenta o número de pesquisas e seus respectivos institutos que sucumbem no descrédito e apenas subsistem a soldo dos compradores, em particular as mais variadas instituições financeiras.

Zulu

23/04/2022 - 15h24

Trocaram o marqueteiro do larápio por qual motivo se tá bombando em todas as pesquisas e ganha no primeiro turno ?
Kkkkkk

Vai entender essas “pesquisas” né…

carlos

23/04/2022 - 11h45

Babaquice cansam, kleiton ver se não arranca o saco do miliciano mor , se não eles vão achar que o namoro vai dá em casamento.

alex

23/04/2022 - 11h07

Como alguem com mais de 14 anos de idade consegue acreditar nessas “pesquisas” e ainda fazer uma “analise”…? https://fb.watch/czMhW9ahuL/

Saulo

22/04/2022 - 23h48

Eu tenho só uma “serteza”…que Lula ganha no primeiro e no segundo turno para Presidência não do Brasil mas do Mundo….kkkkkk

Acordem tontos: https://fb.watch/cz8w3r86YW/

Paulo

22/04/2022 - 21h28

Essas eleições serão mais uma tragédia nestes tristes trópicos. Dois bandidos duelando…E segue o circo…

Kleiton

22/04/2022 - 20h22

Babaquices cansam…


Leia mais

Recentes

Recentes