Genial/Quaest: Veja os números da corrida pelo governo da Bahia

Imagem: Divulgação

Presidente do TSE manda recado a Bolsonaro após ataques contra o sistema eleitoral

Por Redação

13 de maio de 2022 : 22h28

Nesta sexta-feira, 13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, que não permitirá “a subversão do processo eleitoral”.

O magistrado também mandou um recado a Jair Bolsonaro (PL), de que “para remover a Justiça Eleitoral de suas funções”, será preciso tirá-lo do cargo. “Diálogo sim, joelhos dobrados, jamais”, disse.

Fachin reiterou que “todos os poderes digam, sem subterfúgios, que vão respeitar o processo eleitoral de outubro de 2022”. As declarações do ministro foram feitas durante sua participação no Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador.

“A nenhuma instituição ou autoridade a Constituição permite poderes que são exclusivos da Justiça Eleitoral. Não permitiremos a subversão do processo eleitoral e digo, para que não tenham dúvida, para remover a Justiça Eleitoral de suas funções terão que antes remover este presidente da sua presidência. Diálogo sim, joelhos dobrados, jamais”, discursou.

Ainda durante sua fala, Fachin enfatizou que atualmente o Brasil tem “ilícitos indutores de regressos institucionais” que colocam em risco as instituições democráticas. O ministro também foi duro sobre os ataques à imprensa e falou sobre as milícias digitais.

“Dizem que falo de fantasmas. A violência tem gênero e grau. A violência no Brasil é trágica. A desinformação tem nome e origem. Não é um fantasma. (…) Assistimos quase incrédulos a normalização de ataques às instituições impulsionadas por práticas de desinformações”.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Galinzé

14 de maio de 2022 às 14h05

Quem calou jornalistas, blogueiros, revistas, mandou a PF na casa de cantores como na época da ditadura foi o STF.

Responder

Kleiton

14 de maio de 2022 às 14h04

O sistema eleitoral brasileiro é como o resto… ridículo.

Responder

Querlon

14 de maio de 2022 às 09h56

As indicaçoes politicas dos ministros do STF sao um cancer da democracia.

Responder

Fanta

14 de maio de 2022 às 09h55

Sempre essa presunçào e arrogancia de fundo achando que o que passa na cebeça dele (e deles) seja “a democracia” e o resto nao.

Qualquer pessoa tem o direito de criticar as intituiçoes, caso contrario nao seria uma democracia.

Ou alguem acha que as instituiçoes dessa republica bananeira sao perfeitas ?

Responder

Bandoleiro

14 de maio de 2022 às 09h51

Coloque-se a serviço dos brasileiros e nao acima…comunistoide bananeiro.

Responder

Sergio Furtado Cabreira

14 de maio de 2022 às 07h45

CRIA CORVOS, E TE DEVORARÃO OS OLHOS!
A CULPA TAMBÉM É TUA, FACHIM!

Responder

Deixe um comentário

Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro Janela Partidária 2022: Quem ganhou, quem perdeu? Caro? Gasolina, Gás e Diesel: A atual política de preços da Petrobrás As Maiores Enchentes do Brasil