Menu

Rússia: fornecimento de munições de urânio empobrecido mostra que Ocidente quer destruir a Ucrânia

Sputnik – As declarações de Washington e Londres sobre o desejo de paz na Ucrânia e de quererem o bem do povo ucraniano são falsas, porque o seu verdadeiro objetivo é a destruição da Ucrânia, disse hoje (22) Maria Zakharova, representante oficial da chancelaria da Rússia comentando a intenção de Londres de fornecer munições com […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Sputnik

Sputnik – As declarações de Washington e Londres sobre o desejo de paz na Ucrânia e de quererem o bem do povo ucraniano são falsas, porque o seu verdadeiro objetivo é a destruição da Ucrânia, disse hoje (22) Maria Zakharova, representante oficial da chancelaria da Rússia comentando a intenção de Londres de fornecer munições com urânio empobrecido a Kiev.

Os planos britânicos de entregar munições com urânio empobrecido a Kiev são mais uma provocação altamente insensata de Londres, afirmou Maria Zakharova, representante oficial da chancelaria russa.

“Esta é uma questão de total insensatez, irresponsabilidade e impunidade da dupla anglo-saxônica, de Londres e Washington nos assuntos internacionais”, disse Zakharova à Sputnik.

“Esta é mais uma provocação britânica que visa levar a situação em torno da Ucrânia para uma nova rodada de agressão, de confronto, fazendo essa agressão adquirir uma dimensão qualitativamente diferente”, ressaltou ela.

“Tudo o que ouvimos desses países da OTAN, liderados pelos EUA e pelo Reino Unido, sobre a paz, a regularização, o futuro da Ucrânia, o bem-estar do povo ucraniano, é tudo mentira, falsidade, um engano, uma completa desorientação da comunidade mundial. Na verdade, o objetivo é completamente diferente”, afirmou Zakharova à Sputnik.

A intenção do Reino Unido de entregar munições de urânio empobrecido a Kiev demonstra a intenção aberta do Ocidente coletivo de destruir completamente a Ucrânia, ressaltou a diplomata.

“Hoje não temos dúvidas de que se trata, de uma maneira ou de outra, da clara intenção do Ocidente coletivo, liderado pelos EUA e Reino Unido, de simplesmente destruir a Ucrânia. Após o anúncio da intenção de entregar munições de urânio empobrecido, toda essa conversa sobre eles desejarem o bem futuro da Ucrânia termina aqui”, disse ela.

O uso de munições de urânio empobrecido significa o genocídio da população contra a qual tais armas são usadas, declarou Zakharova.

“No fundo, o uso de munições de urânio empobrecido significa o genocídio da população contra a qual são usadas e contra a população que as usa. Ou seja, todos que vivem nesse território, os que lá estão ou estão nas áreas mais próximas, recebem uma certa dose de radiação, e isso não é um problema de curto prazo. Eles vão viver com isso para sempre, em primeiro lugar, aqueles que usaram [as munições]”, disse Zakharova à Sputnik.

Ela também recordou a situação na Sérvia em 2016, quando 22 mil pessoas morreram de câncer após o uso de munições de urânio empobrecido no bombardeio da Iugoslávia, a maior taxa de sempre desta doença em uma determinada população.

Nesta terça-feira (21) o Reino Unido anunciou planos de fornecer tanques Challenger e munições com um núcleo que contém urânio empobrecido.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

23/03/2023 - 21h02

Urânio empobrecidó é nocivo à saúde?
▪Se houver ingestão em grande quantidade ou for respirado por muito tempo pode ter alguma consequência.
▪Sob o ponto de vista da radiação, nenhuma consequência tem. NENHUMA!

Usado na ponta de munição , em um brevíssimo momento (fração de segundo) a temperatura da ponta inicial, por choque e atrito, se aquece a mais de 2000° celsius de temperatura. Só nesse momento há alguma liberação mínima de radiação um pouco maior, que imediatamente se dispersa, como quando fazemos uma chapa de raio x, mas sem nem mesmo a exposição para o exame.

EdsonLuíz.

23/03/2023 - 20h52

Radiação, tudo tem.

O efeito fosforecente de interruptores domésticos, por exemplo, quando o ambiente está escuro, é porque esse tipo de interruptor é feito de material que apresenta radiação naquela forma de fosforecência. Mas o interruptor pode ser usado dentro de casa normalmente porque não é nocivo. Aquela luminescência facilita a localização do interruptos no escuro.

O ambiente sob o sol, em certos horários e dias, apresenta radiação igual ou maior que o mineral natural urânio.

Esse urânio é o mesmo granulado amarelo que vemos em barris abertos em pátios de portos, de uma cor bem bonita. Ele é usado em metalurgia, e mesmo a fabricação de munição com esse minério passa por usinagem e o material é, sempre foi, manipulado manualmente.

É possível morar dentro de uma mina de minério sem nenhuma consequência danosa para o organismo. As águas subterrâneas não poucas vezes atravessam terras ricas em urânio.

Há praias de areias radioativas em que são aconselhados que se deitem certos acometidos por males, por serem tidas como terapêuticas. E as pessoas se enterram e sempre se enterraram naquelas areias.

A questão da Rússia e de seus covardes propagandistas com a ponta de urânio na munição usada contra tanques, e não a de tungstênio, não é a radiação. A questão deles é que a munição de ponta de urânio atravessa o tanque de guerra atingido como uma faca furando uma pera.

A Rússia, sim, está empesteando o ambiente da Ucrânia inteiro com bombas incendiárias e fósforo branco.

Mas covardes são covarde!

Marco Saldanha

23/03/2023 - 05h35

A Reportagem está correta, esse uranio é sim radioativo, ele tem entre 2% e 6% de urânio radioativo misturado com o urânio não radioativo ( resto das primeira e segunda etapa do enriquecimento do urânio) . Assim ele contamina tudo da mesma forma que uma cápsula de Césio 137 aberta como no acidente de Goiânia por exemplo.
Essa munição é um tipo de bomba suja radioativa usada na sérvia e Iraque com comprovada contaminação do solo, água, animais, plantas e pessoas por décadas. Algumas áreas diretamente afetadas será por séculos. O uso dessa munição é uma escalada absurda onde os ucranianos serão os mais afetados com certeza. A Inglaterra é muito irresponsável e escalou para um fase nuclear o conflito

EdsonLuíz.

22/03/2023 - 12h44

Não se trata de urânio enriquecido.

A entrega à Ucrânia pela Inglaterra de munição feita do metal urânio não se trata de urânio enriquecido. Pelo contrário. Trata-se do metal natural, sobra do material que foi enriquecido para usar em usina de energia.

É o metal urânio encontrado naturalmente em minas e explorados por mineiros a céu aberto.

Esse sputink quer desinformar. Pior é que consegue. Nesse caso, seu interesse é porque o urânio como metal usado em munição tem maior capacidade de perfurar paredes metálicas grossas. A própria Rússia usa.

Quem quer destruir a Ucrânia por não conseguir submetê-la nós sabemos quem é!

Quem quer destruir a Ucrânia está, faz vários anos, esquartejando a Ucrânia, abocanhando pedaços e destruindo completamente quando não consegue tomar o território.

Destroem igrejas, casas, edifícios, creches, escolas, usinas elétricas, indústrias….

Destroem tudo e matam, traficam crianças (para fazer o quê?) e estupram.

Não sabemos o que vai sobrar da Ucrânia depois das agressões desses péssimos sputinik’s!

Um sputnik desses no balção estraga a conversa em qualquer cafezinho!


Leia mais

Recentes

Recentes