Menu

Putin afirma que OTAN é cúmplice ‘indireta’ dos crimes cometidos pela Ucrânia

Sputnik – Os países da OTAN, embora indiretamente, são cúmplices dos crimes do regime de Kiev, que, entre outras coisas, bombardeia bairros residenciais em Donetsk e outras regiões recém-integradas pela Rússia, disse o presidente russo Vladimir Putin em entrevista ao canal Rossiya 1. “Nas circunstâncias atuais, quando todos os principais países da OTAN declararam seu principal objetivo […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Mikhail Metsel/Sputnik

Sputnik – Os países da OTAN, embora indiretamente, são cúmplices dos crimes do regime de Kiev, que, entre outras coisas, bombardeia bairros residenciais em Donetsk e outras regiões recém-integradas pela Rússia, disse o presidente russo Vladimir Putin em entrevista ao canal Rossiya 1.

“Nas circunstâncias atuais, quando todos os principais países da OTAN declararam seu principal objetivo nos infligir uma derrota estratégica, para que nosso povo sofra […] Como podemos ignorar seus potenciais nucleares? Sobretudo quando eles fornecem à Ucrânia armas avaliadas em dezenas de bilhões de dólares”, disse Putin.

“E isso é precisamente participação em determinado sentido. Por quê? Porque eles […] Não é apenas cooperação técnico-militar, eles não recebem dinheiro por isso! É uma transferência unilateral de armas, o que significa que, em certa medida, embora indiretamente, são cúmplices dos crimes cometidos pelo regime de Kiev, incluindo o bombardeio de bairros residenciais de Novorossiya [regiões novas] e Donetsk. Claro que sim. Partimos deste princípio, esta é a razão de nossa posição. E, na minha opinião, é bastante compreensível, clara e lógica”, ressaltou o líder russo.

A Rússia precisa garantir sua segurança e estabilidade estratégica, disse Putin comentando a decisão de suspender a participação de seu país no Tratado Novo START.

Durante a entrevista, Putin foi perguntado como devem os EUA entender a suspensão da participação da Rússia no START. “Bem, isso é um problema deles, o que entender ou o que não entender, não podemos entrar em sua cabeça. Entendemos o que nós devemos fazer. Precisamos preservar nosso país, proporcionar segurança, estabilidade estratégica”, ressaltou Putin.

A Rússia concorda que o mundo deve mudar, e nunca o impediu, inclusive no âmbito da ONU, mas a Rússia é contra o fato de que o novo mundo seja construído apenas no interesse de um país, neste caso os EUA, disse Putin durante a entrevista, acrescentando que a luta por um mundo multipolar, pelo respeito por todos na arena internacional, prevalecerá.

O desejo dos EUA de dominar sobre os seus satélites é entendido até por eles, observou Putin.

“Eles querem fazer exatamente isso, eu lhe garanto, todo mundo entende isso. Inclusive seus satélites entendem isso, mas por várias razões, principalmente devido à grande dependência da economia, na área de defesa, eles apenas, […] entre outras coisas provavelmente pensam que, neste caso, a luta com a Rússia é aquele interesse que eles têm em comum com os EUA”, disse ele, destacando que os países satélites estão se envolvendo nessa luta conjunta, “não obstante estarem bem cientes de que tudo o que os EUA fazem é apenas em seu próprio interesse egoísta”.

Os planos do Ocidente de fragmentar a Rússia são comprovados por documentos e isso se tornou seu único objetivo, ressaltou Putin.

Segundo o presidente, se Moscou não tivesse impedido a política dos países ocidentais, o destino dos povos da Rússia e, antes do mais, do povo russo, poderia ter mudado radicalmente. Putin observou que, em vez de um povo russo único, de uma Rússia única, o Ocidente queria criar vários países separados.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Francisco

28/02/2023 - 18h53

Deixa de ser medíocre, pateta e também mendaz, cara!

Não adianta sapatear no cuecão borrado, tentando chamar de agressão o escancarar da mentira factual, no caso pela metade.

Se toca, pois sua mediocridade mais que explicita é esconder-se no recurso do ‘bem e do mal’, do ‘certo e errado’, do ‘preto e branco’, simplista e muar, considerando-se a complexidade da relação OTAN e Federação Russa, que passa longe dessa narrativa maniqueísta e rasa que rasura fatos.

Fatos que abordamos e que o cidadão ‘ideia fixa’ manipula, como no caso em questão, ao abduzir que ao pedido do minuto de silêncio ucraniano em respeito as suas vítimas, no CS da ONU, seguiu-se o pedido de silêncio pelo representante russo em respeito a TODAS AS VÍTIMAS, quando então as delegações no CS, sem exceção, atenderam a solicitação, inclusive Brasil e China que abstiveram-se em atender o pedido excludente anterior feito pelo representante da Ucrânia.

Tapado, faça um esforço e entenda que, diferente de seu modo maniqueísta de pensar, nem todos acham que se trata de Putin, Zelensky, Biden, Macron, Schulz, serem do bem ou do mal, trata-se dos fatos, dos interesses e a melhor saída para a humanidade sem donos.

EdsonLuíz.

27/02/2023 - 13h29

Petista::
Suas sgressões destemperadas não me atingem nem me calam!

E suas agressões a mim porque os denuncio só me levam a denunciar mais.

●Vejam todos o que é uma força populista no poder::
▪Em uma sessão do Conselho de Segurança da ONU houve um pedido de silêncio em homenagem àos ucranianos assassinados por esse “Regime Geral” de populistas em que Lula se inclui (Lula disfarça o discurso, mas não consegue esconder que ele e o PT jogam junto com os populistas autoritários do mundo inteiro e estão os populistas todos defendendo os assassinatos da Rússia na Ucrânia e onde for).

Eu denuncio:
O pedido de silêncio feito pelo representante da Ucrânia presente à reunião em homenagem aos assassinados pela Ditadura Russa e por seu Ditador foi acompanhada por todos os presentes, que em respeito ficaram de pé. Menos…

…..o representante do Brasil e o tepresentante da China.

■Isto é e-s-t-a-r-r-e-c-e-d-o-r!!!!
▪Completamente estarrecedor!

Se você quer ficar em apoio a assassinos, a ditadores e a populistas, é uma escolha sua, petista. Eu escolho outra consciência!

Mas você, pensando que me atinge ao me agredir, só mostra ao que pode chegar um fanático doutrinado.

O representante brasileiro que estava na reunião escolheu ofender as vítimas ucranianas da tirania sanguinária da Rússia. Você fica com raiva e quer me agredir porque eu denuncio essa frieza dos populistas e quer chamar de vítimas os russos. É ridículo fazer inversões para chamar soldadinhos-assassinos russos de vítimas, petista!

Mas o PT é mesmo essa coisa descabida que só encontra reflexo no bolsonarismo…
e no trampismo, e no putinismo, e no chavismo…

Populista é sempre populista, não existe populista de esquerda e de direita. Esse é o tamanho de vocês!

Francisco

27/02/2023 - 09h47

Repetindo ao ideia fixa: deixa de ser medíocre e pateta, cara!

Brigar com fatos metódica e continuadamente, como nesse episódio no CS da ONU, deixa de ser imbecilmente rocambolesco e passa a patologia.

Recomenda-se tratamento adequado, o Cafezinho não é o Casa Verde e menos ainda palco de Teatro de Revista.

EdsonLuíz.

27/02/2023 - 09h27

Um russo que entra no território de um ucraniano e o mata, esse russo não é vítima. Um russo que entra no território de um ucraniano que não havia sequer cuspido nele… é assassino!

ASSASSINO!

Imbecil é quem repete os argumentos assassinos de Vladimir Putin!

EdsonLuíz.

27/02/2023 - 05h53

O lulismo, não poucas vezes, me estarrece tanto quanto o bolsonarismo. Neste momento o lulismo, na questão do direito da Ucrânia à liberdade de seu secular opressor, prefere se aliar a Rússia, China, Eritreia, Coreia do Norte, Mali e Nicarágua.
▪É bem difícil para mim e para qualquer progressista ver e ler as inversões que lulistas fazem do real para afirmarem seus delírios ideológicos. Repetirem junto com Vladimir Putin as inversões que um sociopata (grau psicopata mesmo!) faz(alguns), se comportando, por seguidismo, como gado de Vladimir Putin e contra toda a construção humanista e progressista é realmente chocante e escancara o mal que o ideologismo fez a essa gente.

▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪
Conselho de Segurança da ONU:: ■Pedido de silêncio em homenagem às vítimas da agressão de Putin.

Texto copiado por mim do UOL e colado aqui::
▪”Em reunião do Conselho de Segurança da ONU em 24/02, o Brasil e a China ficaram sentados quando o chanceler da Ucrânia pediu 1 minuto de silêncio pelas “vítimas da agressão”. Todos os representantes dos demais países se levantaram.”

O Conselho de Segurança atual é composto por::
França;
Rússia;
Gabão;
Gana;
Brasil;
Moçambique
Emirados Árabes;
Japão;
Estados Unidos;
China;
Albânia;
Equador;
Inglaterra;
Malta;
Suiça.

■A presença da Ucrânia na reunião do Conselho se deu por o país cujo problema estar sendo tratado ser convidado a comparecer.
▪A cadeira do diplomata representante do Brasil na reunião era ao lado da cadeira do representante da Ucrânia.

▪Eu não falo por nenhum prazer, muito pelo contrário, falo e denuncio por obrigação moral; o que eu queria mesmo é que não houvesse Bolsonaro e seu bolsonarismo e também não houvesse Lula e seu lulismo, que são, para mim, estarrecedores. Ou que lulismo e bolsonarismo fossem coisas diferentes do que são e dos quais se pudesse falar bem.

Mas o incrível é que o lulismo e o bolsonarismo, na prática e nas ideias, são tristemente a consciência de Vladimir Putin, essa consciência desaforada, estúpida, deploravelmente perseguidora já dentro de seus criminosos regimes e uma consciência assassina. Como seres humanos, conseguem ser só isso. E não se envergonham!

Paulo

26/02/2023 - 22h37

Ok, a OTAN não é santa, bem o sabemos. Mas, e a Rússia de Putin, que mata civis indefesos e bombardeia escolas e igrejas, é o quê?

Nelson

26/02/2023 - 21h53

Na verdade, Vladimir Putin foi ameno e bastante diplomático em sua declaração. Ze(ro)lenski, chefe do regime ditatorial de Kiev, é apenas um pau-mandado da Otan, leia-se Estados Unidos. Então, é a Otan a única responsável pelo fato de a Rússia ter sido obrigada a desatar a operação especial há um ano.

Recentemente, Ângela Merkel e François Hollande confessaram, descaradamente, o objetivo da Otan, de entupir a Ucrânia de armas enquanto assinavam um acordo de mentirinha com a Rússia. Enquanto a Rússia pedia o cumprimento do acordo de Minsk seja, a Otan municiava os assassinos de Kiev e os apoiava no morticínio que praticaram contra ucranianos de origem russa que vivem no leste da Ucrânia.

Por óbvio, os órgãos da mídia hegemônica reservaram espaço zero às declarações dos dois supostos democratas. Dessem o devido destaque à confissão e toda a avassaladora propaganda feita para demonizar Putin e a Rússia estaria definitivamente desmascarada.

Francisco

26/02/2023 - 19h46

Já o que me estarrece de fato, é a imbecilidade seletiva ao dar a notícia do conselho da ONU pela metade, imaginando possível no atual momento do mundo, ninguém mais ficar sabendo que após o minuto de silêncio excludente ucraniano, não cumprido pelas delegações chinesa e brasileira, o representante da delegação russa, solicitou um minuto de silêncio POR TODAS AS VÍTIMAS DO CONFLITO, DESDE 2014, sendo então atendido por todas as delegações no conselho, inclusive as da China e do Brasil.

Deixa de ser medíocre e pateta, cara!

Alexandre Neres

26/02/2023 - 19h01

Quando o Pacto de Varsóvia ruiu, era de se esperar que a Otan também fosse para as cucuias. Qual o quê! O Ocidente, que gosta de se autoproclamar o defensor da liberdade e da democracia, é beligerante até a medula. Descumprindo acordos anteriormente estabelecidos, partiu para cima de países que pertenciam à União Soviética e foi trazendo-os para a Organização, o que fez por merecer a reprimenda até de Henry Kissinger. Ao agir assim, provocou a guerra atual, juntamente com Volodymyr, que fez o que pôde para caçar briga com a Rússia, tal qual baixinhos que em cidades do interior provocam briga com quem é de fora, confiando no apoio dos grandões.

