Menu

Lula defende a libertação de Assange

Neste sábado, 6, durante coletiva de imprensa em Londres o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a liberdade do jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks. Ele foi preso por ter divulgado documentos do Departamento de Estado dos EUA, que revelaram conversas entre diplomatas estadunidenses e líderes de outros países. Ele também trouxe a tona […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Reprodução: Ricardo Stuckert/PR

Neste sábado, 6, durante coletiva de imprensa em Londres o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a liberdade do jornalista Julian Assange, fundador do WikiLeaks.

Ele foi preso por ter divulgado documentos do Departamento de Estado dos EUA, que revelaram conversas entre diplomatas estadunidenses e líderes de outros países. Ele também trouxe a tona ações secretas dos EUA no exterior como a invasão do Iraque.

Vale lembrar que Assange está encarcerado justamente em Londres, exatamente a 10 km onde o presidente brasileiro concedeu entrevista coletiva na manhã de hoje. O jornalista aguarda um caso de extradição para os EUA.

“Eu acho uma vergonha. É uma vergonha que o Assange, um jornalista que denunciou falcatruas de um Estado contra os outros, esteja preso, condenado a morrer na cadeia, e a gente não faça nada para libertá-lo”, disse Lula.

“É um negócio maluco, a gente que briga e fala em liberdade de expressão, e o cara está preso porque denunciou as falcatruas. E a imprensa não se mexe na defesa desse jornalista, eu sinceramente não consigo entender”, emendou.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

08/05/2023 - 11h37

As erratas do Pianca são hilárias. Mesmo assim, ainda escreve “Russein”. Isso é que ter compromisso com o erro.

Comete erros crassos, mostra desconhecimento acerca de questões factuais básicas, apanha até não poder mais e fica com cara de tacho.

É admirável a perseverança do Pianca em continuar se justificando depois de tanta lapada.

Francisco

08/05/2023 - 11h26

O cuecão borrado tenta e não se emenda, não evolui, não se limpa, não deixa o frescor do vento entrar para açoitar o mofo, com medo do olhar vizinho, persiste a chafurdar na mesmice malcheirosa, que cansa, ao desfazer da razão, da lógica e, sobretudo, dos fatos , sempre, monocórdicamente, sem ao menos desconfiar que explicitar as besteiras, bobagens e leviandades que espalha industrialmente, não determina liminarmente, o que lhe contraria, ser incondicional adepto de carteirinha do objeto alvo de sua gratuita obsessão, demente e deletéria:

“Penso que os defensores de ditaduras sanguinárias deveriam, em vez de repetidamente me agredirem, é explicar o porquê de defenderem estas monstruosidades.”

Cuecão, entre A COR PRETA, obtida através da ausência de luz, que absorve todos os comprimentos de onda do espectro solar, a mais escura de todo o espectro das cores, relacionada ao respeito, à solidão e ao isolamento, mas também símbolo de sofisticação e elegância, e que na CULTURA OCIDENTAL representa o LUTO, e A COR BRANCA, obtida através da junção de todas as cores, refletindo todas as cores do espectro, a mais clara de todo o espectro, relacionada a paz, a purificação e a inocência, mas também que transmite calma e equilíbrio, e que na CULTURA ORIENTAL representa o LUTO, temos, além de todas as demais cores, O CINZA.

Pense nisso!

EdsonLuíz.

08/05/2023 - 01h31

No meu ripost abaixo tem mesmo uma incorreção, quando “PRÓPRIO PAÍS” não foi apagado e ficou duas vezes:: ficou para Assange e ficou para Saddam Russein.
▪Ao abrir em dois um trecho que havia escrito e passar uma parte para baixo para continuar em outro parágrafo, ao voltar para apagar a parte que iria tirar e fazer os acertos, acabei deixando escrito “PRÓPRIO PAÍS” duas vezes porque cortei o trecho no lugar errado e reacertei para os dois.

Mas, PRÓPRIO PAÍS”, no meu ripost abaixo, foi escrito para Saddam Russein e não para Assange.

Peço desculpas!

Penso que os defensores de ditaduras sanguinárias deveriam, em vez de repetidamente me agredirem, é explicar o porquê de defenderem estas monstruosidades. Tenho vários elogios e várias críticas aos Estados Unidos, porém, com todos os erros ocorridos na intervenção no Iraque, eu acho que o povo do Iraque tem mais chance sem o Saddam Russeim. Se o povo do Iraque hoje ainda estivesse sob o regime político de Saddan Russeim, estaria cumprindo um destino pior do que os russos sob Purin ou os venezuelanos sob Nicolás Maduro.

E nenhum jornalista iraquiano que exercesse seu papel de escrutinar o poder no Iraque estaria vivo.

Patriotário

07/05/2023 - 23h03

O veio da cueca cheia de bosta, o espalha fezes, piancamole, escreve pro parceiro de damas na praça.

Francisco

07/05/2023 - 16h56

O cuecão borrado permanece a desandar com seu intestino pensar mole e malcheiroso, a infestar e borrar os fatos com essa sua característica atividade obreira.

O cuecão atenta que, “Assange fez foi bem diferente de exercer liberdade de expressão… fez foi crime de segurança nacional, tornando públicas informações sensíveis do seu próprio país. (…) vazou documentos secretos da ação dos Estados Unidos para frear o monstro humano chamado Saddan Russein…”.

Acontece que Julian Assange, nascido em Townsville, estado do Queensland, é tão americano quanto Peter Weir, nascido em Sidney, estado do New South Wales, ou seja, trata-se de ativista australiano, programador de computador, jornalista e fundador do WikiLeaks.

Encontra-se preso na Inglaterra, desde 2019, após ficar refugiado na embaixada equatoriana, em Londres, de 2012 a 2019, após a Suécia emitir um mandado de prisão internacional contra Assange, sob suspeita de agressão e estupro contra uma mulher no país, sendo essa acusação posteriormente arquivada pela justiça sueca, e a Inglaterra tentar detê-lo visando extradição para os Estados Unidos, de forma que pudessem puni-lo exemplarmente, por publicar no site Wikileaks uma série de documentos sigilosos do governo dos Estados Unidos, vazados por Bradley Manning, membro das forças armadas dos Estados Unidos.

Entre os vazamentos, informações sobre o ataque aéreo a Bagdá em 2007, as guerras do Afeganistão e Iraque e o CableGate.

Além das informações sobre a realidade das guerras travadas pelos americanos, com o CableGate, um conjunto de mais de 250 mil telegramas do Departamento de Estado dos EUA, foram publicados pelo WikiLeaks, que passou a ser, então, uma das principais referências para reportagens de jornais em todo o mundo.

“Essas revelações abriram ao público uma janela para o funcionamento interno de governos em uma escala sem precedentes, e neste processo acabou transformando o jornalismo na era digital.
Pelo feito, Assange foi premiado com a versão australiana do prêmio Pulitzer e com o ‘Martha Gellhorn’ de jornalismo no Reino Unido, ao mesmo tempo em que o Departamento de Justiça investigava possível conduta criminosa do WikiLeaks por fazer o que qualquer outra empresa de mídia tem feito nos EUA durante séculos – publicar informação verdadeira a serviço do interesse público.”

Enfim, nada de novo, o cuecão, cada dia mais borrado, melando fatos e sendo exposto lambuzado na própria obra.

EdsonLuíz.

07/05/2023 - 13h56

Narrativas de ditaduras multiplicadas por gado de ditaduras tem a credibilidade de uma nota de dinheiro com a esfígie de Saddan Russeim, aquele monstro iraquiano asqueroso.

Erros na intervenção dos Estados Unidos no Iraque é outra discussão. Porcos como você estariam apoiando o monstro Saddam Russein até hoje, desde que ordenados por Putin, por Maduro, por Lula, por Xi Jiping e congêneres.

E, sem noção do que faz e apenas seguindo a boiada tocada por péssimos vaqueiros, você vai repetindo mentiras e propagandas de Putin, ds Lula, de Maduro e de todo ditador vagabundo e achando que essa ignorância e seguidismo é “consciência crítica”.

Não sou de desrespeitar não,
Jagunço-Neres, mas….KKKKKKKKKK!!!

Alexandre Neves

07/05/2023 - 12h37

Como de costume, o senhor Edson Luiz Pianca tergiversou. Então, terei que lembrá-lo do que finge se esquecer.

Os Estados Unidos funcionam como a polícia do mundo. É o país que mais guerreou no Século XXI. Sem o consentimento da ONU ou com base em mentiras deslavadas, os EUA invadiram países. Esse senhor se cala sobre isso, quiçá por que não consegue raciocinar criticamente, mas ataca a Rússia o tempo todo. Um peso e duas medidas?

Qualquer um tem o direito de não gostar de Saddam Hussein. O que não pode é invadir um país e deixá-lo em condições muito piores do que quando chegou, além de se apropriar de butins. Deixaram um país conflagrado e em grande parte dominado pelo Estado Islâmico. O mesmo raciocínio se aplica a Muammar Kadafi na Líbia. Bem ou mal, o país se equilibrava com ele, ficando muito pior sob o domínio do Estado Islâmico em imensa área territorial. No Afeganistão, depois de anos e anos de invasão, apropriando-se das riquezas do país, bateram em retirada, deixando-o tal como estava antes, isto é, sob a batuta do Talibã.

Não precisaríamos ir longe. Na América Latina, deveríamos ser os primeiros a saber quem é o nosso algoz. Seja sob a Doutrina Monroe, ou sob a política do Grande Porrete de Teddy Roosevelt que serjumorto adorava citar (um inveterado racista cujas estátuas estão sendo retiradas!), os norte-americanos comandaram uma série de golpes e impuseram ditaduras em todo o continente, sendo despiciendo tratar do nosso caso específico.

Os Estados Unidos são um país beligerante, que adoram armas de fogo e agora tentamos imitar, exterminou os povos originários para o júbilo de salnorabo, segregou, linchou e capou negros ao longo da sua História. Porta-se como o senhor da guerra mundo afora e lucra com isso, além de promover bloqueios econômicos recorrentemente contra quem ousa discordar de suas imposições, deixando a população desses países à míngua, os maiores prejudicados.

O sr. Edson Luiz Pianca circunscreveu-se a ligar Assange com Hussein, deve ter lido isso na Wikipedia, olvidando-se de enumerar, talvez por esquecimento, que o xerife do mundo espionava o Brasil, seus aliados com a Alemanha, a França, o Reino Unido, seus inimigos e assim por diante, ou seja, o mundo inteiro. De olho nas riquezas do globo para surrupiá-las. Não por acaso esse modelo de liderança ruiu e a hegemonia dos EUA está nos seus estertores, daí seu desespero e das suas caixas de ressonância ao acusarem o golpe de que uma nova potência está sendo gestada no horizonte, a qual não tem por hábito de se utilizar dos mesmos meios truculentos estadunidenses ao lidar com os demais países.

Natalia

07/05/2023 - 09h25

O Tacla Duran do “jornalismo”.

Paulo

06/05/2023 - 22h13

São duas coisas distintas: a falta de liberdade de expressão e o cometimento de crimes, que agora se deseja reprimir, por exemplo, com o PL das “fake news”, por um suposto “excesso de liberdade de expressão”, digamos, que vier a ser praticado. Eu preferiria ver Assange livre, e não me desagrada de todo a defesa dele que Lula faz. Ao contrário. Mas me incomoda ver Lula e o PT protegerem um terrorista acusado de crime e devolverem dois pugilistas cubanos que pediram asilo. Lula e o PT não são coerentes. Os EUA também não são. Mas são menos incoerentes…

EdsonLuíz.

06/05/2023 - 18h04

Vou corrigir a construção desta vez; mais por deboche com o meu perseguidor-gramático, porque a comunicação, que é o que importa, não vai mudar nada.

Escrevi assim::
” Lula apoia ditaduras como as da Venezuela, de Cuba , da Rússia e da China.
……………………………………………………..
As ditaduras que Lula tchutchuca têm em seus cárceres MILHARES de presos de consciência.
▪Os crimes dos nacionais destes países autoritários que Lula apoia foi denunciar os abusos de cada ditadura contra seus cidadãos e denunciar a falta de liberdade de expressão. ”

Fica:: destaquei aqui a mudança.
” Lula apoia ditaduras como as da Venezuela, de Cuba , da Rússia e da China.
……………………………………………………..
As ditaduras que Lula tchutchuca têm em seus cárceres MILHARES de presos de consciência.
…………………………………………………
▪Os crimes dos nacionais destes países autoritários que Lula apoia FORAM OS DE denunciar os abusos de cada ditadura contra seus respectivos cidadãos e denunciar a falta de liberdade de expressão. “

EdsonLuíz.

06/05/2023 - 17h47

Lula lidera a repressão à liberdade de expressão no mundo!

Lula apoia ditaduras como as da Venezuela, de Cuba , da Rússia e da China.

As ditaduras que Lula tchutchuca têm em seus cárceres MILHARES de presos de consciência.
▪Os crimes dos nacionais destes países autoritários que Lula apoia foi denunciar os abusos de cada ditadura contra seus cidadãos e denunciar a falta de liberdade de expressão. O que Assange fez foi bem diferente de exercer liberdade de expressão:: o que Assange fez foi crime de segurança nacional, tornando públicas informações sensíveis do seu próprio país.

Para se ter ideia, Assange vazou documentos secretos da ação dos Estados Unidos para frear o mostro humano chamado Saddan Russein, que apavorava a maioria dos nacionais de seu próprio país, o Iraque,… e matava qualquer jornalista que o denunciasse!

Assange nos Estados Unidos não estará submetido a um judiciário manietado por uma ditadura, como estas que prendem, calam e reprimem milhares de jornalistas. E que matam os jornalistas opositores.

A tônica do jornalismo profissional nos Estados Unidos, como deve ser em toda democracia, é de liberdade plena. E os jornalistas norte-americanos denunciam seu país e seu govefno com força sem sofrerem nenhuma censura ou repressão. Mas quando incorrem em abuso, qualquer jornalista nos Estados Unidos responde ao seu erro perante um judiciário implacável, muitas vezes excessivo, mas nunca cumpliciado com poderosos, afora raras exceções e que lá são punidas quando identificadas, como muitas vezes não é o caso em nosso judiciário.

Lula afronta e xinga até o vento quando é para ofender democracias; já os países repressores de jornalistas, estes Lula protege e apoia!

Ugo

06/05/2023 - 15h37

Esse resto de gente aí usa a pobreza e a ingenuidade dos brasileiros para fins particulares, é o que sempre foi acostumado a fazer, usar os outros para não trabalhar e se enriquecer.

Alexandre Neres

06/05/2023 - 14h59

É isso que esperamos de um líder!

Enquanto a dita imprensa profissional quer que Lula se comporte como um cãozinho amestrado e dócil, seguindo a ideologia neoliberal deles, Lula segue se posicionando de forma altiva e arrojada, para o desespero desses vira-latas.

Viva a liberdade de expressão e de imprensa! Liberdade para Assange!

Se manifeste, senhor Edson Luiz Pianca, ou então confirme o que a torcida do Flamengo e do Corinthians já sabem, isto é, que o senhor não passa de um capacho dos ianques!


Leia mais

Recentes

Recentes