Menu

Haddad diz que Brasil precisa voltar a ter harmonia fiscal e monetária

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), voltou a defender a volta de uma harmonia entre a política fiscal e a política monetária estabelecida pelo Banco Central (BC). A declaração ocorreu após o presidente Lula ser alvo de críticas ao falar sobre o patamar do juro básico da economia e à política monetária do BC. […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação/Planalto

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), voltou a defender a volta de uma harmonia entre a política fiscal e a política monetária estabelecida pelo Banco Central (BC). A declaração ocorreu após o presidente Lula ser alvo de críticas ao falar sobre o patamar do juro básico da economia e à política monetária do BC.

“Vamos, como eu disse já várias vezes, harmonizar a política fiscal com a política monetária, uma ajuda a outra. A política fiscal ajuda a política monetária, mas não podemos nos esquecer que a política monetária ajuda a política fiscal”, disse Haddad.

“Então, é como se fosse um organismo com dois braços, que têm que trabalhar juntos em proveito do mesmo objetivo”, emendou.

No comunicado onde mantém os juros básicos em 13,75%, o Copom alerta sobre as incertezas do cenário fiscal e indicou que deve manter os juros elevados por “período mais prolongado” de tempo para conter a inflação.

Com informações do G1

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

07/02/2023 - 12h05

Vejam o duplo trabalho de Fernando Haddad como ministro da fazenda do governo do PT e de Lula:
▪Haddad precisa adotar as políticas econômicas corretas que conseguir, mas para isso precisa conviver com os limites ideológicos de outros petistas e conviver com o populismo de Lula.

Mesmo sabendo que reformas profundas precisam ser feitas: Reforma Política, Reforma Administrativa, Reforma Previdenciária e outras, Fernando Haddad, mesmo sendo muito bem preparado e não sendo um populista, precisa se submeter em muito ao PT e a Lula e seus caprichos.

Reforma previdenciária? Outra?
Sim!

Em um país com o perfil demográfico que estamos ganhando no Brasil, de envelhecimento em 30 anos que França e Inglaterra levaram 200 anos para envelhecer, os cuidados com a previdência social e com o seu déficite tem que ser constante. Reformas são muito necessárias para resolver o deficite e dar uma garantia mínima que aposentados possam ter alguma chance de terem a velhisse protegida daqui a 15/20 anos.

A França e a Inglaterra tiveram tempo para enriquecer enquanto envelhecia; o Brasil está envelhecendo em grande velocidade, com taxa de natalidade de 1,7 (2,1 é a taxa apenas para reposição natural da população) e, no entanto, o Brasil continua pobre e sendo vítima de populismo com discurso de esquerda e populismo com discurso de direita, que impedem as reformas necessárias..

O Fernando Haddad é racional e sabe da necessidade dessas reformas, a Previdenciária e a Administrativa em especial, por ser onde tem dinheiro para resolvermos alguns desequilíbrios. Fazer essas reformas o quanto antes pode dar uma chance ao Brasil; retardá-las pode ser fatal.

Fernando Haddad, ao contrário das fake news que espalham sobre ele, estudou e conhece muito economia. Me consta que Haddad foi o único mestrando que conseguiu passar no mestrado de economia da USP sem ter feito antes a graduação em um curso da área de economia (a graduação de Haddad é em Direito, pela própria USP).

Haddad desperdiçou muito do mestrado, tendo feito sua tese sobre um tema bobo de elogio à União Soviética, mas ele era muito menino quando fez isso e meninos não precisam estar certos, meninos precisam acreditar, mesmo que se enganando.

Mas não tenham dúvida:: Haddad É Mestre em Economia pela USP, e depois da meninice e mesmo sendo do PT, Haddad aprendeu bastante e não acompanha os erros do PT por engano técnico; quando Haddad erra junto com o PT é para conciliar com gente tão tapada e limitada e assim continuar contando com espaço para trabalhar sério e na esperança de que seus “companheiros” amadureçam. Mas Haddad é muito bem preparado e, por ele mesmo, pensa como os melhores economistas, esses que o PT vive xingando de “neoliberais”.

Tony

07/02/2023 - 08h33

O pertralhume pegou por décadas os juros mais altos da historia da humanidade a risco zero para rentistas, Faria Lima, etc.

Os juros subiram com a pandemia para controlar a inflação.


Leia mais

Recentes

Recentes