Menu

Vetado por Bolsonaro em nível federal, Assembleia Legislativa do Ceará aprovará criação do Dia dos Povos Indígenas

A Assembleia Legislativa do Ceará deve aprovar, nos próximos dias, o projeto de lei 238/22, de autoria do deputado estadual Acrísio Sena (PT), que institui o “Dia dos Povos Indígenas”, em 19 de abril. A mudança do nome da data, antes chamada “Dia do Índio”, foi vetada no início deste mês pelo presidente Jair Bolsonaro. […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: APIB

A Assembleia Legislativa do Ceará deve aprovar, nos próximos dias, o projeto de lei 238/22, de autoria do deputado estadual Acrísio Sena (PT), que institui o “Dia dos Povos Indígenas”, em 19 de abril. A mudança do nome da data, antes chamada “Dia do Índio”, foi vetada no início deste mês pelo presidente Jair Bolsonaro.

O texto havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. “O termo ‘indígena’, que significa ‘originário’, ou ‘nativo de um local específico’, é uma forma mais precisa pela qual podemos nos referir aos diversos povos que, desde antes da colonização, vivem nas terras que hoje formam o Brasil.

“O estereótipo do ‘índio’ alimenta a discriminação”, explica Acrísio, que é historiador por formação. O parlamentar criticou também o “espírito colonizador e colonizado de Bolsonaro, que está destruindo a FUNAI, o Ibama, e abrindo as terras indígenas para o garimpo e para a exploração ilegal das riquezas”.

Outro projeto de lei de Acrísio, que está em tramitação, pede a inclusão, no calendário turístico, religioso e cultural do Estado, da Festa de Santo Antônio do Pitaguary, em Maracanaú, dia 12 de junho.

“Temos um compromisso pela valorização dos povos indígenas. No último dia 3, realizamos uma audiência pública na aldeia Tremembé, em Almofala, no município de Itarema, sobre educação indígena diferenciada. 100 anos depois de esta mesma Assembleia declarar que ‘não havia mais índios’ no Ceará”, reforçou Acrísio.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Galinzé

10/06/2022 - 10h06

Uma coisa inutil a mais ou a menos que diferença faz ?


Leia mais

Recentes

Recentes