Menu

Desigualdade alcança seu menor índice desde 2012, segundo o IBGE

Nesta quinta-feira (11), o IBGE divulgou dados da pesquisa “Pnad Contínua: rendimento de todas as fontes 2022”. Segundo o estudo, a desigualdade, apesar de ainda ser alta, é a menor desde 2012. A recuperação do mercado de trabalho pós-pandemia e o pagamento dos 600 reais pelo Bolsa Família foram os principais fatores para o aumento […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Camille Perissé/Agência IBGE Notícias

Nesta quinta-feira (11), o IBGE divulgou dados da pesquisa “Pnad Contínua: rendimento de todas as fontes 2022”. Segundo o estudo, a desigualdade, apesar de ainda ser alta, é a menor desde 2012.

A recuperação do mercado de trabalho pós-pandemia e o pagamento dos 600 reais pelo Bolsa Família foram os principais fatores para o aumento da renda dos brasileiros. Os dados da pesquisa revelaram que o índice de Gini per capita, indicador usado para medir a desigualdade, caiu de 0,544 para 0,518, entre 2021 e 2022. Ele é medido de zero a um. Quanto mais próximo de um, menos desigual, e vice-versa.

Em entrevista ao portal Metrópoles, a analista do IBGE, Alessandra Brito, confirmou a importância do então Auxílio Brasil, atual Bolsa Família, para o resultado do estudo.

“Essa redução da desigualdade é reflexo de um mercado de trabalho menos desigual. Além disso, houve o pagamento do Auxílio Brasil com valor de R$ 600. Tudo isso contribuiu”

A analista também ressaltou que o Brasil ainda é um país muito desigual em comparação com o mundo.

“Apesar da diminuição, a desigualdade no Brasil ainda é alta em comparação com outros países”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dudu

11/05/2023 - 13h54

Não tem desigualdade nenhuma no Brasil tanto é que 95% dos brasileiros são igualmente pobres ou miseráveis.

5% de ricos e bilionários tem em todos os países.


Leia mais

Recentes

Recentes