Menu

Quaest confirma: é um levante contra Bolsonaro!

A pesquisa Quaest divulgada hoje confirma o que tínhamos observado na BTG de segunda e na Ipec de terça: o crescimento de Lula junto ao povo humilde. Lula está crescendo de baixo para cima, com muita força, num movimento que corresponde a uma imenso levante popular contra Bolsonaro. Entre famílias com renda familiar até dois […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

A pesquisa Quaest divulgada hoje confirma o que tínhamos observado na BTG de segunda e na Ipec de terça: o crescimento de Lula junto ao povo humilde.

Lula está crescendo de baixo para cima, com muita força, num movimento que corresponde a uma imenso levante popular contra Bolsonaro.

Entre famílias com renda familiar até dois salários, Lula avançou três pontos e chegou a 55% dos votos totais, o que corresponderia a 62% dos votos válidos.

Bolsonaro hoje tem 27% dos votos totais dos mais pobres, e a terceira via desabou para 7%.

Um outro movimento interessante mostrado pela pesquisa é a queda de Bolsonaro na classe média, de 45% para 41% entre eleitores com renda superior a 5 salários, e uma oscilação positiva de 1 ponto para Lula, que chegou a 33%.

Entre eleitores com renda de 2 a 5 salários, Lula se manteve estável, com 41%, ainda à frente de Bolsonaro, que pontuou 37%.

Essa é mais uma pesquisa realizada após grande parte dos depósitos do Auxílio Brasil, com valor ampliado para R$ 600, terem sido já realizados.

E o que se viu é uma prova de maturidade e independência do povo, que está seguindo as orientações de Lula, para sacar o Auxílio e dar uma banana para Bolsonaro.

Segundo a Quaest, Lula subiu cinco pontos entre os beneficiários do Auxílio, de 52% para 57%, ao passo que Bolsonaro caiu dois pontos, de 29% para 27%.

Dois gráficos da Quaest, todavia, mostram que Bolsonaro ainda pode crescer até o dia da eleição, e que o resultado pode ser mais apertado do que os números hoje parecem indicar.

O primeiro gráfico trata do “medo” do eleitorado: uma maioria de 45% respondeu que seu maior medo é a “continuidade de Bolsonaro”, mas há ainda um total de 40% que menciona a “volta do PT” como seu maior medo.

O outro gráfico pergunta se Bolsonaro merece um segundo mandato. Uma maioria de 54% acha que não, que ele não merece, mas 44% responderam que sim. Perguntados se Lula, por sua vez, merece voltar a ser presidente, uma maioria de 54% respondeu que sim.

Lula recuperou um ponto e tem hoje agora 45% dos votos totais, segundo a Quaest. Mas Bolsonaro também avançou, e chegou a 33%. A terceira via ficou estagnada em 10%.

Na espontânea, o cenário é de estabilidade, com Lula mantendo uma vantagem de 8 pontos sobre Bolsonaro, 33% X 27%. Ciro Gomes empacou no 1%, e daí não desde junho, depois de ter avançado para 2% nos primeiros meses do ano.

No cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, Lula vence por 51% X 38%, 13 pontos de diferença. É o menor intervalo entre os dois desde o início da pesquisa.

O crescimento de Bolsonaro parece inteiramente concentrado no eleitorado evangélico, onde ele chegou a 52% dos votos totais, contra 28% de Lula.

No segmento católico, porém, uma maioria esmagadora, de 52% dos votos totais, prefere Lula. Bolsonaro segue estagnado há meses entre católicos, com 27%.

Na análise por região, chama atenção a dança das cadeiras no Sudeste, com Bolsonaro oscilando para baixo e Lula avançando, deixando o placar em 39% X 37% para o petista.

No Nordeste, Lula mantém vantagem de 40 pontos sobre Bolsonaro: 61% X 21%.

O gráfico abaixo nos dá uma imagem do peso proporcional dos três grandes grupos de renda usados pelo Quaest. Os mais pobres, com renda familiar até 2 salários, correspondem a 38% do eleitorado. O grupo seguinte, com renda de 2 a 5 salários, a 40%. O extrato mais rico, com renda acima de 5 salários, responde por 22%.

Alguns analistas tem alertado para a desatualização das estatísticas oficiais relativas à renda no Brasil, por causa do corte de recursos que o governo fez no IBGE, além do problema causado pela pandemia. Mas se há desatualização, seguramente seria a de não mostrar o aumento da pobreza no país. Ou seja, se houvesse um censo agora, ele provavelmente mostraria um percentual maior de pobres, uma categoria que, segundo todas as pesquisas, tende a votar mais no Lula. Em outras palavras, se o censo fosse atualizado, isso poderia valer mais alguns pontos para Lula nas pesquisas.

A pesquisa Quaest realizou 2.000 pesquisas presencias entre os dias 11 e 14 de agosto, e custou R$ 139 mil, pagos pelo banco Genial. A íntegra do relatório pode ser baixada aqui.

Conclusão

Essa é mais uma pesquisa que mostra um cenário eleitoral consolidado,  com Lula se mantendo como favorito para vencer as eleições. Em votos válidos, o petista seria escolhido por 51% dos brasileiros, segundo a Quaest divulgada hoje, o que lhe daria vitória no primeiro turno.

Entretanto, Bolsonaro também mostra força. O presidente tem um eleitorado extremamente duro, com pouca disposição para mudar. Segundo a Quaest, 78% dos eleitores de Bolsonaro responderam que sua decisão é “definitiva”.

Ainda pode vir alguma surpresa da terceira via, mas não do jeito que seus representantes esperam. O mistério da terceira via se resume ao dilema: seus eleitores migrarão para Lula ou Bolsonaro. Na Ipec divulgada ontem, vimos que 62% dos eleitores de Ciro admitiram que podem mudar seu voto ainda no primeiro turno. Pela proximidade ideológica entre PT e PDT, o mais racional seria que esses eleitores transferissem sua escolha para Lula. Mas há um setor cirista que cultiva um antipetismo tão radicalizado e irracional, a ponto de abandonar Ciro ainda no primeiro turno e votar em Bolsonaro. Provavelmente, todavia, é uma minoria. A maioria dos ciristas deve migrar para Lula mesmo.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

18/08/2022 - 07h28

A pateta de sempre, que aparece por aqui, só a manada de gado de burro e porcos tudo doente nenhum está vacinado .

Carlos Bananaro

17/08/2022 - 21h58

Que dia este petralhume imundo enfrentou alguém que movimenta tanta gente espontaneamente e de graça ? https://fb.watch/eZhEldqoQB/

Que dia este petralhume imundo enfrentou alguém sem ser um jogo de cartas marcadas com os Alckmin da vida ?

Que dia este petralhume imundo enfrentou alguém sem ter as chaves dos cofres para financiar ilegalmente as campanhas, o congresso e todo o aparato ?

Há antecedentes na história de ex presidentes da República pluricondenados por lavagem de dinheiro e corrupção, que puxaram dois anos de cadeia e que disputaram e eventualmente ganharam as eleições 20 anos depois das últimas ?

    Batista

    18/08/2022 - 14h13

    Apenas Juiz de Fora, com aproximadamente 600 mil habitantes, tem mais de 420 mil eleitores e no vídeo não mais que 10 mil pessoas juntam-se no sempre movimentado coração da cidade polo da região, para verem o presidente da república que não sai da pauta, entre o bem e o mal, a verdade e a mentira, a realidade e a virtualidade paralela, acompanhado da não menos propagandeada evangélica primeira dama, a discursar, exaltar o bem e exorcizar o mal e os demônios, exatamente no local em que 4 anos antes fora esfaqueado enquanto candidato, ou seja, menos de 3% dos eleitores da cidade e menos ainda da região, deram-se ao prazer de mexerem-se para ocularmente testemunharem o histórico acontecimento, sem precedentes, ainda mais tratando-se de uma grande cidade do interior de Minas.

    Pouco, muito pouco, ‘Tiririca’ ou ‘Luva de Pedreiro’, sem convocação prévia, certamente atrairiam, ao menos, o dobro de fãs e curiosos em geral.

    E por falar em maioria de eleitores, adivinha de qual partido apareceu a Margarida para ser a primeira mulher eleita para governar Juiz de Fora, na eleição de 2020, com facada e tudo?

Jhonatan

17/08/2022 - 20h41

O Brásil será uma democracia o dia que as redes de TV começarem a fazer programas de debates e assuntos importantes em horário nobre disponíveis para qualquer pessoa no lugar das palhaçadas das novelas ou do futebol como é em qualquer país minimamente normal.

São sempre os mesmos programas, as mesmas coisas ridículas há décadas e nada muda, nada de sério e importante é levado aos brasileiros…tem algo atrás disso ?

Zulu

17/08/2022 - 20h35

Há a sequer pesquisa do primeiro turno de 2018 que acertou ou chegou perto do resultado ?

Se alguém tem é só mostrar….

dudu

17/08/2022 - 18h29

A arrogancia e o autoritarismo deste cabaeça de penis é vergonhoso, é este tipo de gente que pinta e borda com a passividade dos brasileiros. acostumados a ser tratados como idiotas e mandados de cima para baixo desde sempre.

carlos

17/08/2022 - 18h12

Bolsonaro e os arredores, do Palácio estão mais para total proselitismo, mas eles esqueceram de 14:14 Jesus está pelejando para que povo possa pelejando contra as mentira dessa família miliciana.

carlos

17/08/2022 - 18h06

Todo povo brasileiro sabe, que a família é uma de mandrião, isso já vem desde de 27 anos passados e não seria hoje que eles iriam mudar.

Sá Pinho

17/08/2022 - 17h46

Pois é, nesse negócio de guerra santa, em que ‘Bolsonaro usa Deus’, de nada adianta, se para o povo ‘Deus usa Lula’.

Kleiton

17/08/2022 - 14h52

Levante de cú é rola….kkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes