Menu
,

CPI do Golpe é desafio da luta de classes para sindicatos

No dia oito de janeiro deste ano a democracia brasileira talvez tenha vivido o ápice de uma crise que já se arrasta há quase uma década. Uma série de pessoas, trajando o verde e amarelo e aquele nacionalismo exacerbado típico do fascismo, invadiram e destruíram parte do patrimônio público aparentemente por não aceitar o resultado […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No dia oito de janeiro deste ano a democracia brasileira talvez tenha vivido o ápice de uma crise que já se arrasta há quase uma década.

Uma série de pessoas, trajando o verde e amarelo e aquele nacionalismo exacerbado típico do fascismo, invadiram e destruíram parte do patrimônio público aparentemente por não aceitar o resultado das urnas e a terceira vitória do companheiro Lula, do Partido dos Trabalhadores.

Não é de hoje que a burguesia apela à violência e a mentira para barrar o avanço das conquistas do povo, e tudo indica que esse movimento continuará acontecendo. As tentativas de boicote ostensivo ao governo petista estão desenhadas no horizonte próximo e a CPI que irá investigar os atos do dia 08/01 está na esteira dessa disputa.

Vale lembrar que Lula não é um personagem qualquer. Operário que chegou ao executivo sendo o presidente mais bem avaliado da história, ele representa a possibilidade real de executar um projeto para o povo, principalmente os mais pobres, através da organização da classe trabalhadora. Portanto, pode-se dizer que a força de Lula vem, dentre outros pilares, da força do movimento sindical.

Portanto, não há dúvidas que os sindicatos serão convidados a refletir sobre suas posições nessa conjuntura e atuar na pauta de defesa da democracia e do legado da classe trabalhadora e nesse momento essa defesa precisará estar ligada à disputa sobre a narrativa da CPI do Golpe.

Vale lembrar, nesse sentido, o bom argumento do pesquisador e professor Marcio Pochmann: 

“A grande imprensa somos nós (movimento sindical). Quantos panfletos os sindicatos fazem por semana? Quantos jornalistas a imprensa sindical possui? O problema é que em muitas publicações, das 10 páginas, 12 trazem fotos do presidente”

O número de profissionais de comunicação, boletins impressos e digitais, páginas em redes sociais, carros de som e estrutura financeira capacita a organização dos trabalhadores a entrarem de cabeça na disputa da narrativa sobre a tentativa de Golpe por parte da burguesia que culminou no quebra-quebra de oito de janeiro.

Em outras palavras, a CPI do Golpe será mais uma batalha da sempre atual luta de classes e nossos sindicatos precisam entrar de cabeça nessa disputa para não deixar que as mentiras se propaguem.

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

29/04/2023 - 13h21

Luta de classes?
Acorda! Nós não estamos dm 1950, estamos dm 2021!

Saulo

29/04/2023 - 13h07

O Tadeu Porto não sabia de nada dos assaltos bilionários e dioturnos a Petrobrás orquestrados por Lula, Dirceu, os diretores que eles nomevam, ecc…para se financiar e ficar no poder ?


Leia mais

Recentes

Recentes