Diferentemente do que o Paulo disse, Voldymyr realmente foi eleito pelo voto, mas isso é contar da missa apenas a metade. Há um vício de origem na sua eleição, pois, anteriormente, o candidato pró-Rússia que fora eleito legitimamente na Ucrânia foi retirado do poder no bojo da revolução colorida. Volodymyr é como o boçal-ignaro, que só chegou aonde chegou por causa da criminalização da política e do golpeachment, assim como do concerto teratológico para impedir Lula de concorrer às eleições de 2018 contrariando o Comitê dos Direitos Humanos da ONU, com a atuação imprescindível do futuro ministro da Justiça que o Judiciário permitiu que fosse chamado de juiz corrupto, e do tuíte do General Villas-Bôas, amicíssimo do candidato beneficiado, que emparedou o STF num abuso a toda prova.

Não se pode olvidar de uma cena geopolítica de suma importância. Ieltsin, completamente bêbado, levando tapinha nas costas de Clinton que não conseguiu parar de rir, num ato de total desprezo e deboche à Rússia. A ex-União Soviética aderiu tardiamente a um ultraneoliberalismo sem peias, sob a batuta de Ieltsin que fez tudo o que o Ocidente quis até que foi apeado do poder por estar levando à época a Rússia à bancarrota.

Putin não é flor que se cheire, mas para os interesses do Brasil é muito mais conveniente um mundo multipolar do que um unipolar. O grande algoz do Brasil se chama Estados Unidos da América, desde os tempos do surgimento da Doutrina Monroe.

Quando alguém se refere a Putin como psicopata ou sociopata soa como um deboche para todos nós brasileiros. Vivemos sob o desgoverno liderado por uma figura autoritária e desequilibrada nos últimos 4 anos. Nunca esse senhor tratou o mitômano como sociopata ou psicopata, donde se vê como é hipócrita e seletivo nas suas acusações inconsequentes.

EdsonLuíz.

26/02/2023 - 14h26

Reunião do Conselho de Segurança da ONU:: pedido de silêncio em homenagem às vítimas da agressão de Putin.

Texto copiado por mim do UOL e colado aqui::
▪”Em reunião do Conselho de Segurança da ONU em 24/02, o Brasil e a China ficaram sentados quando o chanceler da Ucrânia pediu 1 minuto de silêncio pelas “vítimas da agressão”. Todos os representantes dos demais países se levantaram.”

O Conselho de Segurança atual é composto por::
França;
Rússia;
Gabão;
Gana;
Brasil;
Moçambique
Emirados Árabes;
Japão;
Estados Unidos;
China;
Albânia;
Equador;
Inglaterra;
Malta;
Suiça.

■A presença da Ucrânia na reunião do Conselho se deu por o país cujo problema estar sendo tratado ser convidado a comparecer.
▪A cadeira do diplomata representante do Brasil na reunião era ao lado da cadeira do representante da Ucrânia.

■O lulismo me estarrece! O lulismo me estarrece tanto quanto o bolsonarismo!
▪Eu não falo por nenhum prazer, muito pelo contrário, falo e denuncio por obrigação moral; o que eu queria mesmo é que não houvesse Bolsonaro e seu bolsonarismo e também não houvesse Lula e seu lulismo, que são, para mim, estarrecedores. Ou que eles fossem coisas diferentes do que são e dos quais se pudesse falar bem.

EdsonLuíz.

26/02/2023 - 12h48

Putin é um psicopata.
▪Quando um estuprador culpa a vítima, você pensa o quê sobre aquilo que o estuprador fala?

Sinceramente?
▪Eu não acho nada legal ficar dando “direito de antena”, como os portugueses falam, para um delinquente tão perigoso quanto Putin.

Falas de alguém como Putin precisam é de serem criticamente respondidas, porque um sociopata —e um sociopata que é psicopata mesmo, que é o caso de Putin—
tem uma personalidade ardilosa e vai fazendo as inversões que lhe convém.


Leia mais

Recentes

Recentes