Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Divulgação

Polarização interna no PDT cearense chega a temperatura máxima

Por Gabriel Barbosa

13 de julho de 2022 : 08h58

Nos próximos dias, o PDT cearense viverá em clima de duelo interno sobre as lideranças do pré-candidato a presidência, Ciro Gomes, e do senador Cid Gomes. A motivação óbvia do clima pesado no partido é a escolha do candidato pedetista ao governo do Ceará.

Por parte da executiva nacional e do próprio Ciro, já houve a escolha do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para concorrer ao pleito. É inegável que as lideranças locais do PDT consideram isso um grande problema.

No entanto, a escolha de RC também é considerada lógica pelo fato do ex-ministro não querer dividir o seu palanque com o ex-presidente Lula no próprio estado. O ex-prefeito da capital cearense é de total confiança de Ciro Gomes.

Apesar disso, o próprio Cid e o ex-governador Camilo Santana são interessados na manutenção da aliança com o Partido dos Trabalhadores e outras siglas da base aliada como o MDB, PSD e o Progressistas (PP).

Mas a avaliação é que o senador pedetista não compreendeu a força de articulação do grupo camilista. Tanto é que a própria governadora Izolda Cela, que trava a polarização interna com RC, avançou nas negociações de forma abrupta, independente das articulações de Cid.

Como mostramos aqui, os aliados de Camilo Santana transformaram a disputa interna no PDT numa espécie de referendo do próprio PT, criando assim um movimento anti-Roberto Cláudio dentro da agremiação partidária pedetista.

Confira a análise completa!

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Twuswus

14 de julho de 2022 às 01h51

Esse assunto não tem a menor importância

Responder

Gaudêncio

13 de julho de 2022 às 16h40

Vai passar na Globo domingo de tarde a polarização interna no PDT????

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina