Menu

Gás de cozinha já subiu 324% desde início da PPI

Um novo estudo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), com base nos preços oficiais dos principais combustíveis consumidos no país, mostra bem o impacto dramático da nova política de preços da Petrobrás, adotada após a Lava Jato e o golpe de 2016.  A nova política tem um nome. É o famigerado PPI, Preço de Paridade de Importação […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Um novo estudo da Federação Única dos Petroleiros (FUP), com base nos preços oficiais dos principais combustíveis consumidos no país, mostra bem o impacto dramático da nova política de preços da Petrobrás, adotada após a Lava Jato e o golpe de 2016. 

A nova política tem um nome. É o famigerado PPI, Preço de Paridade de Importação (PPI), que corrige os preços dos derivados de acordo com as cotações internacionais.

Desde a implementação do PPI, em 15 de outubro de 2016, até o dia de hoje, 17 de junho de 2022 (já considerando os aumentos anunciados hoje), o preço do gás de cozinha acumula alta de 324%.

No mesmo intervalo, o salário mínimo subiu 37,7%, e o principal medidor de inflação, o IPCA/IBGE, 35%. 

O custo do gás de cozinha afeta diretamente o orçamento doméstico da maioria das famílias brasileiras, que o usam para preparar seus alimentos. O impacto é muito maior, naturalmente, nas famílias mais pobres. 

Os preços do diesel, por sua vez, acumulam alta de 221,6% desde o início da PPI até hoje, e os da gasolina, subiram 170,6% no mesmo intervalo. 

Os preços de referência usados acima são aqueles da refinaria. 

A variação medida pelo preço final, nos postos, é menor, o que deixa bem claro que o problema vem da Petrobrás e suas taxas insanas de lucro. Não é um problema de atravessadores. Ao contrário, o comércio atravessar absorveu parte desse aumento, reduzindo seus lucros em prol, mais uma vez, dos acionistas da Petrobrás. 

Abaixo, um quadro com os principais indicadores de variação dos preços desde o início da PPI, desde o início do governo Bolsonaro e ao longo de 2022. 

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

17/06/2022 - 17h40

O presidente disse que o preço butijão de gás, ia custar 35 reais no máximo, cabra mentiroso, aliás o maior mentiroso dos últimos 3anos e 6meses é sem dúvida o presidente do Brasil, ele mesmo afirmou que besta é quem acredita nas mentiras dele.


Leia mais

Recentes

Recentes