Menu

O fator Evandro Leitão para Elmano de Freitas 

A Consultoria LCFB acredita que o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Evandro Leitão (PDT), vai fazer do seu grupo político – eleitoral; o principal aliado administrativo do futuro Governo Estadual. Evandro Leitão vai substituir o espaço doravante desses grupos locais, no mandato do executivo estadual, Elmano de Freitas, no próximo ano: […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação/ALCE

A Consultoria LCFB acredita que o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Evandro Leitão (PDT), vai fazer do seu grupo político – eleitoral; o principal aliado administrativo do futuro Governo Estadual. Evandro Leitão vai substituir o espaço doravante desses grupos locais, no mandato do executivo estadual, Elmano de Freitas, no próximo ano: Cid Gomes (PDT), Domingos Filho (PSD), Tasso Jereissati (PSDB), Acilon Gonçalves (PL), Eunício Oliveira (MDB), Zezinho Albuquerque (PP) e outros.

O condomínio político-administrativo de Elmano de Freitas (PT) e de Evandro Leitão é algo inédito na política cearense. É somente dois grupos estarão no comando da máquina administrativa, pois o camilismo – izoldista vai se diluir no lulopetismo nacional e no lulopetismo local. A hegemonização da política alencarina, acontecerá sem a necessidade de um grande leque de aliados. É o fim do modelo cidista – cirista de cooptação de vários chefes políticos, via a administração pública.

A máquina administrativa do Ceará vai se tornar um grande guarda-chuva para o elmanismo – lulopetista, e também para o grupo do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, num equilíbrio entre o poder executivo e o poder legislativo intermediado pelo Governo Federal. O senador petista eleito, Camilo Santana, tem a noção da força do presidente eleito, Lula (PT), no eleitorado cearense, sem necessariamente precisar de acordo com os Ferreira Gomes e os camilistas não petistas. 

O deputado federal e presidente estadual do PDT, o economista André Figueiredo, e o senador Cid Gomes (PDT), não vão ser peças fundamentais no condomínio político-administrativo de Elmano de Freitas (PT) e do Evandro Leitão (PDT), pois eles não têm a necessidade de outro grupo político como peça suplementar para a garantia da governabilidade.

Anexo

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores caso consiga barrar a indicação da governadora Izolda Cela, para o cargo de ministra da Educação do terceiro mandato presidencial de Lula, no próximo ano, sem dúvida marcaria o começo do processo de diluição do camilismo – izoldista, no lulopetismo. É algo previsto pela Consultoria LCFB. 

Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor – executivo da Consultoria LCFB 

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes