Menu

Rússia volta a pedir investigação da ONU sobre Nord Stream

Kremlin diz que relatos sobre grupo pró-ucraniano supostamente envolvido em sabotagem são “campanha de mídia” para desviar a atenção. Kiev nega envolvimento nas explosões. Publicado em 08/03/2023 – 8h10 Por DW Made for minds DW — A Rússia chamou de “campanha de mídia” as recentes revelações nas imprensas americana e europeia sobre as explosões nos […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Danish Defence Command/DPA/ Picture Alliance/ Direitos Reservados

Kremlin diz que relatos sobre grupo pró-ucraniano supostamente envolvido em sabotagem são “campanha de mídia” para desviar a atenção. Kiev nega envolvimento nas explosões.

Publicado em 08/03/2023 – 8h10

Por DW Made for minds

DW — A Rússia chamou de “campanha de mídia” as recentes revelações nas imprensas americana e europeia sobre as explosões nos gasodutos Nord Stream e voltou a insistir na sua proposta de uma investigação internacional dos ataques aos dutos no Mar Báltico, em setembro de 2022.

A delegação russa já havia circulado um projeto de resolução nesse sentido no Conselho de Segurança. Nesta terça-feira (07/03), o Kremlin reagiu a uma reportagem do jornal The New York Times, segundo a qual novas informações analisadas por autoridades dos EUA sugerem que houve sabotagem por um grupo pró-ucraniano.

“Isso mostra que estamos fazendo a coisa certa ao pressionar por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU para iniciar uma investigação internacional liderada pelo secretário-geral da ONU sobre a sabotagem do Nord Stream”, disse o vice-embaixador da Rússia, Dmitry Polyanskiy.

O diplomata destacou que os países do Conselho de Segurança já realizaram três rodadas de consultas a nível de especialistas sobre o projeto de resolução e garantiu que a votação vai ocorrer ainda em março.

O Kremlin também afirmou não acreditar que o grupo pró-ucraniano que teria realizado as explosões não tenha ligações com o governo em Kiev e que as reportagens nesse sentido são uma “campanha de mídia” para desviar a suspeita das autoridades ucranianas para outras pessoas.

Logo após as explosões, Moscou havia acusado “os países anglo-saxões”, aludindo à oposição ao projeto que Washington mantém há anos, sob o argumento de que ele eleva a dependência europeia do gás russo.

Os ataques aos gasodutos, que não estavam em uso, provocaram dois vazamentos em cada um deles, dois na zona dinamarquesa e dois na zona sueca, todos em águas internacionais.

Kiev nega envolvimento

Segundo as autoridades citadas pelo The New York Times, não há evidências de que o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, ou assessores mais próximos dele estejam envolvidos na operação.

Em Kiev, o conselheiro presidencial ucraniano Mikhail Podolyak disse ser claro que a Ucrânia não tem nada que ver com os ataques. Também o Ministério da Defesa da Ucrânia reiterou que o país não está envolvido nas explosões.

Grupo de seis pessoas

As redes de televisão alemãs ARD e SWR e o jornal alemão Die Zeit também publicaram nesta terça-feira detalhes sobre o caso. Segundo esses veículos, a investigação das autoridades alemãs sobre a sabotagem dos gasodutos Nord Stream revelou indícios de ligações com a Ucrânia, embora não excluam ter sido uma “operação de bandeira falsa” para incriminar Kiev.

Os investigadores conseguiram identificar a embarcação que teria sido utilizada para a operação secreta. Seria um iate alugado por uma empresa sediada na Polônia, aparentemente de propriedade de dois ucranianos.

De acordo com os jornais, a operação secreta teria sido realizada por uma equipe de seis pessoas – cinco homens e uma mulher. O grupo seria formado por um capitão, dois mergulhadores, dois auxiliares de mergulho e um médico, que teriam transportado e instalado os explosivos. A nacionalidade dos perpetradores não foi revelada, mas eles teriam usado passaportes falsos para, entre outras coisas, alugar o barco.

Nesta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República alemã comunicou que mandou inspecionar, em janeiro, uma embarcação que poderia ter sido usada para o transporte de material explosivo.

Traços de explosivos na cabine

Segundo a investigação revelada pelos jornais alemães, o grupo teria partido da cidade costeira alemã de Rostock em 6 de setembro de 2022. O equipamento para a operação secreta, no entanto, teria sido previamente transportado para o porto num caminhão de entrega.

De acordo com as reportagens, os investigadores conseguiram localizar o barco novamente no dia seguinte em Wieck auf dem Darss, no estado alemão de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, e, mais tarde, na ilha dinamarquesa de Christianso. O iate foi então devolvido ao proprietário. Nele, teriam sido encontrados vestígios de explosivos.

A pista inicial sobre os autores da explosão teria sido revelada por um serviço secreto ocidental logo após a explosão dos gasodutos.

Operação de “bandeira falsa”

Os jornais alemães afirmam ter ouvido várias fontes de diferentes países. Autoridades de segurança da Alemanha, Dinamarca, Suécia, Holanda e Estados Unidos estiveram envolvidas na investigação oficial.

Mesmo que os vestígios levem à Ucrânia, os investigadores ainda não conseguiram descobrir quem teria encomendado ou pago pela sabotagem.

Para peritos dos serviços de segurança internacional, não se pode excluir que se trate de uma “operação de bandeira falsa”, ou seja, que o autor tenha deliberadamente criado pistas que apontem para a Ucrânia como culpada. No entanto, os investigadores aparentemente não encontraram nenhuma evidência que confirme tal cenário.

Otan pede que não haja especulações

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, apelou para que não haja especulações até a conclusão das investigações.

“O que sabemos é que houve um ataque, uma sabotagem, contra as infraestruturas críticas da Europa, mas ainda estão decorrendo uma investigação e inquéritos”, destacou Stoltenberg, em Estocolmo.

Independentemente dos responsáveis, Stoltenberg referiu que a sabotagem “demonstrou a vulnerabilidade das infraestruturas críticas” da Europa, e que por isso é necessário reforçá-las.

Menos de dois meses após a explosão, o procurador responsável pela investigação preliminar na Suécia disse tratar-se de “sabotagem grosseira”. Segundo os investigadores, foram encontrados vestígios de explosivos nos dutos, mas não foi possível apontar suspeitos.

Vazamentos

No final de setembro de 2022, autoridades dinamarquesas e suecas detectaram vazamentos de gás nos dutos do Nord Stream 1 e do Nord Stream 2 próximos a uma ilha da Dinamarca. Construídos pela Rússia, os dutos levam gás russo até a Alemanha. Embora nenhum dos dois estivesse em operação no momento das explosões, eles eram mantidos cheios devido à pressão.

Operados por um consórcio, no qual a gigante russa Gazprom é majoritária, os gasodutos estão no centro de tensões geopolíticas que se intensificaram com a invasão da Ucrânia pela Rússia. Até 2021, Moscou era o principal fornecedor de gás para a Europa.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

09/03/2023 - 19h52

Abaixo todos os apoiadores de assassinos e corruptos. Se os assassinos e corruptos forem tambem ditadores, que desçam ao inferno!

Que insistência, em destruirem países –Ucrânia(com mísseis), Cuba, Venezuela, Nicarágua, … Brasil…

…, e ainda se sentirem ofendidos e agredirem!

Dr MacPhail

09/03/2023 - 14h28

E assim caminha a unanimidade tapada paralela…

Se desconhece a dos Emboabas, até hoje de olho no patrimônio brasileiro, imagine então a da Ucrânia?.

O Realejo Enroscado, envolto em profunda rasa métrica cimentada, do ”bem contra o mal’, do ‘preto e branco’ e do ‘rosa menina, azul menino’, nem de longe desconfia do ângulo que se olha, estático, inversamente chega-se a igual certeza do contrário, zerando o jogo dos tapados intolerantes, sem nuances, entrâncias e ou reentrâncias, em todos os lances, empatando o tempo e empacando no atraso sem medo de ser infeliz. ..

Coisas de só, não pensar, apenas lacrar de seu ângulo tapado de vista.

Desenrosca Realejo, o conjunto da mesma obra espalhada começa a cheirar mal…..

“(…) E até o porto meu pai

O qual não disse palavra
Durante todo o caminho
E quando eu me vi sozinho
Vi que não entendia nada
Nem de pro que eu ia indo
Nem dos sonhos que eu sonhava
Senti apenas que a mala
De couro que eu carregava
Embora estando forrada
Fedia, cheirava mal” (Caetano – ‘No dia em que eu vim-me embora’)

EdsonLuíz.

09/03/2023 - 10h55

●Irem lá no ‘post’ do Zanin para ler o que eu, EdsonLuiz. escrevi?
-Não precisa:: o que escrevi lá eu recoloco aqui mesmo.
-Está aqui embaixo, portanto, o que eu escrevi lá e esse apoiador de jorar o sangue de quem luta por liberdade (na Ucrânia, mas também em Cuba, na Nicarágua e onde eles puderem), o que esse sanguinário petista reclama.

Eu escreveria a mesma coisa sempre:: Para o judiciário não se indica amigo. Quem indica amigo para o judiciário é bandido, para que os amigos o protejam!

Leiam, os que queiram, o que eu escrevi lá no outro ‘post’. Eu mesmo repeti aqui embaixo.

■”Do que adianta gastar dinheiro e esforço em apurar, processar e condenar Bolsonaro por esse tesouro todo em diamantes se nós, cidadãos brasileiros, sempre podemos esbarrar com um Cristiano Zanin, Gilmar Mendes ou Ricardo Lewiandoviski nos tribunais?

A coisa provavelmente correria assim::
▪Bolsonaro seria condenado por um juiz primário;
▪O processo subiria para revisão por um Conselho Colegiado em um TRF e a condenação seria confirmada por 3X0;
▪O processo subiria mais ainda e iria para a 2ª revisão, agora em um Conselho Colegiado do STJ, e a condenação seria reconfirmada por 5X0.

Se só o 1° juiz, analisando solitariamente as provas, cometesse algum errinho de rito do processo —e isso tudo só com provas poderosas e quentíssimas, sem ninguém ter inventado nenhuma prova, fraudado nenhuma prova ou falsificado nenhuma prova::
▪Pelo errinho ritual do processo cometido por um juizinho, o menor dos nove que condenaram, apareceria um advogado como o Zanin, entraria com quase 500 recursos(sic), em nenhum dos recursos ele questionaria as provas, que sabe que são quentes e inquestionáveis,…

…o processo nem subiria para o STF, mas lá já existiria um processo questionando só errinhos de ritos processuais que poderiam ser corrigidos ou questionando só o local onde o julgamento foi iniciado…

… esse processo questionando só rito ou local inicial de julgamento, sem questionar as provas do crime, um processo impetrado por um desses Cristianos Zanin fazia 3 ou 4 anos, estaria “guardado” na mão de um Ministro, digamos, um Gilmar Mendes…

…Aí juntaria uns Ministros, digamos, Gilmar Mendes, Ricardo Lewiandoviski, Cristiano Zanin, Tófoli, …

E nós, o Brasil inteiro, seus pobres e seus empreendedores, seus velhos, crianças, pretos, brancos, mulheres, homens, outr@s, gente livre, gente presa (muitas vezes inocentes encarcerados), gente honesta, ficaríamos de otários na história, vendo nossa lei, que é preparada para proteger quem tem dinheiro e poder, sendo efetivamente usada para proteger … delinquente poderoso.

E sendo assim, como vimos que é com a impunidade do corrupto deputado Eduardo Cunha, do ex-presidente (agora novamente atual) Lula, do ex-governador Sérgio Cabral e vários outros, gastaremos dinheiro e tempo do judiciário brasileiro para vermos Jair Bolsonaro impune como estão impunes Lula, Sérgio Cabral, Eduardo Cunha e outros, mesmo condenados e não inocentados.

Lei é lei, e aqui no Brasil, a que vale para nós ainda não vale para eles.

Edson Luiz Pianca
edsonmaverick@yahoo.com.br

■Lula quer indicar “garante” para o STF, para o caso de pegarem nova corrupção dele, não quer indicar ministro.

    Alexandre Neres

    09/03/2023 - 14h51

    És um biltre mesmo! Quanta impostura!

