Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

A boca do jacaré na pesquisa Futura

Por Miguel do Rosário

28 de abril de 2022 : 16h17

Num dos carros alegóricos da Rosas de Ouro, vimos um homem de terno e gravata, faixa presidencial cruzada no peito, que tenta se esquivar de uma enfermeira drag queen com uma seringa gigante.

A enfermeira consegue, por fim, aplicar a injeção e ele se transforma num jacaré que samba euforicamente.

Na pesquisa Modalmais / Futura Inteligência divulgada hoje também há um jacaré, mas de um outro tipo. Um jacaré estatístico.

Boca de jacaré é o termo usado por alguns analistas de pesquisa para se referir a uma tendência continuada de alargamento da vantagem de um candidato sobre outro.

No caso, o que se viu na Futura é o crescimento de Lula e a queda de Bolsonaro, desde feveiro.

Na edição de abril, Lula pontuou 41,1% no cenário 1 do primeiro turno, abrindo uma vantagem de 6 pontos sobre Bolsonaro. É sua melhor pontuação nessa pesquisa, desde que ela começou a ser realizada, em julho de 2021. É também sua maior vantagem, nessa pesquisa, desde janeiro.

Com estes números da Futura, agora Lula não tem menos de 40% de votos totais em praticamente nenhuma pesquisa.

Bolsonaro, por sua vez, se mantém estagnado em 35% desde fevereiro.

Na espontânea, Lula também atingiu seu maior patamar no histórico da pesquisa Futura, 36%.

O petista volta a se distanciar de Bolsonaro, que, por sua vez, oscilou para baixo.

Em terceiro lugar, vemos Ciro Gomes, cujo desempenho vem minguando na espontânea.

Ciro já chegou a pontuar 4,4% em agosto de 2021. Hoje tem 2,6%.

Entretanto, a pior notícia para Ciro é que ele está cada vez mais distante do primeiro e do segundo colocados.

Nesta edição, Ciro aparece 34 pontos atrás de Lula e 30 pontos atrás de Bolsonaro. Em julho de 2021, Ciro estava somente 20 pontos atrás de Bolsonaro.

Na estimulada, Ciro tem 6,8%, quase 30 pontos atrás de Bolsonaro, o que é uma ducha de água gelada sobre seus planos de ocupar a vaga do atual presidente no segundo turno. Essa hipótese é cada vez mais remota.

Dória, com menos de 3%, está fora do jogo. Pode até crescer um pouco a partir daqui, mas até o momento o ex-governador de São Paulo não apresenta nenhuma competitividade. O mesmo vale para Simone Tebet, a pré-candidata do MDB, e Luciano Bivar, da União Brasil, nomes que alguns caciques da “terceira via” acham que poderiam ser uma novidade interessante nessa eleição. Ambos pontuam menos que 1%…

Lula amplia vantagem no segundo turno

A Futura fez ainda diversos cenários de segundo turno.

No cenário mais provável, de Lula versus Bolsonaro, voltamos a encontrar a nossa boca de jacaré, que se abre desde  março último.

A vantagem de Lula sobre Bolsonaro, que era de 7 pontos em março, cresceu agora para 10 pontos.

Em votos válidos, Lula venceria Ciro por 40 pontos de diferença num eventual segundo turno

Já num eventual cenário (remotíssimo) de segundo turno entre Lula versus Ciro, o petista vem mantendo uma vantagem crescente desde o início da pesquisa. Se este embate se realizasse hoje, Lula venceria o pedetista por 49% X 21%, ou, em votos válidos, por 70% X 30%. São quarenta pontos de diferença!

Em fevereiro, publicamos uma matéria alertando que os números da Futura destoavam perigosamente de todas as outras sondagens disponíveis. Em março, a distorção permaneceu, e cresceram os alertas por parte de observadores e analistas da conjuntura.

A Futura Inteligência, aparentemente, fez alguns ajustes em sua metologia e seus números agora estão em linha com outras pesquisas.

A pesquisa Futura é realizada por telefone. Essa última edição custou R$ 93,4 mil. O contratante é o banco Modal.

Baixe a íntegra da pesquisa aqui.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Julieta

29 de abril de 2022 às 07h31

A pesquisa diz que os votos de Moro foram para Lula. Alguém acredita nisso? Nessa pesquisa o normal seria Bolsonaro aparecer à frente de Lula. Então “mudaram a metodologia”…

Responder

Tiago Silva

28 de abril de 2022 às 22h46

Miguel , será que não parece ocorrer o mesmo fenômeno que ocorreu com Trump x Biden (em relação às pesquisas não captarem um “voto envergonhado”)? Será que não se deveria estranhar Bolsonaro ter percentual maior na pesquisa espontânea do que na pesquisa estimulada?

Pode ocorrer que os eleitores de Bolsonaro terem sido ideologizados (por Pentecostais, Bala, Boi, Bancos, Empresariado que busca em Bolsonaro um “anti-Comunista/Esquerdista), mas mesmo com essa construção que reflete na pesquisa espontânea (assim como essa ideologização que vai ganhando mais eleitores nas redes sociais e cultos, além de tornarem esses eleitores mais resilientes no Polo da Direita)… Não seria de se estranhar um percentual na espontânea menor que o percentual da estimulada?

Falta à Esquerda uma ação maior para conquistar as Redes Sociais, reconquistar as periferias e bairros humildes, além de reconquistar os símbolos que Bolsonaro sequestra (povo, patriotismo, etc), pois senão no primeiro de maio vai ter mais gente nas manifestações de Bolsominions pela “Liberdade” promovidos em prol de Bolsonaro do que nas manifestações de centrais sindicais (que não conseguem mais serem percebidos como representantes do Trabalho e em prol da ‘Igualdade”)…

Responder

Galinzé

28 de abril de 2022 às 17h24

“A Futura Inteligência, aparentemente, fez alguns ajustes em sua metologia e seus números agora estão em linha com outras pesquisas.”.

Fizeram alguns ajustes em sua métodológia….Kkkkkkkkk

Responder

Saulo

28 de abril de 2022 às 17h21

Miguel do Rosári…qual é o interesse dos bancos em encomendar e pagar pesquisas…?

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro