Menu

Google oferece “corrupção” a quem pesquisa por Lula e coroação

Rede Brasil Atual – O youtuber Felipe Neto denunciou hoje um flagrante uso político dos algoritmos pelo Google. Ao buscar pelos termos “Lula” e “coroação” – relacionados à presença do presidente brasileiro na coroação do rei Charles III, amanhã, em Londres, o influenciador digital deparou com o termo “lula corrupção” como “alternativa” de resultado oferecida […]

9 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reuters/Arnd Wiegmann/Direitos Reservados

Rede Brasil Atual – O youtuber Felipe Neto denunciou hoje um flagrante uso político dos algoritmos pelo Google. Ao buscar pelos termos “Lula” e “coroação” – relacionados à presença do presidente brasileiro na coroação do rei Charles III, amanhã, em Londres, o influenciador digital deparou com o termo “lula corrupção” como “alternativa” de resultado oferecida pela plataforma.

Inconformados, diversos internautas afirmam ter testado a busca do termo “coroação” ao lado de nomes de outras autoridades e a alternativa “corrupção” também aparece. Já com o nome de Bolsonaro a alternativa a coroação é “coração”.

Um sério indício de que, por trás dos algoritmos, dedos humanos conduze o buscador. Inclusive porque a coroação de Charles III é um dos temas mais mencionados em todo o mundo. No Twitter, Felipe Neto creditou a malícia do Google ao deputado federal André Janones (Avante-MG).

“O @AndreJanonesAdv me avisou no privado e tive q abrir o Google pra acreditar. Se trata de um erro algorítmico, mas é inaceitável. ‘Coroação’ não é uma palavra errada ou de rara pesquisa. Google dará explicações? Corrigirá? Sem o PL, não são obrigados a nada”, Felipe Neto.

Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão“, o influenciador se refere à necessidade de se aprovar a Projeto de Lei 2640, o PL das Fake News, com objetivo de se começar a regular abusos das big techs.

As grandes empresas que dominam o mercado de tecnologia, chamadas de big techs, abraçaram a extrema direita no Brasil. Isso se deu após articulação de setores democráticos em torno do PL das Fake News. O texto busca impedir a impunidade de crimes cometidos na internet.

Contudo, as controladoras das redes sociais abraçaram a desinformação e adotaram o lobby, além da manipulação de seus próprios algoritmos, como forma de barrar o texto. Como resultado, a matéria que tramita com urgência na Câmara dos Deputados está com votação suspensa.

Entre as empresas que estão mobilizadas contra o combate às fake news e aos crimes digitais, destaque para a Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), Twitter e Google (YouTube e Chrome). Por um lado, esta mobilização representa uma significante força contrária aos preceitos democráticos defendidos pelo PL.

Agora, por outro ponto de vista, ficou mais claro aos internautas como existe uma parcialidade nas redes sociais. A suposta imparcialidade dos algoritmos que as controlam caiu em total descrédito. Agora, cada vez mais, internautas reconhecem tendências e vontades políticas nestas plataformas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

06/05/2023 - 16h19

Pianca deve ter sentado na mamadeira de piroca e, depois, tiraram o “brinquedo” do vovô.
hahahahahahaha
Ficou traumatizado.

EdsonLuíz.

06/05/2023 - 15h53

Este autoritário petista, o Alexandre Neres –Se Alexandre é mesmo o nome dele e não uma forma de ele se esconder– não sabe nem criar suas artimanhas vagabundas e manipulações mentirosas para desqualificar quem o contraria::

▪Se o português do “Senhor Edson Luiz Pianca” é “cheio de erros” e, no entanto, o imbecil manipulador e mentiroso observa que é o próprio “Senhor Edson Luiz…” que o corrige, então…

Claro:: se alguém escreve correndo em letrinha mínimas e não usa corretor, após verificar que grafou errado, corrige. Mas tem babacas autoritários com anseios de ser policial. Como não deve ter passado em concurso para alguma PM, vira ‘Policial-Gramático’! rss

Mas fossem erros por mau português — e os há–, como dificilmente não haveria, neste idioma árido e impreciso? Discuta a substância do que é denunciado! Discuta (politicamente) o que é substantivo! Discuta o que o “Senhor Edson…” escreve!

Faça isto:: responda ao que o “Senhor Edson…” denuncia!
▪Se o perseguidor se apega a mentiras ou lateralidades para tentar desqualificá-lo, ele acha que essas mentiras, manipulações e desqualificações baratas é porque o seu perseguidor não consegue rebater o que ele denuncia e porque o que ele denuncia está fundamentado.

E ele denuncia e combate aos dois populistas e não só a um. A manobra de fechar um olho e só olhar com o outro e mentir dizendo que o “Senhor Edson” está perseguindo Lula e protegendo Bolsonaro é que é canalha!

E ninguém persegue ninguém se o que ele denuncia é verdade! Perseguidor é quem mente, manipula e desqualifica.

Mas pela virulência da perseguição e do exercício à moda petista de desqualificação covarde que alexandre Netes faz só mostra que as denúncias que ele faz contra Lula e a certas posturas antidemocráticas e a outras tecnicamente erradas do PT surtem muito efeito.

Assinado: Edson Luiz.
Voltando a comunicar ao jagunço-gramático que ele não usa corretor e não corrige; se o policial-vramático quiser perder tempo, que o faça.

Jhonatan

06/05/2023 - 12h55

Até o Google essa gente tentou calar.

Alexandre Neres

06/05/2023 - 12h00

Perguntaram ao dr. Google quem era o maior cretino do Portal O Cafezinho. A big tech respondeu que sem sombra de dúvidas é o Senhor Edson Luiz Pianca. Não à toa é considerado persona non grata e odiado por 10 entre 10 frequentadores, exceto por bots/trolls/minions.

O motivo é o seguinte: passou pano para as vivandeiras acampadas em volta dos quartéis, incubadora de golpistas e para a intentona terrorista de 8J que vandalizou os poderes da República; se aparecer uma matéria tratando das joias das Arábias, da falsificação de cartões de vacinação ou de ataque sistemático ao estado democrático de direito, esse senhor obsessivo-compulsivo vai escrever um texto enfadonho e prolixo, cheio de erros por causa do seu português ruim, vai fazer uma série de erratas, desprovido de conteúdo e com argumentos mal alinhavados, cujo assunto será basicamente repetir as baboseiras de sempre sobre o Presidente Lula.

Ornitorinco

06/05/2023 - 09h49

Que uma porqueira como Lula ainda em 2023 esteja em circulaçào significa que na cabeça dos brasilerios nao tem nada, zero.

EdsonLuíz.

06/05/2023 - 09h26

Se procurar por padaria,…
…………………vai aparecer pão.
Se procurar por livraria,…
………………..vai aparecer livro.
Se procurar por nazismo, …
vai aparecer Hitler.
▪Se procurar por Putin …
……………vai aparecer sangue.

■Queria que aparecesse o que se procurasse por Lula?
▪Recessão econômica gigante entre 2014e2016?
▪Juros de 25,5 em 2003 para inflação de 15,85%? E os juros ainda subiram para 26,5%?=> A diferença entre juroos e inflação era maior que a de hoje, e mesmo assim Lula grita com Roberto Campos para diminuir os juros!
▪Petrolão?
▪Mensalão?

Em uma busca por Lula pode aparecer qualquer coisa destas e outras. Se os algorítimos fossem falsificados pelo stalinismo, só aí estas coisas poderiam ficar escondidas.

Zulu

06/05/2023 - 07h25

O Pai, Filho e Espírito Santo do mensalão e do petrólão é o xerox da tragédia brasileira dos últimos 30 anos.

carlos

06/05/2023 - 06h42

O google é a empresa mais vagabunda do mundo, que troca as palavras, que as pessoas escrevem, tentando adivinhar ,troca o nome das pessoas, e ninguém, faz nada deveria ter um órgão fiscalizador prá ver isso.

josue

06/05/2023 - 03h05

O presidente do Banco Central do Brasil está no cargo para favorecer os banqueiros. Ele foi colocado lá pelo Congressistas anteriores e parte da imprensa capitalista selvagem, foi o maior golpe contra o povo brasileiro principalmente os mais necessitados! Os juros nas alturas pros banqueiros se enriquecerem cada dia mais!


Leia mais

Recentes

Recentes