    Ué, cadê seu moralismo de araque com relação à decisão judicial do temerário? Não fala nada só porque ele era chefe do presidente perpétuo do minipartido Cidadania?

    E o foguinho?

Alexandre Neres

08/03/2023 - 23h26

Deem uma olhada na matéria “POSSÍVEL INDICADO PARA O STF, ZANIN É ELOGIADO POR CARMEN LÚCIA” ali ao lado para ver como se profliga um impostor.

O que falar de alguém que não consegue nem ir pra uma semifinal de Campeonato Carioca?

EdsonLuíz.

08/03/2023 - 16h45

●Contra as guerras feitas para impor arbítrio e sequestrar terras e crianças e outros abusos!
▪Reafirme-se o humanimo, a liberdade e o progressismo.
▪Reafirme-se o valor da demicracia contra todos os tiranos e torturadores do mundo.
▪Reafirme-se o heroísmo do povo da Ucrânia e de seu presidente, o corajoso Volodymyr Zelensky, para resistir ao seu secular opressor, a Rússia, de quem TODOS is vizinhos têm medo e nojo!

Viva a democracia!
Abaixo os abutres, apoisdores de assassinos e de ditadores mundo afora!
▪E nojo aos apoiadores de CORRUPTOS!

■Sobre a explosão no gasoduto Nord Stream::
▪Quem fez essa explosão, seja quem for que a tenha feito e nós ainda não sabemos quem é, ele, com a explosão, protegeu muitas vidas que querem ser livres.

Sobre a legalidade do que fez, isso é outra discussão e precisa passar pela punição proporcional –se o que fez foi ilegal.

Mas, na situação que os criminosos da Rússia e seus apoiadores estão fazendo na Ucrânia, as boas almas se indignam mesmo e acabam cometendo atos desesperados para protegerem a integridade e a vida do próximo.
▪Já as almas podres que apoiam a barbárie exalam seu fedor mórbido apoiando a Rússia e o massacre e ilegalidade de abusar do vizinho dentro de sua própria casa e roubando tudo, de território a crianças, e destruindo tudo.

Nojo aos apoiadores de delinquentes!
Nojo aos apoiadores de corruptos!

Dr MacPhail

08/03/2023 - 15h07

O Realejo Enroscado lembra velhos almanaques, como o Fontoura e o Capivarol, que informavam um pouco de tudo, nada ou quase nada, de platitudes a (in)utilidades genéricas e dispensáveis, passando por unha encravada e iça assada, com vantagem de trazerem, diferente do enroscado Realejo, informações não emergidas em águas turvas da realidade paralela.

Entende o gajo de geopolítica, em particular do conflito na Ucrânia, tanto quanto demonstrou entender de balanço de pagamentos e composição das reservas internacionais brasileiras.

Passa da hora, desenroscar a mente e deixar de desinformar descaradamente.

Alexandre Neres

08/03/2023 - 14h11

Vou me abstrair do discurso piegas, maniqueísta e farisaico.

Com governo que quer resgatar a democracia, a cultura, o meio ambiente, a educação e a saúde, Tigrão; com a extrema-direita, o imperialismo e o escravagismo, Tchutchuca!

EdsonLuíz.

08/03/2023 - 10h11

Quem fez isso, seja quem for e nós ainda não sabemos quem é, protegeu muitas vidas que querem ser livres.

Sobre a legalidade do que fez, isso é outra discussão, precisa passar pela punição proporcional –se foi ilegal, mas, na situação que os criminosos da Rússia e seus apoiadores estão fazendo na Ucrânia, as boas almas se desesperam mesmo.
▪Já as almas podres exalam seu fedor mórbido apoiando a Rússia e o massacre e a ilegalidade de abusar do vizinho dentro de sua casa e roubando tudo, de território a crianças, e destruindo tudo.

Alexandre Neres

08/03/2023 - 09h39

Até o mundo mineral sabe quem promoveu essa sabotagem com o silêncio cúmplice do mundo dito civilizado e da imprensa com partido. Embora como sempre a Rússia tenha sido acusada, tal qual o mordomo, não faria o menor sentido atribui-lhe a culpa. Até quando vai abusar da nossa paciência, ó ator canastrão de quinta?!


Leia mais

Recentes

Recentes